Como fazer e quais os benefícios do shampoo de café

Como fazer e quais os benefícios do shampoo de café

Não há nada mais rejuvenescedor do que começar o dia com uma xícara de café. Mas você sabia que pode usar os mesmos efeitos rejuvenescedores em seu cabelo? Sim, encharcar o nosso cabelo em café tem os mesmos benefícios de bebe-lo e é bem fácil para isso.

A condição de seu cabelo, bem como o comprimento do mesmo, é determinado pela saúde de seus folículos e seu ciclo de crescimento do cabelo. Cada folículo piloso contém uma população de células progenitoras, responsáveis pelo crescimento dos fios. Durante a fase de iniciação do crescimento do cabelo, as células começam a fabricar um novo eixo capilar, que continua a crescer ao longo da fase de alongamento do ciclo do cabelo. Após um período predeterminado de crescimento do cabelo, que pode variar dependendo do tipo de folículo piloso, o cabelo permanece estático dentro do folículo, em seguida, finalmente cai. Defeitos na fase de iniciação, alongamento ou de crescimento do cabelo podem levar a distúrbios do cabelo, como queda, cabelo quebradiço e fraco.

A cafeína tem a capacidade de interagir com seus folículos pilosos, ajudando a orientar o comportamento dos seus folículos e regular o crescimento do cabelo. Um estudo publicado no “International Journal of Dermatology” em 2007 descobriu que a presença de cafeína estimulou os folículos pilosos cultivados em laboratório, aumentando o crescimento do cabelo. Como resultado, a cafeína pode ajudar a restaurar o crescimento do cabelo, ou evitar a perda de cabelo anormal. No entanto, os efeitos clínicos da cafeína na promoção do crescimento do cabelo ainda não foram completamente investigados.

Existem várias maneiras de expor seus folículos pilosos à cafeína, para potencialmente estimular o crescimento do cabelo. A cafeína consumida através de alimentos e bebidas entra na sua corrente sanguínea e, eventualmente, atinge seus folículos pilosos. Além disso, seus folículos capilares podem absorver cafeína diretamente através da aplicação tópica de shampoo enriquecido com cafeína, de acordo com um estudo publicado em “Skin Pharmacology and Physiology” em 2007. Isso pode permitir que os médicos exponham seus folículos pilosos a uma dose elevada de cafeína, sem causar os efeitos colaterais que podem ocorrer devido à ingestão de cafeína em altas doses. Como resultado, produtos capilares contendo cafeína podem representar tratamentos para queda de cabelo, por exemplo.

Infelizmente, esta pesquisa não foi baseada no uso de um shampoo de café, em vez disso o estudo observou a ação da testosterona sobre os folículos pilosos de seus indivíduos, em seguida, aplicou a cafeína para os mesmos folículos. O estudo indicou que os efeitos da testosterona foram suprimidos, enquanto ao mesmo tempo foi observado que os folículos indicaram algum crescimento. No entanto, este estudo não foi realizado na cabeça, mas em condições laboratoriais.

Benefícios do shampoo de café

Os principais benefícios vinculados ao uso da cafeína para os cabelos são:

  • – Acelera o crescimento do cabelo
  • – Previne a queda
  • – Fortifica os fios
  • – Dá brilho

Agora, vamos conhecer os resultados de estudos científicos sobre o uso da cafeína para o cabelos e saber quais os benefícios foram relatados.

De acordo com um estudo onde os folículos foram tratados com uma solução de cafeína, descobriu-se que a essa substância bloqueia os efeitos de um hormônio que provoca a calvície masculina e danifica os folículos pilosos, a razão pela qual alguns shampoos para queda de cabelo usam o café como um de seus ingredientes.

A cafeína também tem alta atividade biológica e a capacidade de penetrar a barreira da pele. A alta absorção da cafeína é a chave para seu efeito benéfico nos cabelos. Além disso, a mistura de shampoo com café tem um grande efeito antioxidante, que ajuda a reduzir o acúmulo de gorduras.

Tudo isso ajuda na nutrição dos fios e contribui para seu crescimento, tanto para os homens, como para as mulheres. Outra vantagem de adicionar pó de café no shampoo é que ele ajuda a inibir a produção de uma enzima chamada enzima 5 alfa-redutase, que produz um hormônio com capacidade de afinar os fios de homens que sofrem de calvície.

Estudos também mostram os benefícios da cafeína para os cabelos das mulheres, que são mais sensíveis à ação da cafeína e funciona em concentrações bem menores. Os benefícios notados para os cabelos das mulheres foram o aumento da fase de crescimento dos cabelos.

Receita de shampoo de café

Há muitas maneiras de incluir o café no shampoo que está acostumada a usar e aumentar ainda mais seus benefícios para a saúde dos fios. Esta receita vai dar a seu cabelo um brilho instantâneo e irá ajudá-lo em seu crescimento rápido e saudável.

Ingredientes

  • – 300 ml de shampoo sem sal
  • – 3 colheres de sopa de café em pó

Preparo

Preparar o shampoo bomba de café é basicamente simples. Você só tem que misturar bem o café com o xampu e deixar pelo menos 24 horas para usar.

Como usar o shampoo de café

Despeje uma quantidade de shampoo do tamanho de uma colher de sopa (rasa) na palma da sua mão. Aplique nos cabelos molhados e massageie o couro cabeludo e ao longo do comprimento do cabelo. Deixe por cinco minutos. Enxágue bem para que não sobre resíduos. Esta ação pode ser repetida, se necessário. Faça o processo duas ou três vezes por semana, substituindo o shampoo que está acostumada a usar.

Mais informações

Muitas pessoas confirmam uma melhora na saúde de seus cabelos após o uso deste shampoo. Para conseguir seus benefícios, você deve usá-lo diariamente e também deve manter outros hábitos para manter o cabelo saudável, como ter uma alimentação saudável, evitar o uso de químicas e chapinha, secar bem o cabelo após lavar, etc.

Este artigo te ajudou?
  • +16 curtiram
  • -3 não curtiram