Causas da dor na nuca e como trata-las

Rudney Dicas Saúde 12-02-16 dor de cabeça na nuca, dor na nuca, dores na nuca comentários

A dor na nuca é um problema bastante incomodo e que a maioria das pessoas sofrerão em algum momento de suas vidas, mas para combatê-la, o primeiro passo é saber qual a causa está envolvida. A maioria das dores na nuca são transitórias e sem causa conhecida.

Quando a nuca dói, você pode ter dificuldade de movimentação, especialmente para os lados. Muitas pessoas descrevem este como um torcicolo, mas essa pode não ser a causa. Se a dor na nuca envolve a compressão do nervo, você pode sentir dormência, formigamento ou fraqueza no braço, mão, ou em outro lugar.

A grande maioria dos casos de dor na nuca são curadas sozinhas com o tempo e podem ser tratadas com tratamentos não-cirúrgicos. No entanto, existem alguns sintomas que são possíveis indicadores de uma condição médica séria e os pacientes que têm esses sintomas devem procurar atenção médica imediata.

Causas da dor na nuca

Causas potencialmente graves de problemas na nuca geralmente resultam de lesões, doenças degenerativas ou inflamatórias das articulações cervicais. No entanto, também podem ser causadas por algo bem mais simples e de pouca gravidade. Confira algumas causas:

Problemas de coluna

Uma dor na nuca e nos ombros pode ser um sinal de problemas na coluna, como hérnia de disco e artrite. Esse tipo de dor pode deve ser avaliada por um ortopedista.

Músculos fracos

Muitas vezes, o músculo do trapézio e outros músculos do pescoço, ombros e costas estão enfraquecidos pela falta de exercício, o que favorece que sejam mais afetados pela má postura ou estresse. Para evitar esse tipo de dor é preciso fazer exercícios de fortalecimento muscular dessas regiões.

Má postura

Ao passar muitas horas na mesma posição (por exemplo, no computador), os músculos tornam-se mais rígidos. Portanto, é importante praticar movimentos de alongamento em todas as direções e mudar de posição frequentemente durante todo o dia a cada meia hora enquanto você trabalha. A má postura muitas vezes causa dor na nuca e no pescoço, podendo ser um sinal de contratura, distensão ou torcicolo.

Pressão arterial

Quando a pressão arterial sobe pode causar dores na nuca, e ocorre principalmente em pessoas hipertensas. No entanto, geralmente a hipertensão arterial não apresenta sintomas e, esse sinal pode ocorrer quando a pressão está muito elevada. Neste caso, é importante tomar a medicação diariamente, reduzir a ingestão de sal, evitar o estresse e praticar atividades físicas regularmente.

Fatores emocionais

Tenha em mente que em muitos casos a dor na nuca é causada pela expressão de uma tensão emocional devido às preocupações, ansiedade ou estresse. Por exemplo, se estamos felizes, provavelmente, nosso olhar é para a frente, esperançoso, no entanto problemas “pesam” e são como cargas que, por exemplo, diminuem o nosso olhar e tensionam nossos ombros. Procure buscar formas de combater o estresse e ansiedade como exercícios respiração.

Labirintite

Uma dor na nuca e tontura são sinais de labirintite, um problema que afeta o ouvido e provoca desequilíbrios e vertigem. A qualquer sinal de tontura é indicado sentar-se ou se puder deitar e fixar os olhos num ponto no teto, até que os sintomas desapareçam.

Enxaqueca

Uma enxaqueca forte pode causar dores que irradiam pela nuca e costas. Para tratá-las é preciso ficar em um quarto escuro e sem barulho.

Dormir em uma posição desconfortável

Dormir em uma posição desconfortável durante um longo tempo também pode provocar a dor na nuca, que geralmente concentra-se mais ao lado do pescoço, causando dor no pescoço e nuca de algum lado do corpo. Massagens, compressas quentes e a ingestão de analgésicos ajudam a tratar essas dores.

Torcer e virar o pescoço acentuadamente durante o exercício

Movimentos acentuados de pescoço podem causar dores na nuca e, ocorrem principalmente durante a prática de exercícios físicos. Um bom aquecimento e alongamentos ajudam a evitar esse tipo de desconforto.

Dicas para evitar dores na nuca

Em casos mais simples de dores na nuca, algumas simples medidas podem ser tomadas para prevenção, algumas delas são:

– Praticar atividades físicas para manter os músculos fortes
– Dormir em um travesseiro adequado
– Evitar o estresse
– Fazer alongamentos e aquecimento antes de atividades físicas
– Tentar manter uma boa postura principalmente no computador
– Manter a pressão arterial sob controle

Mais informações

Apesar de ser um problema que muitas simples que pode ser tratado em casa, se a dor na nuca durar mais de 48 horas, ser incapacitante ou ser acompanhada de vômitos e febre, é preciso procurar ajuda médica.

Este Post te ajudou?
  
  • dores na nuca qual risco a saude
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: