Cólica menstrual: dicas simples para aliviar esse desconforto

Rudney Dicas Saúde 10-08-15 aliviar cólicas, cólicas menstruais, Dicas Saúde comentários

As cólicas menstruais são causadas por contrações no útero. Durante cada período menstrual, se há ausência de espermatozoides para fertilizar o óvulo, o útero se contrai para expulsar seu revestimento. Este processo é conduzido pela liberação de substâncias semelhantes a hormônios, chamados prostaglandinas.

Essas contrações uterinas causam em grande parte a dor sentida durante as cólicas menstruais. As contrações inibem o fluxo de sangue para a mucosa do útero. Se o útero se contrai muito forte, pode pressionar contra os vasos sanguíneos próximos. Isto corta o fornecimento de oxigênio ao tecido muscular do útero. A dor ocorre quando parte de um músculo perde rapidamente sua oferta de oxigênio.

Medicamentos para cólicas menstruais

O ibuprofeno é a solução mais utilizada para cólicas menstruais e é comumente recomendado ao primeiro sinal de desconforto menstrual ou cólicas. Mas tanto o ibuprofeno como outros medicamentos para aliviar a dor pode ser prejudicial para a saúde. Estas drogas devem ser o último recurso para tratar a dor, e não devem ser usadas frequentemente.

Por que não é recomendado o consumo de ibuprofeno? Sem entrar em muitos detalhes, o ibuprofeno pode causar efeitos secundários negativos sobre o sistema digestivo, sistema nervoso e sistema cardiovascular.

Dicas para aliviar cólicas menstruais

Há várias maneiras fáceis de aliviar uma cólica menstrual, algumas ajudam a transportar oxigênio para os músculos da região do útero e evitam a dor.

– Exercícios físicos regularmente
– Almofada aquecida (relaxa os músculos e oxigena o corpo)
– Acupuntura
– Massagem abdominal
– Banhos quentes
– Ioga
– Sono adequado

Alimentos para aliviar a dor menstrual

Maca peruana

A maca peruana é uma raiz crucífera encontrada nas terras altas do Peru e é cultivada há cerca de dois mil. Esse alimento é conhecido por melhorar a fertilidade, e é recomendado para aliviar dores menstruais. Incorporar a raiz de maca em sua dieta pode trazer benefícios a longo prazo para evitar até mesmo severas cólicas.

Magnésio e cálcio

Estes dois minerais reduzem a dor muscular, por isso são eficazes para o alívio da dor menstrual. Embora possa levar algum tempo para você ver um efeito perceptível.

Uma boa fonte natural de magnésio são as sementes de abóbora. O cálcio pode ser encontrado em produtos lácteos, vegetais de folha verde, entre outros alimentos.

Peixe

Por conter ácidos graxos ômega-3, não só ajudam a saúde do coração, mas também contém um efeito anti-inflamatório que pode ajudar a combater as cólicas menstruais e reduzir o inchaço. O óleo de fígado de bacalhau, é bastante indicado por conter os benefícios do ômega-3 e ainda vitamina D, que é essencial para a absorção de minerais.

Alimentos a evitar

– Fitoestrogênios como a soja
– Cafeína
– Alimentos processados
– Bebidas alcoólicas
– Alimentos ricos em açúcar ou sal

Mais informações

As cólicas menstruais podem atrapalhar a vida de muitas mulheres, por isso, essas dicas podem ser grandes aliadas para ajudar a preveni-las e aliviá-las. No entanto, se a dor for muito severa, é aconselhável consultar um médico para ver se não há outro problema associado.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: