Como combater a obesidade infantil

Rudney Dicas Saúde, Emagrecer, Perder Peso 31-10-12 Doenças, Obesidade comentários

Como combater a obesidade infantil

A obesidade infantil é um dos grandes males que a nossa sociedade atual sofre e causa diversas doenças do século XXI. Praticamente, uma em cada três crianças e adolescentes são obesos, o que tem levado muitos profissionais no campo da saúde e nutrição a analisar esta situação crítica.

A atitude sedentária, uma dieta inadequada e a educação, são alguns dos fatores que mais influenciam para a saúde das crianças.

Hoje em dia, o tempo gasto pelas crianças com diversão, não é precisamente junto com seus amigos como nos jogos do passado, que requeriam certo dinamismo e exercícios, mas agora, os perigos nas ruas e a preguiça em geral das crianças para praticar esportes, tem favorecido uma atitude sedentária, em grande parte pela televisão e novas tecnologias, como jogos de vídeo, computadores e dispositivos móveis de última geração.

Este lazer passivo, entre outros fatores em relação à obesidade, é o resultado de profundas mudanças sociais e comportamentais que afetam negativamente a atividade das crianças, diz o Dr. Luis Moren Titular da Escola Universitária de Ciências e Saúde da Universidade de Zaragoza.

Para isso, o especialista mostrou alguns exemplos como a insegurança nas ruas, o lazer passivo como consoles, jogos de vídeo e de Internet e a indisponibilidade de lugares para desenvolver um esporte ou atividade física determinada.

Além disso, sem dúvida, a alimentação é um fator determinante em toda esta situação. No entanto, devemos lembrar que não existem alimentos bons e ruins, sim dietas menos adequadas.

Como combater a obesidade infantil

Em qualquer caso, seguindo os conselhos dos médicos, o que é realmente importante e que se deve ensinar as crianças desde cedo na família e na escola, é evitar o consumo de alimentos com um nível de calorias superior ao que requer o próprio corpo, sendo o mais importante manter o equilíbrio de energia do nosso corpo.

Entre as possíveis soluções para combater a obesidade infantil, se destaca adotar um estilo de vida saudável com base na prática de atividade física semanal, reduzir o tempo gasto em novas tecnologias, promover a educação física e alimentar na escola e na família.

Atualmente, a obesidade é um dos principais problemas enfrentados pelas pessoas, mas se todos nós fizermos a nossa parte, vamos fazer nossas crianças desfrutar do bem-estar físico e mental, como desejado, em um futuro não muito distante.

Este Post te ajudou?
  
  • soluções para a obesidade infantil
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: