Cálcio: muito mais do que proteção contra a osteoporose

Rudney Destaque, Dicas Saúde 24-10-14 alimentos cálcio, Cálcio, importância cálcio comentários

Muitas mulheres associam a necessidade de consumir a quantidade adequada de cálcio, tanto através de suplementos ou através da nutrição, como uma forma segura de prevenir a osteoporose, doença degenerativa dos ossos que, embora não seja exclusiva do sexo feminino, afeta muitas vezes mais as mulheres, especialmente na idade da menopausa. Mas o corpo precisa de cálcio para outras funções além de garantir a saúde e força dos ossos e dentes.

Este mineral também contribui para o movimento dos músculos e permite ao sistema nervoso a transmissão de mensagens entre diferentes partes do corpo, assim como a distribuição de hormônios e enzimas. O número de miligramas de cálcio que precisamos varia de acordo com idade, sexo, e, no caso das mulheres, se estiverem grávidas ou amamentando. Também alguns grupos específicos, como os que começaram a perder densidade óssea, como resultado da idade, vegetarianos ou alguns atletas e pessoas que têm dificuldade em absorver este importante mineral podem precisar de doses adicionais.

Seu médico pode ajudá-lo a determinar se você está consumindo a quantidade de cálcio que precisa, e sugerir quais suplementos podem beneficiá-lo. E, claro, nesse sentido também existem alimentos ricos nesse mineral. O cálcio não apenas pode ser obtido através de produtos lácteos, como iogurte, leite e queijo, que são os primeiros a vir à mente. Considere esta lista de alimentos ricos em cálcio, que também são um deleite para o paladar:

– Salmão, sardinha (frescas ou enlatadas), mexilhões, camarão, vieiras, polvo, ostras, camarões, amêijoas.

– Espinafre, couve, cebola, agrião, acelga, nabo, brócolis.

– Feijão branco, grão de bico, lentilha, soja.

– Ovo (gema).

– Frutos secos como castanhas.

Este Post te ajudou?
  
  • polvo faz bem osteosporose
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: