Cardamomo: uma erva aromática medicinal

Jeferson Alimentos Saudáveis 18-11-13 Alimentos saudáveis, cardamomo, condimentos comentários

cardamomo capa

O cardamomo é uma vagem de sementes, conhecido desde os tempos antigos por suas propriedades culinárias e medicinais. O tempero é nativa da floresta tropical no sul da Índia, as vagens são utilizadas como condimento na base de comidas e bebidas, bem como na medicina. Pode não ser bem conhecida nos países ocidentais, por isso hoje eu quero compartilhar com vocês algumas das suas propriedades e algumas dicas para consumi-las.

Benefícios para saúde do cardamomo

O cardamomo evita uma série de doenças devido à sua elevada concentração de antioxidantes. Entre as espécies de cardamomo aqueles mais picantes, o cardamomo preto, como , são aqueles que contêm muitos óleos essenciais voláteis , incluindo pineno , sabinene , mirceno , felandreno , limoneno , entre outros. Devido a esses compostos, o cardamomo é um excelente anti-séptico, anti-espasmódico, carminativo, digestivo, diurético, expectorante, estimulante e tônico estomacal.

Por sua vez, as propriedades terapêuticas de cardamomo são usados em cosméticos porque seu óleo é misturado em cremes e são usados ​​para vários tratamentos de beleza naturais. O óleo de cardamomo é valorizado por suas propriedades curativas como um antioxidante, eficaz na prevenção de rugas e sinais de envelhecimento na pele. É também um anti-séptico eficaz e anestésico local.

O cardamomo é rico em vitaminas como riboflavina, niacina, vitamina C, essenciais para a saúde. Ele é também uma boa fonte de minerais como potássio, cálcio, ferro e magnésio, todos estes importantes para a formação de tecido, que fixa o cálcio nos ossos, formação de células vermelhas do sangue e do metabolismo celular. Também contém manganês, que é um potente captador de radicais livres .

cardamomo 1

Como consumir cardamomo

Um sabor perfumado e canforado intenso, o cardamomo é usado como a pimenta, para realçar os sabores quentes e picantes, também podem ser incorporados em salsas, como no caso da mostarda, acompanhado de pistache e outras sementes oleaginosas. Em outros casos, até em sobremesas e preparações doces…

Por sua vez você pode consumir como um chá, adicione no leite ou café. Você pode também fazer banhos de imersão com ele, para tirar proveito de suas propriedades estéticas e eliminar os odores corporais.

cardamomo 2

Você já sabia de todas essas propriedades de cardamomo?

Este Post te ajudou?
  
  • espécies de cardamomo
  • cardamomo como consumir
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: