Como evitar as doenças comuns após mudanças de estações

Davi Dicas Saúde 21-05-15 doenças comuns, mudanças de estações, mudanças no clima comentários

A transição do inverno para a primavera é agradável. Mas em alguns casos, essas mudanças de estações trazem consigo muitos efeitos negativos. A mudança drástica na temperatura danifica o nosso sistema imunológico, nos tornando mais vulneráveis a vírus.

Como evitar as doenças comuns após mudanças de estações

Razões pelas quais ficamos doentes com a mudança de estação

Mas, é realmente verdade que a mudança de estação nessa época do ano pode nos deixar alguns dias doentes? Sim, mas é impulsionado pelo comportamento da pessoa na primavera e não por uma questão biológica.

“À medida que o clima vai esquentando, as pessoas começam a sair mais de casa, entrando em contato com grupos de pessoas, ficando assim mais próximas umas das outras”, diz Marc I. Leavey, MD, um médico da atenção primária Mercy Medical Center, em Baltimore.

O outro fator que pode nos prejudicar na primavera é a mudança constante e extrema de temperatura, por exemplo, um dia faz 25 graus e no dia seguinte a temperatura cai drasticamente. Talvez algumas dessas mudanças nos peguem desprevenidos, com uma roupa desapropriada para o frio, e isso acaba prejudicando a nossa saúde. De acordo com Dr. Leaviey “sair em um dia frio vestindo uma roupa mais apropriada para um dia quente pode alterar o nosso sistema imunológico, tornando-nos mais suscetíveis a ficarmos doentes.”

Como evitar esta situação?

Com isso em mente, o truque para evitar um resfriado na primavera é vestir-se de acordo com a temperatura real e ignorar a ideia de que na primavera nós não precisamos nos agasalhar, é preciso observar a temperatura, se agasalhando sempre que necessário.

Outra excelente ideia é usar roupas em “camadas” que possam ser removidas se o clima estiver quente durante a tarde e colocá-las de volta se o final da tarde estiver frio. Além disso, procure usar um gorro em caso de mudanças drásticas de temperatura.

E se você quiser permanecer saudável durante todo o ano, por favor, nunca se esqueça esta regra de ouro: lave as mãos com água e sabão frequentemente, sempre antes e depois de tocar seu nariz, olhos ou boca.

Tenha uma alimentação saudável

– Comer pelo menos 5 porções de frutas ou hortaliças por dia.

– Consumir leite e seus derivados para suprir a necessidade diária de cálcio levando-se em conta gênero, idade e peso da pessoa.

– Suprir necessidades diárias de carne levando-se em conta gênero, idade e peso da pessoa.

– Alimentar-se a cada três horas.

– Consumir, no mínimo 8 copos de água por dia. A unidade é de 200 ml.

– Consumir peixes duas vezes na semana por causa do ômega 3, que é protetor de doenças cardiovasculares.

– Dar preferência aos alimentos à base de cereais como o arroz e o pão integral, o farelo e a aveia por exemplo. As fibras que ajudam na sensação de saciedade e a regular o intestino. Além disso os alimentos têm mais vitaminas e sais minerais

– Usar sal moderadamente. Lembrando que os produtos industrializados estão entre os alimentos ricos em sódio porque contém glutamato monossódico que serve para deixar o alimento mais gostoso. Além disso, comidas congeladas, macarrão instantâneo, picles, e embutidos devem ser consumidos com moderação.

– Diminuir o consumo de frituras.

– Incluir na alimentação as sementes e oleoginosas.

Conclusão

As mudanças de temperatura realmente pegam muitas pessoas desprevenidas, e isso acarreta gripes e resfriados, mas com atenção é possível evitar as doenças comuns com a mudança de temperatura. Também é importante que você não se esqueça de se alimentar sempre bem, uma boa alimentação é a melhor maneira de reforçar nosso sistema imunológico, desse modo será possível evitar várias doenças.

Este Post te ajudou?
  
  • doencas comuns transição de estações
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: