Como limpar o pulmão após parar de fumar

Rudney Dicas Saúde, Tratamentos 14-06-16 cancer de pulmao, cancer no pulmao, pulmão comentários

Embora os efeitos mortais do fumo aparecem, em média após 30 anos de consumo, seus curtos efeitos a longo prazo não são apenas estéticos (dentes amarelos, envelhecimento da pele), o cigarro é associado com mais de 25 tipos de doenças, muitas das quais são do pulmão.

Se você, logicamente, está pensando em abandonar esse vício ou já parou de fumar recentemente, deve saber que é possível se recuperar de alguns dos efeitos do cigarro, tais como o sentido do paladar ou olfato. Infelizmente, no caso do pulmão, pode ser prejudicado para sempre. No entanto, como qualquer outro órgão do corpo, os pulmões, podem ser fortalecidos com uma série de hábitos saudáveis.

Obviamente, parar de fumar é o primeiro passo, mas uma dieta adequada e exercícios vão permitir-nos recuperar parte da capacidade pulmonar perdida.

Estudos recentes revelaram que existe um hábito e alguns alimentos que podem melhorar os nossos pulmões, ajudando a limpá-lo e fortalece-lo depois de deixar o cigarro. Confira!

Dicas para limpar os pulmões

Abacaxi

Sim, pode parecer surpreendente, mas o abacaxi contém grandes quantidades de bromelina, uma substância capaz de limpar o pulmão e restaurar a sua elasticidade.

Este ingrediente ativo foi cientificamente provado eficaz para asma e doenças pulmonares, pois reduz os broncoespasmos, aumenta a elasticidade dos pulmões e melhora a respiração.

A maior concentração de bromelaína está no caule fibroso dessa fruta, um pedaço mais duro e áspero que normalmente é descartado.

Alho

O alho tem grandes propriedades anti-sépticas e anti-oxidantes que produzem todos os tipos de remédios caseiros eficazes e endossados ​​pela ciência.

Entre as muitas vitaminas e minerais que ele contém, uma das mais poderosas é a alicina, uma substância que, de acordo com estudos, promove a limpeza do pulmão e impede a formação de infecções pulmonares.

Para beneficiar de seus efeitos, você pode comer um alho cru no café da manhã, adicionar em suas refeições ou comprar cápsulas de alho concentradas como um suplemento alimentar.

Maçã

Publicações recentes têm mostrado que o ácido ascórbico e o magnésio presentes nas maçãs atenua a broncoconstrição, melhorando a respiração pulmonar e promovendo a expulsão de muco.

Estes ingredientes ativos também têm se mostrado eficazes em pacientes com asma, facilitando sua respiração durante o exercício físico e melhorando a função pulmonar em ex-fumantes.

Chá verde

O chá verde é baixo em cafeína e rico em catequinas, um potente antioxidante que tem sido cientificamente comprovado ser eficaz na prevenção centenas de câncer, incluindo o câncer de pulmão. Isso foi mostrado pela pesquisa realizada pelo Professor Joshua D.Lambert e publicada pelo o Instituto Nacional do Câncer dos EUA.

Especificamente, a epigalocatequina-3 galato (EGCG), um dos principais antioxidantes presente na folha de chá verde, é capaz de inibir a proliferação celular em tumores e causar a apoptose (morte programada) de células cancerosas.

Consumir um ou dois copos por dia de chá verde pode reduzir o risco de desenvolvimento de tumores (incluindo de pulmão), um fator de alto risco em fumantes e ex-fumantes.

Cúrcuma

Originalmente da Índia, a cúrcuma tem propriedades antioxidantes e para descongestionar as vias aéreas. Estudos recentes têm mostrado uma potente destruição das células cancerosas nos pulmões, ao passo que inibe sua propagação. A cúrcuma tem um amarelo intenso, graças a curcumina, que reduz a oxidação e protege os pulmões de obstruções.

Exercícios para recuperar a capacidade pulmonar

Exercícios e atividades físicas moderadas, mas regulares focadas no controle da respiração e do diafragma, tais como ioga e pilates, ajudam a melhorar a respiração após parar de fumar e são muito benéficas em caso de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) ou perda irreparável a capacidade pulmonar.

Fortalecer os músculos com algum exercício regular e intenso, como pilates, os pulmões vão necessitar de menos oxigênio para funcionar e irão produzir menos dióxido de carbono. Consequentemente, isso reduzirá a quantidade de ar necessária para inspirar e espirar para um determinado exercício, ao mesmo tempo que melhora a circulação de ar e fortalece o coração. Os benefícios podem fazer a diferença para prevenir problemas pulmonares e doenças cardíacas resultantes de fumar.

Mais informações

Parar de fumar proporciona muitos benefícios não só para os pulmões, mas também para nosso organismo como um todo. O melhor seria se todos não fumassem, mas como existem exceções, essas dicas são muito importantes para cuidar da saúde de pulmões e prevenir os problemas recorrentes do cigarro.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: