Carboidratos saudáveis que não podem faltar na dieta

Davi Alimentos Saudáveis 25-01-16 carboidratos, carboidratos saudáveis, dieta do carboidrato comentários

Nem todos os carboidratos são prejudiciais, existem os carboidratos saudáveis e outros que não são. Consumir carboidratos de um pão branco não é a mesma coisa que consumir os carboidratos de um pão integral.

Muitos acreditam que os carboidratos são prejudiciais à saúde, pois muitos médicos o eliminam da dieta de algumas pessoas. Mas é importante saber que os carboidratos são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Benefícios dos carboidratos

Eles fornecem energia para que possamos realizar inúmeras tarefas como, andar, correr, nadar, pular, dançar, etc… Todas essas atividades só são possíveis com a ingestão de carboidratos, pois eles alimentam as células do sistema nervoso central. Ou seja, os carboidratos são essenciais para nos manter fortes e saudáveis.

Para atender nossas necessidades, devemos consumir durante a alimentação, no mínimo 50% do total de calorias em carboidratos. No entanto, as pessoas que praticam atividades físicas com mais frequência precisam de uma percentagem maior, pois o consumo de energia também é maior.

Principais benefícios dos carboidratos para o organismo humano

A glicose baixa gera sintomas como tontura e fadiga. Basta ingerir carboidratos (Glicose) para que nossa energia seja reposta e nos sintamos fortes e bem dispostos.

Os carboidratos são responsáveis pelo bom humor, já que produzem em nosso organismo a serotonina, proporcionando-nos bem-estar e tranquilidade.

A glicose (Importante carboidrato) é fonte de energia para o nosso cérebro, sendo um excelente estimulante para a memória. 120 gramas de glicose por dia são suficientes para melhorar nosso raciocínio e nosso potencial de concentração.

Os carboidratos contidos nas frutas, nos legumes e nos farelos de aveia, por exemplo, auxiliam na redução do mau colesterol (LDL), pois as fibras que os constituem ligam-se à gordura, impedindo sua absorção pelo organismo.

Fontes de carboidratos saudáveis

Existem inúmeras fontes de carboidratos saudáveis que devemos adicionar em nossa dieta, além de fontes saudáveis de carboidratos, esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais para a saúde.

Milho

O milho tem uma má reputação, pois se encontra com frequência entre os embalados e processados que proporcionam poucos nutrientes. Mas a verdade é que o milho natural é um grão inteiro muito saudável, uma boa fonte de fibra, vitamina C e antioxidantes como a luteína e a zeaxantina.

Carboidratos saudáveis que não podem faltar na dieta-1

Banana

As bananas são fáceis de consumir, você pode levar para qualquer lugar, é um excelente lanche natural em qualquer momento ou lugar.

Carboidratos saudáveis que não podem faltar na dieta-2

A banana é uma boa fonte de vitamina B6, magnésio, potássio e fibra. Quando não estão bem maduras as bananas são também uma boa fonte de amido resistente que ajuda a emagrecer.

Batatas

Deveríamos limitar nosso consumo de pão branco, arroz branco ou macarrão comum, mas não no de batatas. As batatas são uma excelente fonte de potássio e vitamina C, e tem quase 4 gramas de fibra quando consumidas com a casca, o que representa 15% da quantidade diária recomendada.

Carboidratos saudáveis que não podem faltar na dieta-3

Macarrão de trigo inteiro

Sabia que o macarrão de trigo inteiro oferece duas ou três vezes mais fibras que as variedades brancas refinadas, mas é tão versátil e delicioso? Igual o pão de trigo integral e o arroz integral, o macarrão de trigo inteiro é uma opção mais saudável que sua versão “branca”?

Carboidratos saudáveis que não podem faltar na dieta-4

Legumes

Os legumes, que consistem em feijões, ervilhas verdes e lentilhas, oferecem uma série de benefícios para a saúde tais como a redução do risco de enfermidade cardíaca e câncer. Além disso, ajudam a controlar o açúcar no sangue e o peso. Os legumes não só proporcionam carboidratos, mas também proteínas e gorduras saudáveis.

Carboidratos saudáveis que não podem faltar na dieta-5

Arroz integral

Você sabia que o arroz integral ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2, basta trocar o arroz branco por ele. Um estudo realizado em 2010 nos Estados Unidos mostrou que os adultos que consumiam duas ou mais porções de arroz integral por semana tinham um risco bem menor de desenvolver o diabetes em comparação com aquelas pessoas que consumiam o arroz branco.

Carboidratos saudáveis que não podem faltar na dieta-6

Ao contrário do arroz branco, o integral é um grão inteiro.

Grãos inteiros fornecem mais nutrientes, saciedade e bem-estar do que os grãos refinados.

Conclusão

Se você é uma das muitas pessoas que não consomem, ou limitam muito a ingestão de carboidratos pois acham que eles são prejudiciais, passe a consumir os que listamos como saudáveis.

Os carboidratos são muito benéficos para a saúde e nosso organismo necessita dos carboidratos para funcionar corretamente, então o seu consumo é muito importante.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: