Clavulin: conheça sua bula, posologia, efeitos colaterais e preço

Clavulin: conheça sua bula, posologia, efeitos colaterais e preço

O medicamento Clavulin é uma combinação de duas substâncias ativas: a amoxicilina e o ácido clavulânico. Juntas, elas fazem desse fármaco um poderoso remédio para tratar infecções bacterianas diversas. Como todos os outros medicamentos, amoxicilina e clavulanato podem causar efeitos colaterais, alguns com risco de vida.

O antibiótico clavulin, como muitos outros medicamentos, também possui sua versão genérica. Os laboratórios farmacêuticos que fabricam este medicamento são: SEM-Sigma Pharma, Eurofarma, Mepha e Glaxo Smith Klone, EMS, Sandoz, Brainfarma, AB Farmo, Mepha, entre outros.

Este medicamento pode ser encontrado nas seguintes formas farmacêuticas:

  • – Pó liofilizado para solução injetável de 1 g + 200 mg
  • – Comprimido revestido de 500 mg + 125 mg
  • – Pó para suspensão oral de 50 mg/ml + 12,5 mg/ml
  • – Pó para suspensão oral de 25 mg/ml + 6,25 mg/ml; 50 mg/ml + 12,5 mg/ml
  • – Comprimido revestido de 875 mg + 125 mg
  • – Pó para suspensão oral de 40 mg/ml + 5,7 mg/ml; 80 mg/ml + 11,5 mg/ml
  • – Pó suspensão oral de 400 + 57, 5mg/5ml (Clavulin BD 400), entre outros

Clavulin bula

Clavulin

Apresentação de Clavulin, uso oral, adulto e pediátrico acima de 12 anos. Laboratório: GSK.

Comprimidos revestidos: embalagens com 21 e 30 unidades de 500 mg + 125 mg.

Cada comprimido revestido contém:

  • – amoxicilina (na forma de amoxicilina tri-hidratada) ……………. 500 mg
  • – ácido clavulânico (na forma de clavulanato de potássio) ………. 125 mg
  • – excipientes* q.s.p. …………………………………………………..1 comprimido
  • – * Excipientes: estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, sílica coloidal anidra, celulose microcristalina, dióxido de titânio, hipromelose, polietilenoglicol, dimeticona.

Clavulin para que serve?

O Clavulin é uma medicação de prescrição usada para tratar sintomas de infecção nos ouvidos, nariz, vias aéreas, pele e trato urinário. É uma única medicação contendo dois medicamentos, amoxicilina e clavulanato. Amoxicilina e o clavulanato pertencem a um grupo de drogas chamadas antibióticos, que ajudam a combater infecções por bactérias.

Clavulin indicação

A combinação de amoxicilina e ácido clavulânico é usada para tratar muitas infecções diferentes causadas por bactérias, como sinusite, pneumonia, infecções de ouvido, bronquite, infecções do trato urinário e infecções da pele. Amoxicilina e ácido clavulânico também podem ser utilizados para fins não mencionados neste guia de medicamentos.

A amoxicilina pertence a um grupo de drogas chamadas penicilinas. O potássio de clavulanato promove a eficácia da amoxicilina, protegendo-a de ser destruída por certas bactérias.

Este antibiótico trata apenas infecções bacterianas. Não funcionará para infecções virais (como resfriado comum ou gripe). O uso desnecessário ou uso indevido de qualquer antibiótico pode levar à diminuição da eficácia.

Clavulin posologia

Clavulin

Tome este Clavulin por via oral com uma refeição ou lanche, conforme indicado pelo seu médico, geralmente a cada 12 horas. Não tome este medicamento com uma refeição rica em gordura porque pode diminuir a absorção da droga.

Não esmague ou mastigue comprimidos de libertação prolongada. Isso pode liberar toda a droga ao mesmo tempo, aumentando o risco de efeitos colaterais. Além disso, não divida os comprimidos, a menos que tenham uma linha de marcação em seu centro e seu médico ou farmacêutico lhe diga que o faça. Engula o comprimido inteiro ou dividido sem esmagamento ou mastigação.

Agite bem o medicamento líquido antes de medir uma dose. Meça o medicamento líquido com a seringa de dosagem fornecida, ou com uma colher de medição de dose ou copo de medicamento especial. Se você não possui um dispositivo de medição de dose, peça ao seu farmacêutico.

Para obter o melhor efeito, tome este antibiótico em tempos uniformemente espaçados. Para ajudá-lo a lembrar, tome este medicamento ao mesmo tempo todos os dias.

Este medicamento pode causar resultados incomuns com certos testes de laboratório de glicose (açúcar) na urina. Informe a qualquer médico que o trate que esteja usando este medicamento.

Continue a tomar este medicamento até que a quantidade total prescrita seja concluída, mesmo que os sintomas desapareçam após alguns dias. Parar a medicação muito cedo pode permitir que as bactérias continuem a crescer, o que pode resultar em um retorno da infecção.

Armazene os comprimidos à temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Informe o médico se sua condição persistir ou piorar.

A dose recomendada por seu médico pode basear-se no seguinte:

  • – Condição a ser tratada
  • – Outras condições médicas que você possui
  • – Seu peso
  • – Sua idade
  • – Sua função renal
  • – Gravidade da infecção

A dose habitual para um adulto é um comprimido de Clavulin 500 mg a cada 12 horas ou um comprimido de Clavulin BD 250 mg a cada 8 horas.

Para infecções mais graves e infecções do trato respiratório, a dose deve ser um comprimido de Clavulin 875 mg a cada 12 horas ou um comprimido a cada 8 horas.

Pacientes pediátricos com peso igual ou superior a 40 kg devem ser administrados de acordo com as recomendações de seu médico.

Interações com outros medicamentos

Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você toma, incluindo medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos de ervas. Especialmente informe o seu médico se você tomar:

  • – Probenecid
  • – Varfarina (anticoagulante)
  • – Alopurinol (usado para prevenir crises de gota)
  • – Contraceptivos orais (pílulas anticoncepcionais)

Esta não é uma lista completa de interações medicamentosas de Clavulin. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Clavurin efeitos colaterais

Clavulin

Os efeitos colaterais comuns de Clavurin podem incluir:

  • – Náuseas
  • – Diarreia
  • – Prurido vaginal

Ligue imediatamente ao seu médico se você tiver:

  • – Dor estomacal grave, diarreia aquosa ou sangrenta
  • – Pele pálida ou amarelada, urina de cor escura, febre, confusão ou fraqueza
  • – Perda de apetite, dor de estômago superior, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos)
  • – Hemorragias ou hemorragias fáceis
  • – Pouca ou nenhuma micção
  • – Reação cutânea grave: febre, dor de garganta, inchaço no rosto ou na língua, queima nos olhos, dor na pele seguida por uma erupção cutânea vermelha ou púrpura que se espalha (especialmente no rosto ou na parte superior do corpo) e causa bolhas e descamação

Obtenha assistência médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica a este medicamento. Os sintomas de reações alérgicas podem incluir os seguintes: respiração difícil, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

O uso desta medicação por períodos prolongados ou repetidos pode resultar em tordo oral ou uma nova infecção por fungos. Entre em contato com o médico se você perceber manchas brancas em sua boca, uma mudança na secreção vaginal ou outros novos sintomas.

A amoxicilina geralmente pode causar uma erupção cutânea leve que geralmente não é grave. Portanto, obtenha ajuda médica imediatamente se desenvolver qualquer erupção cutânea.

Como outros tipos de antibióticos, este também tende a causar náuseas ou vômitos. É importante tomar comprimidos de Clavulin como indicado e durante o curso completo de tratamento. Consulte seu médico ou farmacêutico sobre um antibiótico alternativo se a náusea ou o vômito continuar.

A diarreia leve também pode ocorrer com o uso de antibióticos, incluindo o uso de Clavulin. Os antibióticos perturbam a flora intestinal normal, esgotando as boas bactérias que prosperam lá. Para evitar esse problema, recomenda-se comer iogurte natual que contenha boas bactérias para restaurar o equilíbrio adequado da flora intestinal. No entanto, uma forma mais grave de diarreia chamada colite pseudomembranosa pode ocorrer mesmo com o consumo de iogurte. A colite pseudomembranosa afeta o intestino grosso e ocorre como um crescimento excessivo da bactéria Clostridium difficile.Essa condição pode se desenvolver durante o curso deste medicamento ou dentro de vários meses após a interrupção. Os sintomas incluem dor estomacal ou cólicas, e diarreia grave ou fezes sangrentas.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Se você notar outros efeitos não mencionados acima, entre em contato com seu médico ou farmacêutico.

Lembre-se de que seu médico prescreveu este medicamento porque ele ou ela julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas utilizam esta medicação que não tem efeitos secundários graves.

Precauções e avisos

Clavulin

Antes de tomar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico à amoxicilina ou ao ácido clavulânico, ou a penicilina ou cefalosporina antibióticos, ou se tiver outras alergias. Este medicamento pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe ao médico ou farmacêutico o seu histórico médico, especialmente: doença hepática (incluindo problemas hepáticos causados ​​pelo uso prévio de amoxicilina ou ácido clavulânico), doença renal (como exigir diálise), um certo tipo de infecção viral (mononucleose infecciosa).

Antes de operar, informe seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).

Os comprimidos de Clavulin podem causar tonturas. Tomar certos medicamentos, ou beber álcool, juntamente com Clavulin, agrava ainda mais o efeito da tontura. Portanto, não é aconselhável operar um veículo a motor, máquinas ou executar outras tarefas inseguras até que os efeitos completos da medicação desapareçam.

Clavulin pode tornar as pílulas anticoncepcionais menos eficazes. Pergunte ao seu médico sobre o uso de um método não-hormonal de controle de natalidade (como um preservativo, diafragma, espermicida) para prevenir a gravidez ao tomar este medicamento.

Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário. Estudos em animais não demonstraram risco para o feto e não há estudos bem controlados em mulheres grávidas. Ou, estudos em animais demonstraram um efeito nocivo e indesejável, mas estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas não conseguiram demonstrar um risco para o feto em qualquer trimestre. Discuta os riscos e benefícios com seu médico.

Este medicamento passa para o leite materno e pode prejudicar um bebê lactante. Consulte o seu médico antes da amamentação. Não use este medicamento sem informar o seu médico se estiver a amamentar um bebê. Não administre este medicamento para uma criança sem conselho médico.

Os medicamentos antibióticos podem causar diarreia, o que pode ser um sinal de uma nova infecção. Se você tem diarreia aquosa ou tem sangue nela, pare de tomar este medicamento e ligue para o seu médico. Não use nenhum medicamento para parar a diarreia, a menos que o seu médico lhe tenha dito.

Clavulin preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório, da quantidade de comprimidos contidos na caixa e da sua forma farmacêutica. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços da caixa de Clavulin 500 mg com 21 comprimidos custam entre 120 a 130 reais, já o Clavulin Bd 875 mg com 14 comprimidos custa entre 40 reais.

Conclusão

Clavulin é um medicamento combinado que serve para tratar infecções bacterianas diversas. Este medicamento só deve ser administrado sob prescrição de um médico. Siga corretamente a forma de tomá-lo indicada pelo seu médico e informe-o sobre reações adversas.

Este artigo te ajudou?
  • +1 curtiram
  • 0 não curtiram