Como fazer unha de gel, quais materiais usar e como retirá-las

Como fazer unha de gel, quais materiais usar e como retirá-las

Moda ou vaidade, o uso de unhas gel é cada vez mais comum entre as brasileiras. Seja por tamanho, cores ou desenhos, isso dá às mãos um efeito de elegância e cuidado que toda mulher quer expressar.

Bonitas, impecáveis, duráveis​​… elas são a solução perfeita se você quer ter unhas sempre bem apresentáveis. Hoje, vamos conhecer mais sobre as unhas de gel e suas características.

O que são unhas de gel?

A unhas de gel é uma técnica nova que utiliza um gel aplicado sobre as unhas para dar um aspecto mais bonito e pode alongá-las. O processo utiliza o secamento numa câmara com luz ultravioleta, que permite uma aparência mais natural e evita defeitos. Essa técnica também promove um acabamento mais bonito, uniforme e durável.

As unhas de gel são ideais para cobrir as unhas frágeis, estriadas e quebradiças que não crescem facilmente. Além disso, se você perdeu uma unha, elas também são perfeitas para substituí-la até crescer, embora, para fazer isso, sua unha deve ter nascido pelo menos um pouco. Também pode ser uma boa solução para aqueles que mordem as unhas, vê-las tão bonitas evitarão essa tentação.

Além disso, se adaptam perfeitamente à forma da unha, uma vez colocada, pode ser cortada no tamanho desejado. Você também pode esmaltar e decorar como quiser.

Outra vantagem é que são capazes de proteger suas unhas e promovem um brilho próprio do gel, o que dará uma aparência ainda melhor.

Unhas de gel passo a passo

unhas de gel

Se interessou pelo assunto? Quer saber como fazer em casa? Então vamos começar apresentando o que você vai precisar:

Material para unhas de gel

Você precisará comprar um kit unhas de gel e, depois, pode ir comprando os produtos separadamente, de acordo como forem acabando.

O kit pode ser comprado em lojas de produtos para beleza ou pela internet, geralmente, é composto por:

  • – Aparelho UV
  • – Tips (modelos de unhas)
  • – Primer
  • – Gel base
  • – Gel construtor
  • – Gel finalizador
  • – Lima
  • – Cola
  • – Pincéis
  • – Cleanser
  • – Corta tips (tesoura especial de unhas)

Como fazer unhas de gel

Agora, confira abaixo o passo a passo para fazer unhas de gel:

  • – Primeiramente, é imprescindível desinfectar as mãos e o material utilizado.
  • – Retire o excesso de cutículas e lixe a superfície das unhas, depois desinfete-as novamente.
  • – Após, aplique a cola, os tips desejados e coloque para secar na câmara.
  • – Corte e lime as unhas até obter o tamanho e aparência desejada.
  • – Passe o Primer em todas as unhas com um pincel.
  • – Aplique uma camada do gel base e coloque as unhas na câmara UV por dois minutos.
  • – Aplique uma camada do gel construtor nas unhas e coloque-as novamente na câmara por mais dois minutos. Faça esse procedimento 3 vezes e, na última camada, aplique o gel finalizador. É importante não passar o gel na cutícula e aplicar um protetor solar nas mãos e dedos, cerca de 30 minutos antes de usar a câmara UV.
  • – Após, aplique o Cleanser para evitar ressecamento.
  • – Depois, basta passar o esmalte que preferir ou enfeitar suas unhas novas para deixá-las a sua cara.

O modo de fazer a unha em gel pode variar dependendo do kit adquirido. Leia sempre as instruções de uso antes do seu kit antes de fazer o procedimento.

Quanto tempo duram as unhas de gel?

As unhas de gel permanecerão intactas até você decidir que sua unha natural cresceu o suficiente já que a diferença entre o artificial e o natural é muito visível. Isso vai depender do crescimento de suas unhas. Retirar as cutículas em excesso também ajuda a evitar a diferença entre a unha verdadeira e a de gel.

Uma unha de gel bem cuidada pode durar até 3 meses, sempre mantendo sua manutenção e cuidados especiais com elas.

Dicas para manter suas unhas de gel por mais tempo

Para deixar suas unhas de gel sempre perfeitas, recomenda-se uma revisão mais ou menos a cada 3 semanas. Assim, o especialista avaliará e decidirá se deve preencher com mais gel a parte que cresceu, ou simplesmente polir para combinar com a unha natural.

Mas há também cuidados que você pode fazer em casa para fazer com que suas unhas durem por mais tempo e necessitem de menos manutenção, recomendamos que você mantenha essas dicas em mente.

1 – Unhas curtas

Manter as unhas de gel é muito mais simples se forem curtas. As unhas longas são lindas, mas mantê-las curtas as ajuda a crescer sob a camada de gel e também tem menos chances de quebrar. Além disso, quanto mais grandes as unhas são, mais difícil e frequente é a manutenção.

2 – Procure usar seu próprio esmalte

Se você decidir cuidar das unhas em casa, certamente terá o seu esmalte favorito na mão. Mas se você fizer isso em um salão de beleza, pode escolher trazer seu próprio esmalte de gel. Assim, você terá mais controle sobre o que usa em suas unhas e isso lhe dará ótimos benefícios e a garantia de um produto que você conhece.

3 – Esmaltes mais brilhantes e claros

Sobre os gostos, não há nada de que se discutir, mas algumas cores mais claras têm seus benefícios. Um esmalte com cor mais clara e brilhante esconde as rachaduras e as imperfeições do trabalho, e se algo der errado, ninguém o notará tão facilmente, como aconteceria com uma cor mais escura.

4 – Manutenção

Outra dica que você deve ter em mente ao fazer um tratamento de gel nas unhas, é que você pode manter seu preenchimento de uma maneira mais simples. Quando cresce sua unha, você não precisa desfazer tudo e refazer, isso pode ser feito de maneira mais econômica, apenas preenchendo o lugar onde a unha cresceu.

5 – Manter a limpeza de seus utensílios

Para ter unhas bonitas, também é necessário mantê-las limpas e condicionadas. Para isso, é essencial que a limpeza também esteja nos utensílios que você usa para a sua sessão de pintura, isso também ajuda a ter unhas e cutículas mais saudáveis.

6 – Mais uma camada

Outra coisa que você pode fazer para manter as unhas de gel, é adicionar uma camada superior sobre o esmalte. Fazer isso semanalmente com uma camada extra de esmalte de brilho reduz o risco de rachaduras ou quebras.

7 – Não morda suas unhas

Morder suas unhas pode fazer você estragar todo o serviço. Claro que depois você pode fazer uma outra sessão e deixá-las perfeitas, mas é muito melhor protegê-las e mantê-las.

8 – Cuidado com as atividades diárias

Para cuidar e manter por mais tempo suas unhas de gel, é importante prevenir quaisquer esforços que possam sofrer. Por isso, durante os afazeres domésticos, você deve sempre mantê-las protegidas. Isso pode ser feito com o uso de luvas ao mexer na água ou outros produtos químicos que possam danificá-las.

Como retirar unhas de gel?

unhas de gel

Apesar de bonitas e duráveis, as unhas de gel também têm seu fim e devem ser retiradas corretamente. Confira o material para fazer isso:

  • – Papel-alumínio para envolver as unhas.
  • – Algodão.
  • – Tigela pequena.
  • – Removedor de esmalte.
  • – Lixa de unha.
  • – Palitinhos.

Para retirar faça o seguinte:

  • – Raspe a superfície do esmalte do a lixa.
  • – Umedeça um algodão com o removedor de esmalte e coloque sobre a unha.
  • – Enrole as unhas com o algodão no o papel-alumínio (face brilhante para dentro) e deixe por até 10 minutos. Vá retirando um pedaço do papel alumínio para ver se a unha de gel está soltando, caso contrário, deixe por mais tempo.
  • – Com o gel amolecido, retire-o com um palito de madeira com ponta.
  • – Após a retirada total, limpe bem as unhas e aplique um hidratante de cutículas e produtos especiais para hidratação das unhas.

Unhas de gel ou porcelana?

É um fato muito comum não saber a diferença entre unhas de gel e unhas de porcelana. Além disso, há também as unhas de acrílico, que também entram nessa discussão. Mas como saber qual dos três tipos de unhas postiças é mais indicada?

Obviamente, a principal diferença de cada tipo de unhas é o material do qual é composto. Para dar uma ideia, detalhamos:

Unhas de gel

O gel é uma tecnologia mais avançada e moderna do que a porcelana ou o acrílico. Os géis são oligômeros, ou seja, não são nem líquidos nem sólidos. Géis só secam sob os raios ultravioleta ou lâmpadas de LED.

Vantagens da unha de gel:

  • – As unhas de gel tendem a parecer mais naturais do que as de porcelana ou acrílico.
  • – Elas permitem que as unhas respirem mais do que as acrílicas ou porcelana.

Unhas acrílicas

O acrílico é uma combinação de um líquido especial e um pó de polímero. A camada seca e cria uma formação resistente que tem consistência de um plástico rígido.

Vantagens da unha de acrílico:

  • – Podem ser feitas com um modelo dependendo da forma e comprimento da unha.
  • – Duram mais e requerem menos manutenção do que a unha de gel.

Unhas de porcelana

Elas são semelhantes ao acrílico, mas são feitas de fibra de vidro.

Vantagens da unha de porcelana:

  • – Também podem ser feitas com um modelo dependendo da forma e comprimento da unha.
  • – Também duram mais e requerem menos manutenção do que a unha de gel.

Efeitos nocivos das unhas de gel

unhas de gel

Apesar de dar uma ótima aparência, por trás desse procedimento que parece inofensivo, existem certos fatores, como os raios ultravioleta que se aplicam para secar o gel e danos potenciais às unhas que não devem ser ignorados.

Aplicar unha em gel com um certo hábito pode prejudicar a saúde da unha e a área ao seu redor. Isso foi sugerido por um artigo publicado pela Academia Americana de Dermatologia e escrito pelo especialista Chris Adigu, um dermatologista da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York.

Alguns efeitos prejudiciais produzidos pela aplicação contínua de unhas de gel são:

Fraqueza

O enfraquecimento das unhas se deve aos produtos químicos que existem no esmalte de gel e na acetona usada para remover a unha falsa.

Irritação e secura

A acetona necessária para remover o gel pode fazer com que a unha seque e fique irritada na área à sua volta. Em alguns casos, pode ocorrer uma reação alérgica, que posteriormente causa dermatite. Além disso, se o gel for retirado de forma errada pode danificar as unhas naturais.

Em alguns casos muito raros, a alergia ao gel pode ocorrer, então a unha artificial deve ser removida imediatamente.

Descoloração

Devido aos esmaltes e abrasivos utilizados neste procedimento, a cor natural da unha pode ser perdida.

Risco de fungos

Usar produtos de má qualidade ou fazer a aplicação ou retirada de forma errada pode favorecer a formação de fungos e bactérias.

Sua retirada

Após a aplicação feita por um profissional, a retirada das unhas, muitas vezes, só pode ser feita pela mesma pessoa. Isso pode ocorrer, pois o profissional utiliza equipamentos especializados para fazer a aplicação e remoção.

Custo

O procedimento é caro e sua manutenção, que é necessária, faz aumentar ainda mais os valores gastos com as unhas de gel.

Raios UV

O uso extremo deste tipo de procedimento e de sua máquina de secagem está relacionado ao desenvolvimento de câncer de pele devido aos raios ultravioleta que ele causa.

Qual a relação entre os raios UV e as unhas em gel?

Quando é realizada a aplicação das unhas em gel, utiliza-se, quase sempre luzes ultravioletas para secagem das mesmas. Este processo é repetido várias vezes por mão, o que faz o procedimento durar mais tempo.

No entanto, você tem que levar em conta que tanta exposição a esses raios não é boa para a sua pele. Nem é que você terá câncer de pele após realizar esse procedimento, mas aconselha-se tomar precauções. O problema maior é que os raios UV são cumulativos, então, se você usar este tipo de secador de unhas de vez em quando, não terá consequências graves, no entanto, se você utilizar este tratamento regularmente durante meses ou anos, seu risco será maior.

Para evitar qualquer exposição desnecessária, recomenda-se a aplicação de um protetor solar resistente à água e que tenha um fator de proteção de, no mínimo 15 FPS, antes de ir ao profissional que fará a aplicação das unhas.

Uma alternativa ao uso da câmaras de raios UV para secagem é utilizar câmaras com lâmpadas de LED. Já existe essa opção e isso pode oferecer muito menos risco a sua saúde.

A desvantagem é que o tipo de secagem com lâmpadas de LED é menos utilizado. Além disso, o procedimento custa mais caro, porém a secagem é feita muito mais rapidamente.

Antes de se submeter ao uso de unhas de gel, procure um profissional que utilize câmaras de secagem com lâmpadas de LED. Isso pode permitir fazer esse procedimento mais vezes, sem aumentar suas chances de sofrer problemas no futuro.

Kit unhas de gel unhas de gel preço

O kit de unhas de gel pode variar muito de preço, dependendo da qualidade dos produtos que o acompanham. O ideal é sempre buscar produtos de marcas conhecidas. Um kit completo com a câmara UV pode custar entre 150 a 250 reais.

Fazer a aplicação de unhas de gel com um profissional pode custar entre 100 a 200 reais, dependo do lugar feito. A manutenção pode custar de 70 a 100 reais ao mês.

Mais informações

Sempre tente observar a saúde das suas unhas, se aparecer alguma anormalidade, pare de usar esmalte e unhas em gel, e procure um especialista. Cuidar da beleza é fundamental, mas deve se manter a consciência de que a saúde vem em primeiro lugar sempre.

Este artigo te ajudou?
  • +1 curtiram
  • 0 não curtiram