Caxumba: causas, sintomas, prevenção e tratamento

Rudney Doenças 17-11-16 caxumba, caxumba sintomas, sintomas de caxumba comentários

A caxumba é uma doença contagiosa que provoca inchaço doloroso das glândulas salivares, que produzem saliva, um líquido que umedece os alimentos e ajuda a mastigar e engolir.

Causas

A caxumba é causada por um vírus (Paramyxovirus) que é transmitido a partir de uma pessoa para outra, através de gotículas de umidade a partir do trato respiratório, tal como quando uma pessoa espirra. Ela também é transmitida através do contato direto com a saliva infectada.

Essa doença ocorre mais frequentemente em crianças entre 2 e 12 anos que não foram vacinadas. No entanto, a infecção pode ocorrer em qualquer idade. O tempo entre a exposição ao vírus, até ficar doente (período de incubação) é de aproximadamente 12 a 24 dias.

Caxumba também pode infectar:

– sistema nervoso central
– pâncreas
– os testículos

Sintomas da caxumba

Inicialmente aparece dor e endurecimento na área correspondente à glândula parótida (entre o lóbulo da orelha e da mandíbula), geralmente devido à inflamação na área.

Após a infecção, o alargamento da glândula salivar atinge o seu volume máximo dentro de dois ou três dias. Normalmente, é inflamado primeiro de um lado e, no decurso de dois dias, o outro, mas pode afetar apenas um deles.

O período em que os sintomas de caxumba aparecem é de aproximadamente três a sete dias após a exposição embora varie dependendo do paciente. Os sintomas da caxumba são:

– dor facial
– febre
– dor de cabeça
– dor muscular
dor de garganta
– inchaço das glândulas parótidas (maiores glândulas salivares, localizadas entre a orelha e o queixo)
– inchaço dos templos ou mandíbula (área temporomandibular)

Outros sintomas desta doença que podem ocorrer em homens:

– tumor testicular
– dor testicular
– inchaço escrotal

Tratamento

Não há tratamento específico para a caxumba.

As medidas que podem ser tomadas para aliviar os sintomas incluem:

– aplicar compressas quentes ou frias na área do pescoço.
– tomar paracetamol (Tylenol) para aliviar a dor. (Não dê aspirina (ácido acetilsalicílico), por causa do risco de desenvolver a síndrome de Reye.)
– beba líquidos.
– coma alimentos moles.
– faça gargarejo com água morna e sal.
– evite alimentos ácidos ou alimentos que fazem sua boca secretar saliva, tais como cítricos.
– faça gargarejo com água salgada morna várias vezes ao dia.

A caxumba pega? Sim! Tente evitar lugares públicos e contatos próximos, durante pelo menos 5 dias após os sintomas aparecerem. Este é o período de maior contágio.

Expectativas (prognóstico)

As pessoas com esta doença geralmente evoluem bem, mesmo se os órgãos estão comprometidos. Depois que a doença acontece, você estará imune contra a caxumba pela vida.

Quem está em risco de contrair caxumba?

A doença afeta principalmente as crianças em período escolar, com idades entre 5 e 10 anos em áreas geográficas de países densamente povoados que não necessitam de imunização contra o agente viral. O paciente normalmente infecta também os membros da família.

Existem complicações?

Uma complicação muito grave, causada pelo vírus da caxumba é a meningite, uma doença que afeta as membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal. A meningite causada pelo vírus da caxumba é geralmente benigna, mas pode causar dor de cabeça e rigidez do pescoço. Outra complicação, e não menos rara, é a pancreatite ou infecção do pâncreas, a orquite e a miocardite.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito a partir de amostras de saliva ou urina. Outros testes laboratoriais podem ser usados para determinar a concentração de anticorpos contra o vírus presentes na amostra.

Prevenção

A caxumba pode ser impedida pelo vírus da vacina. Normalmente esta vacina é dada para crianças no segundo ano de vida. Na maioria dos casos, a vacina é fornecida em conjunto com as do sarampo e rubéola (SCR), chamada de tríplice viral, existem ainda uma outra que vem junto com a do Sarampo, Rubéola e Catapora (SCRV), chamada de tetraviral.

Procure um médico se você ou seu filho tem caxumba e:

– vermelhidão ocular
– sonolência persistente
– vômitos ou dor abdominal persistente
– dor de cabeça severa
– dor ou um nódulo nos testículos

Mais informações

A vacina contra a caxumba é a melhor maneira de proteger-se da doença. Fale com o seu médico ou verifique seus registros de vacinação e de seus filhos para garantir que eles estão atualizados com a vacina contra a caxumba.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: