Cistite: causas, sintomas e tratamentos com remédios caseiros

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 24-08-15 cistite, cistite remedio, infecção na bexiga, remedio para cistite comentários

A cistite é caracterizada pela inflamação na bexiga, que frequentemente afeta as mulheres. Essa infecção, assim como outras da bexiga urinária, se desenvolvem mais frequentemente nas mulheres, principalmente no período fértil, podendo até mesmo ocorrer cistites repetidas.

Causas da cistite

A bexiga é um órgão do corpo humano que armazena a urina a partir dos rins. A urina viaja para baixo para a bexiga através de tubos chamados ureteres e deixa a bexiga através da uretra. A uretra feminina é perto da vagina e ânus, e uma higiene inadequada muitas vezes pode causar a cistite.

As infecções bacterianas são a maior causa de cistite, no entanto, esse problema pode ser causado por diferentes fatores. A cistite vaginal, por exemplo, pode ocorrer após uma relação sexual onde a uretra sofreu traumas. Nos homens, a causa mais frequente é uma infecção bacteriana persistente na próstata.

Sintomas da cistite

Alguns sintomas de cistite são:

– Dor ao urinar.
– Forte vontade de urinar.
– Sensação de queimação ao urinar.
– Dor na pélvis e na área abdominal inferior.
– Urina grossa, escura, com cheiro muito forte e que pode ser acompanhada por traços sangrentos ou pus (neste caso, pode apresentar também febre).
– Urinar em pequenas quantidades e frequentemente.

Exames e testes

Na maioria dos casos, uma amostra de urina é coletada para os seguintes testes:

– Exame de urina: Este exame é feito para buscar glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, bactérias e avaliar certos produtos químicos, tais como nitritos na urina.

– Urocultura: Usa uma amostra de urina limpa para identificar as bactérias na urina e decidir sobre o antibiótico correto.

Dicas para prevenir e tratar a cistite

Use calcinha de algodão

É aconselhável usar calcinha de algodão. No caso das mulheres, calcinhas de algodão e roupas folgadas permitirão a respiração da região genital, e também ajuda a mantê-la seca. Evite tecidos sintéticas.

Evite bebidas alcoólicas

O álcool tende a irritar o trato urinário, por isso não é recomendado seu consumo para quem sofre de cistite. Além disso, deve ser evitado em qualquer caso de infecção na bexiga.

Manter um diário de infecções da bexiga

É aconselhável que uma pessoa que sofra de infecções urinárias recorrentes, mantenha um diário para identificar as possíveis causas desta infecção e usá-lo como um método de prevenção da mesma.

Higiene correta

Limpe a vagina de frente para trás após urinar, para impedir que as bactérias do ânus atinjam a uretra. Não use duchas ou desodorantes vaginais.

Outras medidas incluem:

– Beber água abundantemente.
– Esvaziar totalmente a bexiga ao urinar.
– Urinar após a relação sexual para eliminar bactérias.
– Trocar absorventes com frequência.

Procure um médico nos seguintes casos:

– Histórico médico de problemas renais.
– Diabetes.
– Gravidez.
– Tremores ou vômitos.
– Febre persistente.
– Sangue na urina.
– Lesão abdominal ou nas costas ocorrida anteriormente.
– Pressão arterial elevada.
– Homens com mais de 50 anos.

Remédios naturais para o tratamento de cistite

A próxima seção de remédios naturais para o tratamento de cistite deve ser feito de acordo com o grau de complicação para cada caso particular. As pessoas que têm algum tipo de problema de saúde mais complexo, devem sempre consultar um médico antes da auto-medicação.

Suco de mirtilo

Um ou dois copos por dia pode ajudar a aliviar os sintomas e prevenir a recorrência desse problema, sendo um ótimo remédio caseiro para cistite. Uma pesquisa mostrou que um composto dos mirtilos impede que as bactérias se aderem à parede da bexiga, por isso é uma boa maneira de evitar a cistite.

Bicarbonato de sódio

Beba um copo de água com uma colher de chá de bicarbonato de sódio, duas vezes por dia.

Chá de salsa

Este é um grande chá para cistite. Para a sua elaboração, pegue duas colheres de sopa de salsa e ferva em um copo de água por 10 minutos, deixe esfriar e tome em seguida.

Vinagre de maçã

Outro remédio para cistite consiste em beber um copo de água com duas colheres de chá de vinagre de cidra da maçã e duas de mel puro em cada refeição.

Banho de assento

Ferva 2 colheres de sopa de camomila e 3 dentes de alho em um litro de água por 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Execute uma lavagem vaginal com esta preparação de preferência à noite antes de dormir.

Outras opção:

Tome um banho de assento com água morna e algumas gotas de óleo essencial de pinheiro.

Mais informações

Raramente a cistite leva a complicações, no entanto, se não tratada, pode evoluir para uma infecção renal. Em todo caso, deve ser seguido o tratamento médico recomendado e uma investigação para saber suas causas.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: