Cereja: conheça as incríveis propriedades desta fruta

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 24-02-15 Alimentos saudáveis, benefícios da cereja, Cereja comentários

A cereja é rica em carboidratos, especialmente frutose, embora o seu valor calórico seja moderado em comparação com outras frutas. Fornece quantidades significativas de fibra, que melhora o trânsito intestinal. Contém quantidades de pró-vitamina A e vitamina C.

O que realmente se destaca nas cerejas é seu conteúdo de flavonoides (principalmente antocianinas, relacionados com a cor característica desses frutos) e seu ácido elágico do grupo dos polifenóis, ambos excelentes antioxidantes. Tem quantidades significativas de potássio e, em menor grau, de magnésio e de cálcio.

O potássio é necessário para a geração e transmissão de impulsos nervosos e para a atividade muscular normal, está envolvido no equilíbrio de água no interior e no exterior da célula.

Propriedades das cerejas para a saúde

As cerejas são ricas em antocianinas e ácido elágico, de ação antioxidante e anti-séptica, para combater infecções. Os antioxidantes bloqueiam os efeitos prejudiciais dos radicais livres. Os antioxidantes podem bloquear os radicais livres que modificam o chamado mau colesterol, ajudando a reduzir o risco cardiovascular e cerebrovascular. Além disso, os baixos níveis de antioxidantes são um fator de risco para certos tipos de câncer e doenças degenerativas.

Por seu elevado teor de água e de potássio tem um efeito diurético benéfico em caso de hiperuricemia, gota, para a hipertensão e outras doenças associadas com a retenção de líquidos.

A fibra previne ou melhora a prisão de ventre, ajuda a reduzir as taxas de colesterol no sangue e para ter um bom controle da glicose no sangue (níveis de açúcar no sangue) em pessoas com diabetes. No entanto, as cerejas têm um alto teor de açúcar (especialmente as em conservas), por essa razão, pessoas com diabetes e aqueles que realizam programas para perder peso devem levar em conta seu consumo.

O ácido oxálico contido nas cerejas interfere em elementos essenciais do corpo, como o ferro, o magnésio e, especialmente, o cálcio, formando oxalato de cálcio insolúvel, o que pode provocar o crescimento de pedras nos rins, por isso pessoas suscetíveis a esse problema não devem consumir essa fruta em excesso.

Mais informações

As cerejas podem ser consumidas frescas, na sobremesa ou em bolos, mousses, sorvetes, bombons recheados e uma infinidade de receitas, além de seu delicioso e conhecido sabor, como vimos, elas ainda podem nos ajudar a cuidar da saúde.

Esta pequena fruta também é muito conhecida por seu poder anti-inflamatório, que ajuda a aliviar diversas dores, inclusive de artrite reumatoide.

Este Post te ajudou?
  
  • quanto de acucar tem uma cereja
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: