Bula e indicações de uso para o Maleato de Enalapril

Bula e indicações de uso para o Maleato de Enalapril

Enalapril é um medicamento administrado na forma de maleato de enalapril. Trata-se de um inibidor da ECA, uma enzima conversora da angiotensina. Ele é utilizado para tratar a pressão arterial elevada (hipertensão), para insuficiência cardíaca congestiva em adultos e também para tratar uma desordem dos ventrículos.

Enalapril está disponível como um comprimido oral e uma solução oral, e está disponível como um medicamento genérico. Esse fármaco pode ser usado como parte de uma terapia de combinação. Isso significa que você precisa tomá-lo com outras drogas. A seguir, conheça a bula, indicações, posologia e efeitos colaterais do enalapril.

Enalapril bula

Apresentação de Maleato de enalapril. Uso oral e adulto. Laboratório: Medley.

Composição de Maleato de enalapril 10mg: embalagens com 30 comprimidos.

  • – maleato de enalapril ……… 10 mg
  • – excipientes q.s.p. ……………… 1 comprimido
  • – (amido, bicarbonato de sódio, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada, óxido de ferro amarelo)

Enalapril indicação

Enalapril é utilizado para tratar a pressão arterial elevada. Reduzir a pressão arterial elevada ajuda a prevenir acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e problemas renais. Ele também é usado para tratar a insuficiência cardíaca e para ajudar a prevenir pessoas com um certo problema cardíaco (disfunção ventricular esquerda) de desenvolver insuficiência cardíaca.

Enalapril pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como inibidores da ECA. Funciona relaxando os vasos sanguíneos para que o sangue possa fluir mais facilmente. Este medicamento também pode ser usado para ajudar a proteger os rins de danos devido à diabetes.

Enalapril posologia

Tome este medicamento por via oral, com ou sem alimentos, de acordo com as instruções do seu médico, geralmente uma ou duas vezes por dia. Siga todas as instruções no rótulo da receita. A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento.

Se estiver a utilizar a forma de suspensão oral deste medicamento, agite bem o frasco antes de cada dose. Meça cuidadosamente a dose com um dispositivo especial de medição.

Use esta medicação regularmente, a fim de obter o máximo benefício dela. É importante continuar a tomar este medicamento mesmo que se sinta bem. A maioria das pessoas com pressão alta não se sente doente.

Para o tratamento da pressão arterial elevada, pode demorar várias semanas antes de obter o benefício total deste medicamento. Para o tratamento da insuficiência cardíaca, pode levar semanas a meses antes de obter o benefício total deste medicamento. Informe o seu médico se a sua condição não melhorar ou se piorar sua condição.

Sua pressão arterial precisará ser verificada com frequência. Sua função renal ou hepática também pode precisar ser testada.

Se você precisar de cirurgia, informe o cirurgião antes do tempo que você está usando enalapril. Pode ser necessário interromper o uso do medicamento por um curto período de tempo.
Se estiver fazendo tratamento para pressão arterial elevada, continue utilizando este medicamento mesmo que se sinta bem. A pressão arterial elevada muitas vezes não possui sintomas. Você pode precisar usar remédios de pressão arterial pelo resto de sua vida.

Enalapril efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais frequentes que ocorrem com o uso de enalapril incluem:

  • – Tontura
  • – Fraqueza
  • – Erupção cutânea
  • – Tosse

Se esses efeitos são leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se eles são mais graves ou não vão embora, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Se sentir algum destes efeitos secundários graves, se seus sintomas são potencialmente fatais ou se você acha que está passando por uma emergência médica, contate imediatamente o seu médico:

  • – Problemas respiratórios. Os sintomas incluem: dificuldade para respirar ou engolir, rouquidão, aperto no peito
  • – Problemas hepáticos. Os sintomas incluem: amarelecimento da pele ou dos olhos
  • – Problemas do sistema nervoso central, tais como: tonturas, desmaio
  • – Problemas renais. Os sintomas incluem: incapacidade de urinar, mudança na quantidade de urina, sangue na urina, ganho de peso
  • – Níveis elevados de potássio. Os sintomas incluem: fraqueza, tontura ou vertigens, dormência ou formigamento, falta de ar, arritmia cardíaca
  • – Inchaço (angioedema) do seu rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou pernas
  • – Infecção. Os sintomas incluem: febre, dor de garganta, arrepios

Precauções e avisos

Antes de tomar enalapril, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a este medicamento ou a outros inibidores da ECA (tais como benazepril), ou se você tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre a história clínica de uma reação alérgica, incluindo inchaço da face, lábios, língua, garganta (angioedema), procedimentos de filtragem do sangue (tais como aférese de LDL, diálise) e alto nível de potássio no sangue.

Informe o seu médico sobre todos os produtos que utiliza (incluindo medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).

Esta droga pode te deixar tonto. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija vigilância até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança. Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Para reduzir o risco de tonturas, quando estiver sentado ou deitado, lentamente ao levantar-se.

Muita transpiração, diarreia ou vômito pode causar perda de água corporal (desidratação) e aumentar o risco de tontura. Relate diarreia prolongada ou vômito ao seu médico. Certifique-se de beber líquidos suficientes para evitar a desidratação, a menos que o seu médico indique o contrário a você.

Este produto pode aumentar os seus níveis de potássio. Antes de usar suplementos de potássio ou substitutos de sal que contenham potássio, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Enalapril pode afetar seu coração ou seus níveis de eletrólitos. Chame o seu médico se você tem dor no peito, batimentos cardíacos acelerados ou vibração no peito, uma frequência cardíaca lenta ou pulso fraco, sensação de formigamento, fraqueza muscular, tensão muscular ou contração.

Casos especiais que merecem cautela e atenção quanto ao uso deste medicamento, incluem:

  • – Pessoas com inchaço (angioedema): Se você tem inchaço em todo o seu corpo, esta droga pode piorar sua condição. Se você tem um histórico de inchaço corporal de inchaço em todo o seu corpo, você não deve tomar enalapril.
  • – Pessoas com pressão arterial baixa: Enalapril pode fazer a sua pressão arterial reduzir. Informe o seu médico se já tem pressão arterial baixa. Podem ser alteradas a sua dose. especialmente se tiver problemas renais ou diabetes.
  • – Pessoas com problemas cardíacos: Use este medicamento com precaução se tem doença cardíaca isquêmica. Enalapril pode aumentar o risco de pressão arterial baixa.
  • – Pessoas com lesão renal moderada a grave: O seu médico pode diminuir a dose de enalapril.
  • – Pessoas que planejam fazer cirurgia ou usar anestesia: Você pode experimentar pressão arterial baixa, enquanto estiver na cirurgia ou durante a anestesia.
  • – Gravidas: pesquisas têm mostrado efeitos adversos para o feto quando a mãe toma Enalapril. Este medicamento só deve ser utilizado durante a gravidez em casos graves onde é necessário para tratar uma condição perigosa na mãe. Fale com seu médico se estiver gravida ou se planeja engravidar.
    Pergunte para o mesmo sobre os danos específicos que este medicamento pode trazer para seu bebê. Este fármaco só deve ser utilizado se o risco potencial para o bebê for aceitável, dado o potencial benefício da droga. Para de usa-lo e informe imediatamente seu médico se ficar grávida enquanto toma este medicamento.
  • – Amamentação: Enalapril pode passar para o leite materno e pode causar efeitos colaterais em uma criança que é amamentada. Fale com o seu médico se você amamentar seu bebê. Pode ser necessário decidir se deve parar de amamentar ou parar de tomar este medicamento.
  • – Idosos: Os idosos podem processar as drogas mais lentamente. Uma dose normal para adultos pode causar níveis anormais desta droga no corpo de idosos. Se você é idoso, pode precisar de uma dose mais baixa deste medicamento.
  • – Crianças: Esse medicamento está contra-indicado para crianças. O Maleato de Enalapril não foi estudado em crianças.
  • – Alergias: Enalapril pode causar uma reação alérgica grave. Os sintomas incluem: problemas respiratórios, chiado, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta e urticária. Não tome esta droga outra vez se você já teve uma reação alérgica a ela antes. Tomá-lo novamente pode ser fatal.

Enalapril preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 3 a 90 reais.

Mais informações

Se seu médico prescreveu este medicamento para você, tome-o como indicado, mesmo se seus sintomas já estiverem sidos tratados. A hipertensão pode não apresentar sintomas, por isso, você deve medi-la constantemente para ver se seus níveis estão dentro do padrão.

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • 0 não curtiram