Colite: sintomas e remédios caseiros para tratar o problema

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 02-09-15 colite, colite sintomas, colite ulcerativa, remedio para colite comentários

A colite é causada pela inflamação do cólon e está entre as doenças mais comuns que geram diarreia e dor abdominal. As razões pelas quais o cólon pode inflamar incluem: infecções causadas por uma intoxicação por vírus, parasitas, intoxicação por alimentos, doenças inflamatórias (colite ulcerativa e doença de Crohn), falta de fluxo sanguíneo (colite isquêmica) e após a radiação passada ao intestino grosso.

Sintomas de colite

– Dor abdominal e inchaço constante
– Sangue nas fezes
– Calafrios
– Constante necessidade de ter uma evacuação
– Desidratação
Diarreia
– Febre

Remédios caseiros para a colite

Uma dieta saudável é essencial para controlar os sintomas da colite. Evite o excesso de carne vermelha, embutidos, couve-flor e alface, aumente sua ingestão de fibras e beba bastante líquidos para ajudar a melhorar o sintomas.

Banana

As bananas são muito eficazes no tratamento de colite ulcerativa. Elas são um alimento de fácil digestão e levemente laxante. As bananas aliviam os sintomas de colite e aceleram o processo de cura. A recomendação geral é comer uma ou duas bananas por dia.

Para obter o melhor efeito pode ser acompanhada com iogurte que contém probióticos que restauram a flora intestinal.

Água de arroz

A água de arroz é um remédio conhecido no tratamento para colite. Sua preparação é muito simples. Precisamos de uma xícara de arroz para ferver em seis copos de água. Deixe por cerca de quinze minutos de cozimento e beba o líquido quente ou frio, como preferir.

Camomila

A camomila, por ser uma erva com efeito anti-inflamatória será muito benéfica para tratar a colite porque ajuda a diminuir inflamação do cólon.

Para preparar uma infusão de camomila, coloque alguns ramos em uma panela com água e deixe ferver. Quando esfriar, adoce com uma colher de chá de mel. Evite o açúcar, pois aumenta a inflamação.

Maçã

A maçã fervida é outro remédio caseiro comum para tratar a colite, porque esse alimento tem propriedades anti-inflamatórias que atuam favoravelmente sobre o sistema digestivo.

Você pode preparar uma infusão de maçã e beber várias vezes durante o dia para agir contra colite. Para fazer, coloque uma maçã para ferver (sem pele e sementes) durante 10 minutos, com o suco de um limão espremido e uma colher de sopa de flor de camomila. Em seguida, desligue o fogo e retire a maçã, deixe descansar por alguns minutos antes de beber.

Cenoura

O suco de cenoura é um excelente remédio para colite, devido a sua alta ação anti-inflamatória. Consumir regularmente este alimento ajudará a fortalecer seu sistema imunológico.

Maçã e mamão

Essas frutas ajudam a aliviar colite. Misture duas grandes fatias de mamão, o suco de um limão e um copo de suco fresco de maçã. Beba imediatamente e de preferência antes do café da manhã.

Vinagre de maçã

Molhe um pano com vinagre de maçã e coloque no abdômen. Cubra com plástico e deixe descansar por quatro horas.

Raiz de alcaçuz

Essa raiz tem propriedades antiespasmódico e anti-inflamatórias da mucosa gástrica. Ela ajuda a prevenir a inflamação e as cãibras abdominais. Coloque um litro e meio de água para ferver, depois desligue o fogo e acrescente duas colheres de sopa de raízes de alcaçuz. Abafe por dez minutos, coe e beba. Tome duas xícaras deste chá por dia.

Mais informações

Além dos cuidados com a dieta, para aliviar e tratar os sintomas da colite, outras medidas podem ser adotadas, como ter uma boa hidratação e evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas, além de manter um peso saudável.

Este Post te ajudou?
  
  • vitamina de mamao com banana e maca e bom para quem tem colite
  • aerom alivia colite
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: