Como tomar o Omeprazol e quais são seus efeitos colaterais

Como tomar o Omeprazol e quais são seus efeitos colaterais

O Omeprazol pertence ao grupo de drogas chamadas inibidores da bomba de prótons. Ele diminui a quantidade de ácido produzido no estômago.
Esta droga vem na forma de uma cápsula ou suspensão líquida que você toma por via oral. Esse medicamento também está disponível como um medicamento genérico.

O Omeprazol é utilizado para tratar os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e outras condições causadas pelo excesso de ácido do estômago, tais como esofagite erosiva (inflamação no esôfago) e condições hipersecretoras (em que o estômago produz muito ácido). Omeprazol também pode ser administrado juntamente com antibióticos para tratar a úlcera gástrica causada pela infecção com Helicobacter pylori (H. pylori).

Bula omeprazol

Apresentação de Omeprazol

Uso Oral, Uso Adulto e Pediátrico Acima de 1 ano. (Laboratório: Medley)
Cápsulas de liberação retardada de 10 mg, 20 mg e 40 mg.

Composição de Omeprazol

Cada cápsula de liberação retardada contém:

  • – Omeprazol: 10 mg, 20 mg ou 40 mg
  • – excipientes q.s.p.: 1 cápsula (amido, carbonato de magnésio, polimetacrilicocopoliacrilato de etila, dióxido de silício, dióxido de titânio, fosfato de sódio dibásico, hidróxido de sódio, hiprolose, hipromelose, polissorbato 80, macrogol, sacarose, talco)

Como funciona

O Omeprazol pertence a uma classe de medicamentos chamados inibidores da bomba de prótons (IBPs). Uma classe de medicamentos é um grupo de medicamentos que funcionam de forma semelhante. Estes medicamentos são frequentemente utilizados para tratar condições semelhantes.

Omeprazol funciona diminuindo a quantidade de ácido produzido pelo estômago. Faz isso bloqueando a bomba de prótons nas células do estômago. A bomba de prótons funciona no passo final da produção de ácido. Quando a bomba de prótons é bloqueada, o estômago produz menos ácido. Isto deve diminuir seus sintomas.

Omeprazol efeitos colaterais

Os efeitos secundários comuns do Omeprazol podem incluir:

  • Dor de estômago
  • – Gases
  • – Náuseas, vômitos e diarreia
  • – Dor de cabeça

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Omeprazol, tais como:

  • – Urticária
  • – Dificuldade ao respirar
  • – Inchaço do seu rosto, lábios, língua ou garganta

Chame imediatamente o seu médico se tiver alguns sintomas mais graves:

  • – Dor de estômago severa, diarreia que é aguada ou sangrenta
  • – Convulsões
  • – Problemas nos rins (urinar mais ou menos do que o habitual, sangue na urina, inchaço, ganho de peso rápido)
  • – Sintomas de baixo nível de magnésio, como tontura, confusão, frequência cardíaca rápida ou irregular, tremores (movimentos bruscos) ou movimentos bruscos dos músculos, nervosismo, cãibras musculares, espasmos musculares em suas mãos e pés, tosse ou sensação de sufocamento

Omeprazol posologia

A sua dosagem, a forma da droga e a frequência com que tomar a droga dependerão de sua idade, condição a ser tratada, quão grave é a sua condição, outras condições médicas que você tem e como você reage à primeira dose.

O Omeprazol é geralmente tomado antes de comer (pelo menos 1 hora antes de uma refeição). Siga todas as instruções no rótulo da receita. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou durante mais tempo do que o recomendado.

Use este medicamento durante todo o tempo prescrito. Seus sintomas podem melhorar antes que sua condição seja completamente eliminada.

Se você usa Omeprazol por mais de 3 anos, você pode desenvolver uma deficiência de vitamina B-12. Converse com seu médico sobre como lidar com essa condição se você desenvolvê-la.

Chame o seu médico se os seus sintomas não melhorarem, ou se ficarem piores durante o uso de omeprazol.

Algumas condições são tratadas com uma combinação de Omeprazol e antibióticos. Use todos os medicamentos como indicado pelo seu médico. Leia o guia de medicação ou as instruções do paciente fornecidas com cada medicação. Não altere as suas doses ou o esquema de medicação sem o aconselhamento do seu médico.

Este medicamento pode causar resultados incomuns com certos exames médicos e pode ser necessário interromper o uso do medicamento por um curto período de tempo antes do exame. Diga a qualquer médico que o trata que está a tomar omeprazol.

Informação importante

O Omeprazole não é para alívio imediato dos sintomas de azia. A azia é muitas vezes confundida com os primeiros sintomas de um ataque cardíaco. Procure atendimento médico de emergência se você tiver dor no peito, dor se espalhando para o braço ou ombro, náuseas e sudorese.

Você não deve tomar este medicamento se você é alérgico ao Omeprazol ou a qualquer outro medicamento benzimidazol, como albendazol ou mebendazol.

Pergunte a um médico ou farmacêutico se é seguro para você tomar Omeprazol se você tem doença hepática ou doença cardíaca, níveis baixos de magnésio em seu sangue, osteoporose ou baixa densidade mineral óssea (osteopenia).

Não utilize Omeprazol sem o aconselhamento de um médico se tiver:

  • – Problemas ou dor ao engolir
  • – Sangue ou fezes pretas, vômito que se parece com sangue ou borra de café
  • – Azia que durou mais de 3 meses
  • – Dor torácica frequente
  • – Perda de peso inexplicada
  • – Náuseas, vômitos ou dor de estômago

Tomar um inibidor da bomba de prótons, como o Omeprazol, pode aumentar o risco de fratura óssea no quadril, no pulso ou na coluna vertebral. Este efeito ocorreu principalmente em pessoas que tomaram a medicação a longo prazo ou em doses elevadas, e naquelas que têm 50 anos ou mais. Não está claro se o omeprazol é a causa real de um risco aumentado de fratura.

Não se sabe se este medicamento pode prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar.

O Omeprazol pode passar para o leite materno e pode prejudicar a saúde do bebê. Não utilize este medicamento sem o aconselhamento de um médico se estiver a amamentar. Não administre Omeprazol a uma criança com menos de 1 ano sem o aconselhamento de um médico.

Mais informações

É importante destacar que o Omeprazol é usado no tratamento de condições causadas pela produção excessiva de ácido no estômago, mas não alivia a azia imediatamente, portanto, os resultados podem demorar para aparecerem, mas você deve continuar tomando a medicação conforme indicado.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • -2 não curtiram