Última data de Atualização do site: 25/11/2014

Como tomar o chá de boldo?




como tomar o chá de boldo

Como tomar o chá de boldo?

O boldo é muito conhecido na America do sul, e suas folhas secas são utilizadas para preparar chás com uma enorme frequência, pois possui propriedades diuréticas e anti-sépticas. Mas a maioria das pessoas não sabem a maneira correta de tomar o chá de boldo, e esse chá não deve ser consumido com muita frequência.

Como consumir o chá de boldo

Antes de tudo, nós devemos saber que esta erva não pode ser consumida por mulheres grávidas, já que esse chá pode causar aborto, e pessoas com problemas renais, doenças hepáticas ou que tomam anticoagulantes também não devem consumí-lo. Para preparar um bom chá você deve ferver uma xícara de água e adicione uma colher de sopa de folhas de boldo secas e picadas, tape a zícara e deixe repousar por 10 ou 15 minutos.

Pessoas com problemas na vesícula biliar ou no fígado devem tomar o chá de boldo antes das refeições e antes de se deitar. Para controlar a diarréia, tome a metade de um copo várias vezes por dia e em curtos intervalos de tempo até que o problema seja eliminado, por outro lado, se você tem prisão de ventre, tome dois copos entre as refeições, tome de duas a três vezes por dia, isso ja será suficiente para combater o problema.

No caso de ácido úrico elevado, tome duas xícaras de chá de boldo por dia e se você tem problemas de cálculos renais ou na vesícula, tome três xícaras por dia, durante 3 semanas. Se você tem problemas para digerir os alimentos, tome uma xícara de chá sempre após fazer uma refeição grande.

O boldo não deve ser consumido por muito tempo, pois a longo prazo ele causa efeitos colaterais como insuficiência renal, convulsões, lesões intestinais e até mesmo a morte.

Propriedades do boldo

O boldo tem muitos componentes com propriedades antioxidantes que previnem várias doenças, reduzindo a ação de radicais livres no nosso corpo.

Além disso, o boldo tem propriedades laxantes, diuréticas, antibióticas, anti-inflamatórias. Estimula a produção de bílis, que ajuda a tratar problemas do fígado e da vesícula biliar, icterícia, hepatite e cálculos biliares, entre outros problemas. Ele também é usado para melhorar a digestão, aliviar a constipação e a melhorar a saúde intestinal como um todo.

O boldo tem sido usado para tratar a insônia, vertigem, reumatismo, cistite, dores de ouvido e prevenção de coágulos de sangue por diluição do sangue.
Por suas propriedades antibacterianas, ele também é usado para combater a gripe, os resfriados, para eliminar vermes e doenças como sífilis e gonorréia.

Agora que você conhece os enormes benefícios do boldo, comece a utilizá-lo mas não com muita frequência, pois como já foi mencionado, se o boldo for consumido com uma grande frequência ele causa vários problemas, por isso o ideal é que você utilize-o durante uma semana e fique cerca de uma semana e meia sem utilizá-lo e assim por diante, isso ja evita os divérsos efeitos colaterais à longo prazo que o boldo causa.

Copyright © 2012-2013 Dicas sobre Saúde - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com Contador de Visitas