Como saber se você está sofrendo de pré-diabetes

Rudney Diabetes, Doenças 06-07-16 Diabetes, diabetes tipo 2, pré-diabetes comentários

A primeira coisa a saber sobre a pré-diabetes é que ela é assintomática, o que significa que se você é uma pessoa com esta condição, não sentirá qualquer desconforto particular associado com ela. A pré-diabetes é a fase inicial da diabetes mellitus tipo II, a qual em si é um muito grave e pode trazer riscos à saúde. Por isso, a melhor maneira de prevenir a ocorrência de pré-diabetes é verificar os fatores de risco que podem predispor-lhe a ela.

Fatores de risco para pré-diabetes

Aqui está uma lista de 5 sinais que podem ajudar a determinar se você pode estar sofrendo de pré-diabetes:

Histórico familiar da doença

Se houve pelo menos 3 gerações de pessoas que tiveram diabetes mellitus tipo II em sua família ou antepassados, sua predisposição é bastante elevada, com uma probabilidade de entre 80% e 100%, de acordo com a presença do gene e o número de membros que tenham sofrido.

Exames

Se, em pelo menos 2 ou 3 testes de glicose no sangue, os seus valores têm sido entre 100 e 125 miligramas por decilitro de jejum.

Estilo de vida

Se os seus dias de trabalho e estilo de vida diário não deixam muito tempo para cuidar da alimentação e você acaba consumindo apenas alimentos prontos e industrializados, ricos em açúcar, sódio, carboidratos, gorduras, além dos aditivos químicos, você deve fazer um exame médico e verificar os seus valores sanguíneos, especialmente aqueles que têm a ver com o metabolismo, como a glicose, colesterol, cortisol e triglicérides.

Vontade de consumir doces

Tomar bebidas açucaradas, ter muita sede e vontade de urinar com muita frequência é um sinal claro de que poderia estar no caminho de pré-diabetes ou diabetes.

Dificuldade de cicatrização

Quando você começa a perceber que as pequenas ou grandes feridas e machucados, demoram mais tempo para cicatrizarem.

Indicadores de pré-diabetes

A pré-diabetes é um conjunto de condições primárias ligadas à diabetes, elas começam a aparecer em qualquer idade, e são condicionadas por alguns fatores tanto hereditários como relacionados com a alimentação, qualidade de vida e consumo de açúcar ou glicose em quantidades superiores que o recomendado por nutricionistas.

Alguns estudos de universidades norte-americanas, indicam em suas estatísticas que mais de 54 milhões de americanos sofreriam pré-diabetes, e este número está crescendo a uma taxa exponencial.

Como determinar se você sofre de pré-diabetes

Não é preciso realizar vários exames para determinar se você está sofrendo de pré-diabetes, o açúcar no sangue em níveis elevados, apesar de não ser o suficiente para diagnosticar a diabetes, como tal, pode ser um indicador de que nos próximos anos você poderá sofrer da doença, e que deve mudar radicalmente seu estilo de vida.

Prevenção da pré-diabetes

Aqui está uma lista de quatro medidas preventivas para evitar a pré-diabetes:

Mudar seu estilo de vida

Deixar a vida sedentária e dedicar-se a fazer pelo menos meia hora por dia de exercícios físicos.

Manter uma alimentação saudável

Abandone o costume de comer fast food e outros alimentos ricos em carboidratos, gorduras e açúcares, por uma dieta saudável e abundante de legumes, vegetais e frutas, aumente o consumo de fibra dietética, evite comer alimentos fritos e prefira as opções cozidas ou grelhadas.

Evite o açúcar

Tente evitar ao máximo a ingestão de açúcar e tente substituí-lo por outros adoçantes naturais.

Emagrecer

Perder peso (pelo menos 5 a 10% do seu peso atual) pode impedir ou atrasar a diabetes. Você pode até mesmo reverter pré-diabetes.

Mais informações

Se você acha que pode estar com pré-diabetes, o melhor a fazer é procurar um médico para receber o diagnóstico e mudar seu estilo de vida para prevenir a diabetes, que é uma doença crônica que pode causar várias complicações e comprometer sua saúde.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: