Comer nozes e avelãs três vezes por semana reduz o risco de câncer e doenças cardíacas

Rudney Câncer, Dicas Saúde 31-08-13 Avelãs, Câncer, Cardíacas, Dicas Saúde, Doenças comentários

Comer nozes e avelãs três vezes por semana reduz o risco de câncer e doenças cardíacas

Um estudo recente, confirma que pessoas que seguem uma dieta mediterrânea suplementada com três ou mais porções de castanhas e nozes por semana tinham um risco menor de câncer ou doença cardiovascular.

Dieta mediterrânea e a saúde cardiovascular

O estudo analisou os efeitos da dieta mediterrânea na prevenção de doenças cardíacas em 7.000 pessoas com idades entre 55 e 90 anos, comparando os efeitos de uma dieta de baixo teor de gordura, com uma dieta de baixo teor de gordura suplementada com azeite extra virgem ou nozes. As pessoas que comiam nozes tinham um índice de massa corporal mais baixo e uma cintura mais fina. Lembrando que o consumo de nozes foi associado com uma dieta saudável incluindo frutas, vegetais e peixe.

O número de pessoas com diabetes tipo 2 ou que tomam anti hipertensivos foi menor entre os consumidores regulares de nozes. Em geral, os consumidores de nozes e avelãs têm uma mortalidade 39% menor do que os não consumidores. As pessoas que consomem mais de três porções (28 gramas de nozes e avelãs) tiveram um risco 55% menor de morte por acidente cardiovascular e 40% menor por câncer.

Prof Jordi Salas Salvado da Universidade Rovira i Virgili de Tarragona (Espanha), diz que o efeito preventivo existe, mas ainda não está claro como o mecanismo explica porque avelãs e nozes têm esse efeito preventivo. As nozes possuem particularmente um elevado teor de ácido alfa-linolénico, a qual, juntamente com o seu alto teor de cálcio, magnésio e potássio, pode explicar o seu efeito salutar.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: