Como Pantogar funciona para queda de cabelo e seus efeitos colaterais

Como Pantogar funciona para queda de cabelo e seus efeitos colaterais

Pantogar é um dos mais famosos complexos nutritivos para cabelos disponível no mercado hoje. O produto é um grande sucesso no Brasil e em vários países, e os benefícios são tentadores: promete combater a queda de cabelo difusa, estimula o crescimento de cabelo mais forte e até mesmo impede que os cabelos fiquem grisalhos.

Pantogar é um complexo de substâncias (vitaminas, aminoácidos, queratina e levedura) utilizados para o tratamento de perda de cabelo difusa e problemas estruturais do cabelo e das unhas.

O que Pantogar promete é restaurar o equilíbrio entre as fases de cabelo (fase de crescimento (anágena) e queda (telógeno)) por estimular o cabelo na fase anágena novamente. De acordo com o fabricante, o produto “reativa o funcionamento natural da raiz do cabelo. A divisão celular é estimulada e o cabelo retorna de volta para a fase de crescimento ativo”.

Outros benefícios do Pantogar são o fortalecimento e resistência das unhas, o que ajuda a resolver problemas e insuficiências da formação da estrutura, promovendo o seu crescimento saudável e protegendo contra danos externos (tais como traumas físicos e danos causados pela radiação solar ultravioleta).

Recomendação

O Pantogar é recomendado para:

– Perda de cabelo difusa de causa desconhecida (eflúvio telógeno).
– Cabelo fraco, frágil, com danos à suavidade e cor.
– Cabelos danificados por radiação solar.
– Prevenção do aparecimento de cabelo grisalho.
Unhas quebradiças, rachadas e um pouco flexíveis.

O Pantogar não indicado nos casos de:

– A alopecia androgenética (calvície): perda de cabelo de causas genéticas e hormonais. O que Pantogar pode fazer é fortalecer o cabelo existente, mas que também vai cair no futuro.

– Alopecia cicatricial: algumas doenças, queimaduras e outras lesões físicas podem causar danos permanentes para os folículos pilosos, que Pantogar é incapaz de reverter.

Pantogar bula

Apresentação de Pantogar

Embalagem com 30 ou 90 cápsulas. Uso oral. Laboratório: Biolab.

Cada cápsula contém:

– Pantotenato de cálcio: 60 mg.
– Cistina: 20 mg.
– Nitrato de tiamina: 60 mg.
– Levedura medicinal: 100 mg.
– Queratina: 20 mg.
– Ácido aminobenzóico: 20 mg.
– Excipientes: celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, povidona, dióxido de silício.

Pantotenato de cálcio

Segundo o fabricante, o pantotenato de cálcio “fortalece o metabolismo energético de reprodução celular, estimula a divisão celular e melhora a regeneração das células existentes.” Na verdade, pantotenato de cálcio é a forma comercializada da vitamina B5, que é essencial para diversas atividades em nosso corpo (transformação de nutrientes, produção de hormônios e células vermelhas do sangue, entre outros).

Estudos têm relacionado a deficiência de vitamina B5 a danos do cabelo e da pele de animais, mas ainda não há nenhuma pesquisa para confirmar o mesmo efeito em seres humanos, no entanto, muitos fabricantes adicionam vitamina em seus cosméticos.

A vitamina B5 é naturalmente abundante em uma dieta normal (está presente em produtos lácteos, ovos, peixe, carne, abacate, lentilha, brócolis, etc.) e casos de deficiência são raros.

Cistina

O fabricante explica que a cistina é o “componente principal de queratina do cabelo, promove o funcionamento natural da raiz do cabelo e tem efeito antioxidante, que age como um limpador de radicais livres.”

A cistina é um derivado de cisteína, um aminoácido não essencial (que é produzido pelo próprio organismo). Ambos participam na formação de ligações químicas que determinam se o seu cabelo é liso ou encaracolado, por exemplo.

Nitrato de tiamina

O papel da vitamina B1 (ou Nitrato de tiamina) no Pantogar, de acordo com o fabricante, é para “aumentar a atividade metabólica da raiz do cabelo.” No nosso corpo, ele também é útil na prevenção de distúrbios, tais como cataratas, doenças renais e metabólicas e no controle da dor associada ao período menstrual.

Outros benefícios potenciais incluem o fortalecimento do sistema imunológico, alívio dos sintomas de estresse e tratamento de alguns problemas digestivos. A vitamina B1 está presente em sementes e grãos integrais, ovos, legumes, nozes, carnes e legumes.

Levedura medicinal

A levedura medicinal é o levedo de cerveja, rico em aminoácidos fundamentais, dentre eles ressalta-se a cisteína e outras vitaminas.

Queratina

A queratina é também parte da camada mais externa da pele e de estruturas tais como penas, chifres e cascos de animais. Dá força e resistência a estas estruturas e ajuda a protege-las de agentes externos.

Ácido aminobenzoico

Também é conhecido vitamina B10 (embora não seja essencial para os seres humanos). De acordo com o fabricante, o ácido aminobenzoico “tem um efeito positivo sobre a pigmentação capilar, evitando o aparecimento prematuro de cabelos grisalhos.”

A substância é utilizada em alguns filtros solares (sendo capazes de proteger contra os raios UVB) e tratamento de certas doenças (tais como vitiligo). Também estimula a produção de ácido fólico (vitamina B9) na flora intestinal.

Excipientes

São tratados como substâncias sem efeito farmacêutico que servem como transportadores de droga.

Como tomar Pantogar

No rótulo Pantogar dose recomendada é:

– Para adultos: 3 cápsulas por dia (café da manhã, almoço e jantar, por exemplo), durante 3 a 6 meses de tratamento.
– Para crianças com mais de 12 anos, de 1 a 2 cápsulas por dia.

As cápsulas devem ser engolidas inteiras (sem quebrar ou mastigar) com algum líquido durante as refeições, o fabricante recomenda evitar líquidos quentes, o que pode interferir com a ação das substâncias ativas contidas no produto. Seu médico pode recomendar usar com uma frequência diferente do indicado.

Contra-indicações e precauções

O Pantogar pode reduzir o efeito de alguns antibióticos que contêm sulfonamidas (como: sulfabenzamide, sulfacetamide, sulfachlorpyridazine, sulfacrisoidina, sulfadiazina ou sulfametoxazol). Se for tratado com qualquer um destes medicamentos, fale com o seu médico antes de começar a tomar Pantogar.

Embora o fabricante não informe interações conhecidas entre Pantogar e outros medicamentos, é melhor informar o seu médico sobre qualquer produto que você está usando antes de iniciar o tratamento (incluindo medicamentos, contraceptivos, vitaminas ou outros suplementos).

O uso Pantogar é recomendado apenas na segunda metade da gravidez, e sempre sob supervisão médica. Consulte o seu médico, especialmente se você já está tomando outros suplementos dietéticos ou está amamentando.

Pantogar é não recomendado para menores de 12 anos de idade, porque não existem estudos para este grupo etário. Não há restrições para outras idades (adolescentes, adultos ou idosos). Novamente, o ideal é para pedir a opinião do seu médico.

Efeitos colaterais

No geral, o Pantogar é normalmente muito bem tolerado. Há relatos de reações, tais como transpiração excessiva, pulsação rápida, coceira e distúrbios gastrointestinais (náuseas, gases e dor abdominal), mas são casos raros. De qualquer forma, você deve informar o seu médico qualquer reação surgida após o início do tratamento.

Pantogar engorda

A fórmula do Pantogar não tem calorias em uma quantidade significativa para promover qualquer mudança de peso (cada cápsula tem 0,5 kcal – cerca de metade das calorias de uma folha de alface). Isto é, Pantogar não engorda!

No entanto, algumas pessoas dizem que ganharam peso durante o tratamento com Pantogar. A hipótese mais comum é que este efeito tem uma relação com a deficiência de vitamina B1, o que provoca uma diminuição de apetite. Como Pantogar contém vitamina B1, seria capaz de normalizar essa carência e fazer o apetite retornar ao normal, isso não significa que vai acontecer com você. Uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar não só para satisfazer o aumento do apetite, mas também a obter outros nutrientes para satisfazer suas necessidades do corpo (que pode acabar proporcionando mais saúde e vitalidade para o seu cabelo). Além disso, muitas pessoas que tinham notado um aumento do apetite no início do tratamento dizem que isso voltou ao normal depois de alguns dias.

Pantogar causa espinha

O aparecimento ou o aumento da acne não estão incluídos entre os possíveis efeitos colaterais do Pantogar, mas há relatos de pessoas que observaram o aparecimento de acne durante o tratamento. Este é um efeito colateral relativamente comum na utilização de suplementos que contêm alguns grupo da vitamina B. Como Pantogar tem vitaminas B1 e B5, é possível que isto seja a causa.

Este efeito não ocorre em todo mundo e quem tem uma história de acne é mais propenso a ter essa reação, mas nem todos são afetados. Algumas pessoas dizem que tiveram espinhas no início do tratamento, mas, em seguida, elas desapareceram. Mesmo se a acne é persistente, a pele deve voltar ao normal uma vez que o tratamento é concluído.

Pantogar aumenta o crescimento de pelos no corpo

Não há nenhuma maneira de fazer com que os componentes do Pantogar ajam especificamente sobre os cabelos e não sobre outros pelos do corpo, tanto que ele age também sobre as unhas. No entanto, o fabricante do Pantogar diz que “nenhum efeito notável sobre o crescimento de outros tipos de pelos é conhecido”. Isto é, em teoria, porque os pelos na face e do corpo tem uma fase de crescimento (anágena) bastante curta, diferente do cabelo.

Pantogar preço

O preço do Pantogar pode variar de 50 a 140 reais, as caixas de 30 e 90 cápsulas. Ele pode ser adquirido em farmácias físicas com receita médica ou farmácias online sem receita.

Pantogar manipulado

Você pode comprar o Pantogar manipulado e sua principal vantagem é que é geralmente mais barato. Os valores podem variar de acordo com a farmácia e composição.

Peça para que o suplemento seja produzido com a seguinte formulação:

– Pantotenato de cálcio (Vitamina B5) 60 mg.
– Nitrato de tiamina (vitamina B1) 60 mg.
– Cisteína (aminoácido) 20 mg.
– Queratina 20 mg.
– Levedura medicinal 100 mg.
– ácido aminobenzóico 20 mg.

A fórmula original tem excipientes como celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, povidona e dióxido de silício, mas variam de acordo com a composição farmacêutica.

Pantogar funciona

Depende do seu caso e suas expectativas sobre os resultados. É importante lembrar que a perda de cabelo pode ter várias causas, por isso é melhor pesquisar sua causa antes de escolher qualquer tratamento. Se você está perdendo cabelo por causa de anemia ou algum problema hormonal, por exemplo, Pantogar não ajuda muito a reverter a situação.

Além disso, no caso de Pantogar, assim como de qualquer suplemento semelhante, é essencial ter expectativas realistas sobre possíveis resultados. Em uma semana de tratamento você não vai conseguir os resultados esperados.

Se você entender isso, se a sua perda de cabelo é ajustada para casos em que Pantogar é recomendado e se você quer que seu cabelo cresça forte e saudável, especialmente se você tiver perseverança e paciência para continuar o tratamento por vários meses, o Pantogar pode ser uma boa opção para você.

Mais informações

O Pantogar é um suplemento que tem em sua composição nutrientes importantes para a saúde do cabelo e unhas, por isso, pode ajudar aumentar o crescimento do cabelo, nos casos onde ele é indicado. É preciso consultar um médico antes de usar esse suplemento e fazer o tratamento por completo.

Este artigo te ajudou?
  • +7 curtiram
  • -2 não curtiram