Bula e efeitos colaterais do Roacutan que você precisa saber

Bula e efeitos colaterais do Roacutan que você precisa saber

Roacutan contém uma substância derivada da vitamina A, a isotretinoína. Esse medicamento é usado para tratar acne nodular grave. Ele reduz a quantidade de óleo (sebo) liberado por glândulas na pele e ajuda a pele se renovar mais rapidamente. Altas quantidades de sebo podem levar a acne grave. Se não for tratada, acne grave pode causar cicatrizes permanentes.

A isotretinoína diminui o tamanho e a atividade das glândulas sebáceas na pele, o que reduz a quantidade de sebo que é produzido. Isso impede que as glândulas se tornem bloqueadas e significa que as bactérias têm menos probabilidade de prosperar. Também reduz a inflamação na pele. Roacutan, geralmente, é administrado após outros medicamentos para a acne ou antibióticos. Este medicamento também pode ser utilizado para tratar um determinado tipo de câncer (neuroblastoma).

Roacutan só deve ser usado quando outro tratamento (por exemplo, peróxido de benzoíla ou clindamicina aplicada na pele ou tetraciclina ou minociclina via oral) não teve efeito. Esse medicamento pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como retinoides. Há também a opção do Roacutan genérico.

Roacutan bula

Apresentação de Roacutan

Uso Oral. Uso Adulto. Laboratório: Roche.

Cada cápsula de Roacutan® 10 mg contém:

  • – Isotretinoína: 10 mg
  • – Excipientes: óleo de soja, cera amarela, óleo de soja hidrogenado, óleo de soja parcialmente hidrogenado,gelatina, glicerol 85%, Karion 83, dióxido de titânio e óxido de ferro vermelho

Tratamento com Roacutan

Leia a bula do medicamento e siga corretamente as instruções de seu médico. Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar a medicação. A dosagem é baseada em sua condição médica, peso e resposta ao tratamento.

Engula as cápsulas inteiras. Não esmague nem mastigue. Roacutan é geralmente tomado duas vezes por dia durante 15 a 20 semanas, ou como indicado pelo seu médico. A maioria das formas de isotretinoína devem ser tomadas junto com as refeições. O alimento ajuda a aumentar a absorção desta droga na corrente sanguínea. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações. Tome este medicamento com um copo cheio de água, e não se deite por 10 minutos depois de tomá-lo.

Sua acne pode piorar durante os primeiros dias de administração esta droga, e pode durar até 1 a 2 meses antes que você observe o benefício desta medicamentação. Se a acne grave retornar, um segundo curso de tratamento pode ser iniciado depois que você parou de tomar o medicamento por 2 meses. O fabricante não recomenda o uso a longo prazo da isotretinoína. Não tome mais do que a dose recomendada.

Uma vez que esta droga pode ser absorvida através da pele e pulmões e pode prejudicar o feto, as mulheres que estão grávidas ou que podem engravidar não deve lidar com esta medicação ou respirar a poeira das cápsulas.

Para ter certeza de que este medicamento não está causando efeitos nocivos, você pode precisar fazer exames de sangue com frequência. Sua função hepática também pode precisar ser testada. Visite o seu médico regularmente.

Nunca partilhe este medicamento com outra pessoa, mesmo que tenha seus mesmos sintomas. Guarde o Roacutan em temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz.

Se se esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar, a não ser que seja quase a hora da dose seguinte. Neste caso basta deixar de tomar a dose que se esqueceu de tomar e tomar a sua próxima dose, como de costume, quando é devido. Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose perdida.

O que devo evitar?

– Não tome suplementos vitamínicos contendo vitamina A enquanto você está tomando Roacutan.

– Não doe sangue enquanto estiver a tomar Roacutan e durante pelo menos 30 dias após parar de tomar. Doar sangue que possivelmente é dado a uma mulher grávida pode levar a defeitos de nascimento em seu bebê se o sangue contém qualquer nível de Roacutan.

– Não use cera para depilação ou faça tratamentos a laser na pele enquanto você estiver tomando esse medicamento e por pelo menos 6 meses após você parar de tomá-lo. Podem ocorrer cicatrizes.

– Evite a exposição à luz solar ou aos raios UV artificiais (lâmpadas solares ou camas bronzeadoras). Roacutan pode tornar a sua pele mais sensível à luz solar e queimaduras solares podem ocorrer. Roacutan pode prejudicar a sua visão, especialmente à noite. Tenha cuidado se você dirigir ou fazer qualquer coisa que exige que você veja claramente.

– Evite o uso de álcool enquanto estiver tomando este medicamento porque ele pode aumentar o risco de certos efeitos colaterais (por exemplo, pancreatite).

Roacutan efeitos colaterais

A isotretinoína pode ter efeitos secundários graves e a sua utilização deve ser supervisionada por um dermatologista. Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de uma reação alérgica ao Roacutan: urticária, dificuldade ao respirar, inchaço do seu rosto, lábios, língua ou garganta.

Os efeitos secundários menos graves de Roacutan podem incluir:

  • – Dor nas articulações, dor nas costas
  • – Sentir-se tonto, sonolento ou nervoso
  • – Secura dos lábios, boca, nariz ou pele
  • – Rachaduras ou descamação da pele, comichão, erupções cutâneas, alterações nas unhas ou nos dedos dos pés

Pare de usar Roacutan e chame o seu médico de imediato se tiver algum destes efeitos secundários graves:

  • – Problemas de sono, choro, agitação, alterações no comportamento, alucinações, pensamentos de suicídio ou ferir a si mesmo
  • -Entorpecimento repentino ou fraqueza, especialmente em um lado do corpo
  • – Visão turva, dor de cabeça repentina e severa ou dor atrás de seus olhos, às vezes com vômito
  • – Problemas auditivos, perda auditiva ou zumbido em seus ouvidos
  • – Convulsões
  • – Dor severa em sua parte superior do estômago se espalhando para suas costas, assim como náuseas e vômitos, frequência cardíaca rápida
  • – Perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos)
  • – Diarreia grave, sangramento retal, fezes pretas, sangrentas ou alcatroadas
  • – Febre, calafrios, dores no corpo, sintomas de gripe, manchas roxas sob a pele, contusões ou sangramento fácil
  • – Bolhas severas, descamação e erupção cutânea vermelha
  • – Rigidez articular, dor óssea ou fratura

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Chame o seu médico se você relatar outros efeitos secundários.

Interação com outros medicamentos

Antes de tomar Roacutan, informe o seu médico se estiver a tomar:

  • – Esteroides (prednisona e outros)
  • – Medicamentos para convulsões, tais como fenitoína (Dilantin)
  • – Um antibiótico de tetraciclina tal como demeclociclina (Declomicina), doxiciclina (Doryx, Vibramicina), minociclina (Minocin) ou tetraciclina (Brodspec, Sumycin, Tetracap)

Esta lista não é completa e outras drogas podem interagir com Roacutan. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que utiliza. Isso inclui a prescrição, vitaminas e produtos à base de plantas. Não inicie uma nova medicação sem informar o seu médico.

Quem não deve tomar Roacutan

  • – Mulheres que estão grávidas ou amamentando
  • – Mulher que poderia engravidar, a menos que todos os critérios para evitar uma concepção sejam seguidos
  • – Pessoas com acne que se desenvolveu antes de atingir a puberdade (acne pré-púberes)
  • – Pessoas com função hepática diminuída
  • – Pessoas com altos níveis de gorduras (lipídios), como colesterol e triglicérides no sangue (hiperlipidemia)
  • – Uma condição resultante do consumo excessivo de vitamina A (hipervitaminose A)
  • – Pessoas tomando antibióticos tipo tetraciclina
  • – Pessoas com alergia ao amendoim ou à soja (as cápsulas de Roacutan contêm óleo de soja)
  • – Raros problemas hereditários de intolerância à frutose (as cápsulas de Roacutan contêm sorbitol)
  • – Este medicamento não é recomendado para crianças com menos de 12 anos de idade

Avisos e precauções

A isotretinoína provoca grandes defeitos de nascença (malformações graves do feto em desenvolvimento), se tomado durante a gravidez. O médico não prescreverá este medicamento a mulheres que possam engravidar, a menos que sejam cumpridas as condições do Programa de Prevenção da Gravidez.

Este medicamento pode aumentar os níveis de colesterol e triglicérides, e diminuir os níveis de HDL (o colesterol bom). Seu médico deve monitorizar estes níveis e recomendar alterações na dieta ou medicamentos sujeitos a receita médica, se necessário.

Este medicamento pode afetar os níveis de açúcar no sangue. Se tiver diabetes, consulte o seu médico ou profissional de saúde se notar alguma alteração nos seus testes de açúcar no sangue.

Mais informações

Siga corretamente o tratamento com Roacutan e as informações de precaução descritas por seu médico. Pode ser que no começo do tratamento você perceba um aumento da acne, continue usando o medicamento assim mesmo, pois é uma reação normal. Pergunte a seu médico formas de amenizar possíveis efeitos colaterais.

Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • -2 não curtiram