Como usar o fluconazol comprimido e pomada para tratar doenças fúngicas

Como usar o fluconazol comprimido e pomada para tratar doenças fúngicas

O fluconazol é usado para prevenir e tratar uma variedade de fungos e infecções fúngicas. Pertence a uma classe de medicamentos chamados antifúngicos azóis. Ele funciona interrompendo o crescimento de certos tipos de fungos, como a Cândida albicans, causadora da candidíase.

Este medicamento pode ser administrado via oral em cápsulas, por via intravenosa, utilizada em casos mais graves, ou ainda há a opção de fluconazol pomada. Você pode conhecer esse medicamento por outros nomes comerciais, tais como: Candizol, Flucazol, Flucomed, Fluconal, Fluconeo, Flunazol, Flutec, Pronazol, Triazol, Zoltec ou Zoltren, por exemplo.

Fluconazol bula

Composição de Fluconazol

Cada cápsula de 150 mg (Medley) contém:

  • Fluconazol: 150 mg
  • Excipientes q.s.p.: 1 cápsula (lactose, laurilsulfato de sódio, estearato de magnésio e croscarmelose sódica).

Para que serve

Fluconazol oral é utilizado para tratar o seguinte:

Candidíase, infecção fúngica da orofaringe, infecção por fungo da vagina e vulva, infecção do Trato urinário devido ao fungo Cândida albicans, infecção da coca, pele, unhas ou vagina causados pela Cândida, tratamento para prevenção de disseminação Candidíase, presença de Cândida e outros fungos no Sangue, infecção fúngica do esôfago, meningite fungal causada por Cryptococcus.

Fluconazol oral pode também ser utilizado para tratar:

Infecção cutânea marcada por úlceras, como a Leishmaniose cutânea, micose do couro cabeludo, doença das unhas causada por Trichophyton Fungus, Micose da mão, micose da área da virilha, pé de atleta, micose do corpo, infecção fúngica da pele com manchas amarelas, tratamento para prevenção de infecção vulvovaginal de levedura, doença de unhas causada por espécies de fungos Cândida, infecção dispersa causada pelo fungo Coccidioides, infecção pulmonar causada pelo fungo Coccidioides, histoplasmose, infecção causada pelo fungo Blastomyces Dermatitidis, infecção em paciente neutropênico presumível com febre.

Fluconazol preço

O preço desse medicamento varia dependendo da quantidade comprada, marca e estabelecimento de venda. Em geral, costuma custar entre 6 a 50 reais, mas algumas versões podem ser mais caras.

Fluconazol posologia

A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento indicada por um médico. Para dermatomicoses (infecções causadas por fungos ou micoses, na pele ou outras áreas do corpo, do pé, região da virilha) e infecções por Cândida, Fluconazol deve ser administrado em dose oral única semanal de 150 mg. A duração do tratamento geralmente é de 2 a 4 semanas, mas em casos especiais e mais graves pode pedir um tratamento mais longo de até 6 semanas.

No caso de Tinha ungueal (micose da unha ou onicomicoses) a dose permanece a mesma de 150 mg semanal e única até que a unha infectada seja totalmente substituída por uma nova, o pode demorar de 3 a 6 meses nas mãos e de 6 a 12 meses nos pés, variando de pessoa para pessoa, alimentação e idade.

Para Candidíase vaginal (infecção vaginal) e balanite por Candida (infecção fúngica da glande do pênis), tomar 1 dose única oral de fluconazol 150 mg. Em caso de Candidíase vaginal recorrente utilize dose única mensal de fluconazol 150 mg, de 4 a 12 meses.

Para as crianças, a dosagem também é baseada no peso. Geralmente em crianças, a dose não deve exceder 600 miligramas por dia, a menos que dirigido pelo médico.

O flucozanol pomada deve ser aplicado nas regiões afetadas todos os dias durante um período de 7 a 10 dias de tratamento. Em alguns casos, o tratamento pode ser estendido, o que dependerá da gravidade da condição do paciente.

Este medicamento funciona melhor quando a quantidade de medicamento em seu corpo é mantida em um nível constante. Portanto, tome-o na mesma hora a cada dia conforme indicado.

Continue a tomar este medicamento até que a quantidade total prescrita esteja concluída, mesmo que os sintomas desapareçam após alguns dias. Parar o medicamento muito cedo pode permitir que o fungo continue a crescer, o que pode resultar em um retorno da infecção. Informe o seu médico se a sua condição persistir ou se piora.

Efeitos colaterais

Podem ocorrer náuseas, vômitos, diarreia, dor/dor de estômago, cefaleia (dor de cabeça), tontura ou perda de cabelo. Se algum destes efeitos persistir ou piorar, informe o seu médico ou farmacêutico prontamente.

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos secundários graves.

Obtenha ajuda médica imediatamente se ocorrer algum destes efeitos secundários raros mas graves: batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tonturas graves, desmaios.

Esta droga pode raramente causar doença hepática grave. Obtenha ajuda médica imediatamente se você desenvolver quaisquer sinais de problemas no fígado, incluindo: dor abdominal severa, náuseas ou vômitos persistente, amarelecimento dos olhos ou pele, urina escura, cansaço invulgar.

Uma reação alérgica muito grave a esta droga é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente se detectar quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupções cutâneas, comichão ou inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tontura grave, dificuldade para respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos secundários. Se notar outros efeitos não mencionados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções

Antes de tomar fluconazol, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a este ou a outros fármacos antifúngicos azois (tais como cetoconazol, itraconazol), ou se você tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico a sua história clínica, especialmente de: doença hepática e doença renal.

Fluconazol pode causar uma condição que afeta o ritmo do coração (prolongamento do intervalo QT). O prolongamento do QT raramente pode causar batimentos cardíacos graves e raros (raramente fatais) e outros sintomas (como tontura severa, desmaios) que necessitam de atenção médica imediatamente.

O risco de prolongamento do intervalo QT pode aumentar se você tem certas condições médicas ou está tomando outros medicamentos que podem causar o prolongamento do intervalo QT. Antes de utilizar o fluconazol, informe o seu médico ou farmacêutico de todos os medicamentos que toma e se tem alguma das seguintes condições: certos coração problemas (insuficiência cardíaca, batimento cardíaco lento, prolongamento do intervalo QT no ECG), história familiar de certos problemas cardíacos (QT Prolongamento do EKG ou morte súbita cardíaca).

Níveis baixos de potássio ou magnésio no sangue também podem aumentar o risco de prolongamento do intervalo QT. Este risco pode aumentar se você usar certos medicamentos como diuréticos ou se você tiver condições como sudorese grave, diarreia ou vômitos. Fale com o seu médico sobre o uso seguro do fluconazol.

Embora seja incomum, este medicamento pode causar tonturas. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija vigilância até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança. Limite o consumo de bebidas alcoólicas.

Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que utiliza (incluindo medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).

Os adultos mais velhos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desta droga, especialmente erupções cutâneas, vômitos, diarreia e prolongamento do intervalo QT.

Durante a gravidez, este medicamento deve ser utilizado apenas quando claramente necessário. Pode danificar um feto se tomado em doses elevadas diariamente durante os primeiros 3 meses da gravidez. Para o tratamento de infecções vaginais, as medicamentações aplicadas dentro ou ao redor da vagina devem ser consideradas antes deste medicamento. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico.

Fluconazol passa para o leite materno, mas é improvável que prejudique um lactente. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Cuidados e recomendações

Leia a bula de Informações ao paciente e siga as orientações médicas antes de começar a tomar fluconazol. Se tiver dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Tome este medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia.

Se estiver a tomar a forma líquida de suspensão deste medicamento, agite bem o frasco antes de cada dose. Medir cuidadosamente a dose com um dispositivo especial de medição. Não use uma colher de uso doméstico porque você não pode obter a dose correta.

Mais informações

O fluconazol é um dos medicamentos mais usados para tratar diversas doenças fúngicas, mesmo assim, só use-o sobre prescrição médica. Se alguém tiver uma sobredosagem e sintomas graves, tais como desmaio ou dificuldade em respirar chame um médico com urgência.

  • fluconazol pomada
  • www. pomada flucazanol
Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • -2 não curtiram