Chás para aliviar o estresse e ansiedade naturalmente

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 27-06-16 Ansiedade, Estresse, remedio para ansiedade comentários

O estresse é uma manifestação relacionada à fadiga mental, emocional e tensão física, é um sentimento que pode vir a qualquer situação ou pensamento que faz você se sentir frustrado, irritado ou nervoso. A ansiedade é também um mecanismo natural de adaptação que permite-nos ficar alertas para eventos cotidianos. Ela pode ser boa ou ruim para nossa saúde, dependendo das circunstâncias ou intensidade.

Consequências do estresse

Seu corpo reage ao estresse pela liberação de hormônios. Esses hormônios deixam o cérebro mais alerta, fazendo com que os músculos se tensionem. A curto prazo, estas reações são boas, porque nos ajudam a lidar com a situação que provoca o estresse. Esta é a forma como nosso corpo se protege.

Quando você tem estresse crônico, seu corpo permanece alerta, mesmo quando não há nenhum perigo. Ao longo do tempo, isso o coloca em risco sua saúde, podendo causar problemas como:

– Pressão alta
– Insuficiência cardíaca
– Diabetes
– Obesidade
Depressão ou a ansiedade
– Problemas de pele, como acne ou eczema
– Problemas menstruais

Consequências da ansiedade

A ansiedade pode nos ajudar ou atrapalhar. Essa sensação estimula o indivíduo a entrar em ação, no entanto, em excesso, causa o efeito contrário, impedindo nossas reações. A ansiedade crônica pode levar a:

– Nervosismo
– Irritabilidade
– Tremores
– Tensão muscular
– Suor
– Tontura
– Palpitações do coração
– Desconforto digestivo

Causas

O que causa estresse?

– Negatividade exagerada
– Emoções fortes
– Problemas econômicos, familiares, no trabalho, etc
– Fim de um relacionamento

O que causa ansiedade?

– Ela pode ser causada por hereditariedade (a predisposição provoca grandes episódios da crise)
– Ambiente familiar
Dormir mal
– Não comer na hora certa ou manter uma má alimentação
– Eventos traumáticos ao longo da vida que ainda não foram superados

Chás para reduzir o estresse e aliviar a ansiedade

Existem várias maneiras de combater o estresse e a ansiedade, uma das melhores opções são os chás para reduzir esses problemas naturalmente.

Chá de camomila

É um dos mais eficazes relaxantes naturais. De acordo com a Universidade de Meryland Medical Center, a camomila executa a mesma atividade em neurotransmissores alterados como qualquer calmante sintetizado. A sua eficácia ocorre porque contém uma quantidade elevada de sesquiterpenos, uma substância que atinge o cérebro límbico (onde ocorre a memória e as emoções) e todo o sistema nervoso. Esse recurso ajuda a reduzir certas reações que causam ansiedade e estresse, por isso é um ótimo chá para ansiedade e nervosismo.

Para colher seus benefícios, recomenda-se tomar duas xícaras de chá de camomila por dia. Se desejar adoçar, você pode adicionar mel.

Chá de ginseng

É uma substância natural que ajuda o corpo a melhorar a sua condição física e mental durante o dia. Sues nutrientes atuam diretamente sobre o desempenho do sistema imunológico e o sistema nervoso central. Não é recomendado para mulheres grávidas porque às vezes pode alterar a glândula pituitária. Para a sua eficácia, recomenda-se beber duas xícaras desse chá para ansiedade ao dia.

Chá de valeriana

Seus efeitos terapêuticos para reduzir o estresse e aliviar a ansiedade fizeram dessa bebida uma das mais conhecidas e utilizadas ervas para tratar esses problemas naturalmente. Ela atua como um antidepressivo, anticonvulsivante, sedativo e ansiolítico. Em adição, é também analgésica e tranquilizante do cérebro e sistema nervoso central.

Seu efeito positivo pode ser conseguido ingerindo duas xícaras desse chá ao dia. Não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Chá de lavanda

O chá de lavanda ajuda a reduzir o estresse e é também usado como remédio para ansiedade. O seu efeito calmante ocorre, pois contém substâncias que aderem ao mecanismo de sinalização do sistema nervoso periférico e reduzem o lactato que, geralmente, faz com que a pessoa se sinta muito estressada. Beber duas xícaras por dia será suficiente para notar uma melhoria.

Chá de passiflora

Também conhecida como flor da paixão ou flor de maracujá, ela ajuda a reduzir a ansiedade e estresse. A sua eficácia é devida aos seus efeitos ansiolíticos e calmantes. Basicamente, ele estimula os neurotransmissores e relaxa o sistema nervoso. Não beba mais do que duas xícaras ao dia.

Dicas para se manter relaxado

Os chás para reduzir o estresse e aliviar a ansiedade são eficazes. No entanto, para alcançar um equilíbrio físico e emocional você pode seguir estas dicas:

– Respire profundamente em situações que podem alterar nosso humor
– Evite o consumo de bebidas energéticas
– Pratique rotinas de exercícios físicos, pelo menos, duas vezes por semana ou sessões de ioga
– Detecte a origem desses episódios vinculados a ansiedade ou estrese e tente evitá-los
– Tente interpretar de forma positiva todas as situações da vida para evitar perturbações desnecessárias
– Aprenda a ser tolerante
– Durma bem

Mais informações

O estresse a ansiedade muitas vezes fazem parte de nossas vidas, mas isso não deve ser assim, pois como vimos, podem prejudicar muito nossa saúde. Tente ao máximo evitar esses sentimentos, além de cuidar da saúde, terá uma melhor qualidade de vida.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: