Cavalinha: 14 benefícios desta incrível planta para a saúde

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 26-06-15 cavalinha, Dicas Saúde, Plantas medicinais comentários

A cavalinha (Equisetum arvense) é usada desde a Grécia antiga por suas propriedades de cura e para tratar feridas. É uma das melhores plantas depurativas e diuréticas que existem, por isso, é utilizada para eliminação de líquidos, e até mesmo para melhorar o aspeto da celulite.

Cavalinha e suas propriedades medicinais

A cavalinha é uma das plantas medicinais mais usadas do mundo para muitas doenças. Esta planta, que normalmente é encontrada perto de rios e córregos têm muitas propriedades curativas e é muito rica em sais minerais, tais como o silício, magnésio, e cálcio, entre outros.

Ela é usada para “retenção” (edema), cálculos no rim e bexiga, para infecções do trato urinário, incontinência urinária e desordens gerais dos rins e da bexiga, para a calvície, tuberculose, icterícia, hepatite, unhas quebradiças, doenças das articulações, gota, osteoartrite, ossos fracos (osteoporose), perda de peso, para os períodos menstruais prolongados ou sangramento (hemorragia) do nariz.

A cavalinha é aplicada diretamente na pele para tratar feridas e queimaduras. Esta planta contém substâncias químicas que podem envenenar o gado, mas a toxicidade em seres humanos não foi demonstrada.

Benefícios da cavalinha

Vamos conhecer agora alguns benefícios da cavalinha.

1 – Antibacteriana e antifúngica

Por esta razão, pode ser usada em cataplasmas para aliviar a inflamação e infecção causada por furúnculos.

2 – Regenera as articulações

A cavalinha é muito útil para recuperar as articulações e cartilagem. Assim, seu consumo é muito interessante para atletas, pois ajuda a relaxar os tendões e paredes dos vasos, além de ser uma grande aliada depois de entorses e lesões musculares.

3 – É um bom regenerador ósseo

Graças ao seu alto teor de alguns minerais, como o silício, é muito útil para a regeneração óssea, especialmente após uma fratura. Também ajuda o corpo a absorver e fixar o cálcio nos ossos, ajudando em casos de osteoporose.

4 – Previne a oxidação celular

A alta atividade protetora contra os radicais livres exercida por esta planta, ajuda a evitar a oxidação celular, que é responsável pelo envelhecimento.

5 – Depurativa

Por ser diurética, a cavalinha ajuda a evitar o acúmulo de toxinas no sangue e no trato urinário, o que ajuda a remover pedras nos rins e melhorar os sintomas em caso de infecções do trato urinário.

6 – Elimina líquidos

O consumo de cavalinha favorece a eliminação de fluidos do corpo, tornando-se útil em doenças que estão relacionadas com a retenção de fluidos, tais como a artrite, a gota ou mesmo para melhorar a aparência da celulite.

7 – Ajuda a reduzir o sangramento

Graças à sua propriedade hemostática e anticoagulante, pode ser útil para parar a hemorragia interna e externa, de modo que pode ajuda em casos de gengivite e mesmo hemorroidas.

8 – Estimula o crescimento do cabelo

Seu alto teor de silício orgânico, é muito útil para estimular o crescimento do cabelo e fazer com que os fios tenham mais força. Também ajuda a evitar problemas de queda de cabelo.

9 – Elimina manchas brancas nas unhas

Seus minerais ajudam a fortalecer as unhas e evitam problemas com unhas quebradiças. Também eliminam as manchas brancas que podem aparecer sobre elas.

10 – Melhora a memória

O consumo regular de cavalinha pode reforçar os tecidos que formam o cérebro, as células nervosas e a medula espinal, o que é considerado um bom aliado a melhorar e evitar a perda de memória.

11 – Ajuda a curar feridas

Sua composição rica em taninos e seu poder adstringente, faz da cavalinha uma remédio natural muito útil para tratar e curar feridas.

12 – Protege a pele

Novamente, o silício ajuda a regenerar tecidos que são submetidos aos efeitos do tempo, por isso, a planta cavalinha torna-se uma grande aliada para cuidar da pele e proporcionar uma aparência lisa e elástica, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir rugas e suaviza as estrias.

13 – Combate fungos no pé

Suas propriedades anti-fúngicas e microbianas, ajudam a combater fungos que aparecem nos pés, além de melhorar o mau odor causado pelo chulé.

14 – Ajuda a perder peso

Graças à sua propriedade diurética, esta planta vai ajudar você a emagrecer, pois estimula a eliminação de líquidos. Porém, não ajuda a perder gordura.

Remédios naturais com cavalinha

Cataplasma de cavalinha para varizes

A cavalinha tem propriedades anti-inflamatórias, de modo que este remédio servirá para melhorar a aparência de varizes.

Ingredientes

– 1 punhado de cavalinha.
– 1/2 litro de água.
– Pedaços de pano.

Preparo

Para preparar o cataplasma, você tem que adicionar um punhado de cavalinha para meio litro de água e deixar ferver em fogo baixo por 10 minutos. Após este tempo, deixe a infusão repousar por mais 10 minutos. Coe a infusão para remover os restos da planta e embeba os pedaços de pano com ela. Aplique sobre a área afetada para reduzir o inchaço dos vasos sanguíneos.

Chá de cavalinha para tratar aftas

A cavalinha tem propriedades curativas, o que será de grande ajuda para o tratamento de herpes labial.

Ingredientes

– 2 colheres de sopa de cavalinha.
– 1 xícara de água fervente.

Preparo

Para preparar o chá de cavalinha, primeiro você tem que colocar a água para aquecer, e quando começar a ferver, adicione duas colheres de sopa de cavalinha e deixe ferver por 5 minutos. Depois deixe a infusão descansar por mais 5 minutos, e retire os restos da planta. Com a infusão resultante faça lavagens, pelo menos, 4 vezes por dia para melhorar as aftas.

Chá de cavalinha para a pressão arterial elevada

Este chá leva, além da cavalinha, outras plantas como angelica, tília, bétula e erva-doce, que são calmantes, depurativas e possuem propriedades diuréticas que irão ajudar a combater a hipertensão.

Ingredientes

– 100 gramas de cavalinha.
– 100 gramas de angélica.
– 100 gramas de tília.
– 100 gramas de bétula.
– 100 gramas de erva-doce.
– 1 xícara de água.

Preparo

Combine todas as plantas em partes iguais e coloque uma colher desta mistura em um copo de água fervendo e deixe por 3 minutos. Em seguida, deixe repousar por 10 minutos. Você deve tomar 1 ou 2 xícaras por dia para obter o efeito desejado.

Advertências e contra-indicações

– Gravidez e lactação: esta planta provoca deficiência de vitamina B1 (tiamina). Seja cautelosa e evite o uso.
– Diabetes: a cavalinha pode diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Preste atenção aos sinais de baixo açúcar no sangue (hipoglicemia) e monitore o açúcar em seu sangue.
– Níveis baixos de potássio (hipocalemia): por aumentar a eliminação de potássio a partir do corpo, esta planta pode eventualmente levar a níveis muito baixos deste mineral.

Mais informações

As plantas medicinais como a cavalinha, são nossas grandes aliadas para manter uma boa saúde e tratar diversos problemas que nos possam afetar. Para conhecer mais ervas e plantas com propriedades curativas acesse nossa matéria sobre ervas medicinais, seus usos e benefícios para a saúde.

Este Post te ajudou?
  
  • cataplasma de cavalinha
  • cavalinha para feridas
  • cha de cavalinha e hamamelis
  • cavalinha e hamamelis
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: