Café: qual é a quantidade diária recomendada?

Davi Bem estar, Dicas Saúde 17-06-15 Café, dose diária de café, quantidade diária de café comentários

Quem não adora café? Muitos de nós não podemos passar mais de um dia sem beber ao menos uma xícara, porque nos ajuda a sentirmos com mais energia e ativos durante todo o dia. Sem dúvida, muitos poderíamos estar excedendo em seu consumo sem nem saber disso, já que pensamos apenas nos benefícios do café para a saúde.

Apesar do café ser considerado uma bebida muito favorável para o organismo, deveríamos saber que é necessário beber a dose adequada para nós, algumas pessoas podem beber mais, outras menos. Então hoje nós vamos conhecer uma série de fatores que poderíamos levar em conta para saber qual é a quantidade que você pode tomar.

Para cada pessoa, uma quantidade

Muitos afirmam que a quantidade adequada de cafeína por dia são 400 miligramas, mas é muito importante considerar que cada corpo responde de uma maneira diferente ao seu estímulo.

Café qual é a quantidade diária recomendada-1

Ou seja, devemos ter muita atenção para como o nosso corpo reage ao consumo de cafeína. Talvez essa quantidade não afete o seu bem estar, mas para outras pessoas pode não ser a quantidade certa.

É importante conhecer os alimentos que tem cafeína, para que seja possível moderar o consumo dessa substância. Então confira: 8 alimentos que têm cafeína.

Seu estado de saúde

Se você sofre de cardiopatia, problemas digestivos ou problemas de ansiedade, é recomendável que reduza o consumo diário de cafeína.

Café qual é a quantidade diária recomendada-2

A quantidade diária recomendada é muito relativa e não há uma única dose que possa ser considerada a “ideal”.

Sono

Algo que todos devemos considerar é que o consumo de café ajuda a acabar com o sono, sendo que essa é uma das principais razões pelas quais as pessoas tomam café. Porém, assim como o café pode ser um grande aliado de manhã, é importante suspender o consumo de café seis horas antes de ir dormir, já que ele pode interferir no sono e afetar o descanso.

Café qual é a quantidade diária recomendada-3

Genética

Sim… Gostando ou não, nossos genes desempenham um papel extremamente importante em tudo o que está relacionado com a nossa saúde e bem-estar.

Café qual é a quantidade diária recomendada-4

Portanto, as pessoas que geneticamente tem tendência a problemas cardíacos ou pressão alta deveriam beber menos café que aquelas pessoas que tem um menor risco de sofrer alguma dessas enfermidades.

Cuidado com o que adiciona no café!

Até agora, falamos apenas do consumo de cafeína. Mas você não deve se esquecer que na maioria das vezes que bebemos café, geralmente adicionamos várias coisas como açúcar, leite ou adoçantes artificiais, entre outras coisas que podem prejudicar a sua saúde.

Café qual é a quantidade diária recomendada-5

Agora nós vamos aprender um pouco mais sobre o café com a Especialista em Saúde do Trabalho, Maria Tereza Carneiro Pires.

Qual a quantidade ideal de Café?

Conclusão

Se você é um “viciado ao café ” não se assuste, apenas se certifique-se de que não está afetando a sua saúde e seu bem estar.

Observe cuidadosamente suas reações para a determinada quantidade que você bebe por dia, e se você perceber que isso está prejudicando a sua saúde, então reduza o consumo. Mas com moderação, o café faz muito bem para a saúde. Então vamos conhecer alguns dos seus benefícios: Café: protege o coração e o fígado, previne diabetes e câncer.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: