Calorias dos alimentos: 10 alimentos saudáveis, porém calóricos

Rudney Alimentos Saudáveis 03-06-16 alimentos calóricos, caloria dos alimentos, calorias dos alimentos comentários

Se você pensou que a granola, os shakes de frutas e as barrinhas de cerais são saudáveis e podem ser comidos à vontade, é melhor ler a matéria até o final. Alguns alimentos saudáveis escondem muitas calorias, por isso pense bem antes de consumi-los se você estiver em uma dieta para perder peso.

A quantidade de calorias consumidas durante todo o dia e o gasto calórico da pessoa vai determinar se ela vai engordar ou não, isso porque se consumirmos mais calorias do que gastamos, esse excesso que sobrou vai se transformar em gordura.

Portanto, é importante para conhecer as calorias dos alimentos, principalmente os que são ditos como saudáveis e bons para qualquer dieta. Logicamente, muitos desses alimentos são saudáveis sim e possuem boas qualidades, mas é preciso ter moderação em seu consumo, tendo em conta sua alta concentração de calorias. Há também a opção de combinar estes alimentos calóricos com outros mais leves para conseguir uma dieta equilibrada.

E é importante lembrar que as calorias dos alimentos nem sempre significam que seja um alimento gorduroso ou pouco saudável​​. Por exemplo, um alimento rico em gorduras poli-insaturadas (boas) não é o mesmo que um alimento rico em gorduras saturadas (ruins), e em ambos os casos, o alimento terá muitas calorias.

Alimentos saudáveis ricos em calorias

Shakes

Os shakes que combinam muitas frutas, podem ser muito saudáveis, mas também podem ter mais calorias do que um hambúrguer. Isso porque, além do açúcar das frutas, algumas pessoas ainda acrescentam mais açúcar, o que os deixa com uma alta concentração de calorias, podendo variar de 650 a 1000. Apesar disso, existem muitas receitas com poucas calorias e que ainda ajudam a emagrecer, como essas opções abaixo:

Granola

Essa alimento é comprado em muitas lojas de produtos naturais e é feita com aveia e frutas secas, adoçada com melaço, mel, néctar de agave ou açúcar, é rica em fibras e óleos essenciais. Apesar de saudável, uma xícara tem cerca de 597 calorias, quase as calorias de uma refeição inteira!

Barras de cereais

As barras de cereais podem parecer o lanche perfeito para consumir antes do exercício. No entanto, muitas destas barras têm xarope de milho, açúcar e gordura saturada. Algumas marcas têm até 350 calorias por unidade.

Uva

Esta fruta conhecida por sua grande concentração de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, também é uma fruta que engorda. Cerca de 100 g de uva tem 72 calorias e 17,3 g de açúcar. O segredo é consumir com moderação.

Manteiga de amendoim

Rica em proteínas, gorduras saudáveis ​​e pobre em colesterol. Seu consumo está ligado a queima de gordura, a formação de massa muscular e até mesmo para a boa saúde cardiovascular. No entanto, fornece 100 calorias por colher de sopa, por isso deve ser consumida com moderação.

Abacate

É rico em luteína, fibras, vitaminas B6, C e E, potássio, magnésio e ácido fólico. Suas gorduras mono-insaturadas ajudam a reduzir o colesterol LDL (mau) e prevenir doenças cardíacas. Apesar de ser um alimento muito saudável, um abacate médio tem cerca de 276 calorias.

Frutos secos

As calorias dos alimentos chamados de frutos secos chegam a 600 por 100 gramas, no entanto, possuem muitos nutrientes saudáveis e um punhado deles diariamente são indicados para qualquer dieta. Eles fornecem ômega-3, fibra, proteínas de origem vegetal, vitamina E e selênio, além de poderosos antioxidantes que protegem o organismo.

Azeite de oliva

Contém propriedades anti-inflamatórios associadas com um menor risco de doença cardíaca, protege contra certos tipos de câncer, é bom para os ossos e rico em antioxidantes. Uma colher de sopa de azeite extra-virgem tem 120 calorias.

Banana

As bananas são ricas em vitamina A, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, ácido fólico, fibra e potássio. É um lanche nutritivo que aumenta a sensação de saciedade. Uma banana grande tem 120 calorias, quase o dobro das calorias de outras frutas, mas seus benefícios superam seu valor calórico elevado.

Manga

Rica em fibras e vitaminas A, B6 e C, seu consumo ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e melhora a digestão. Também é rica em cobre, potássio e magnésio, minerais que promovem a saúde cardiovascular. Uma manga média tem 130 calorias.

Mais informações

Lembre-se que é importante conhecer as calorias dos alimentos, no entanto, uma alimentação variada e equilibrada é sinônimo de uma dieta saudável. Não tenha medo de adicionar qualquer alimento em suas refeições, o importante é sempre manter a moderação e o bom senso.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: