Bula e efeitos colaterais do Cloridrato de Amitriptilina

Bula e efeitos colaterais do Cloridrato de Amitriptilina

O cloridrato de amitriptilina é um antidepressivo tricíclico com propriedades ansiolíticas e sedativas (calmante). A amitriptilina afeta substâncias químicas no cérebro que podem estar desequilibradas em pessoas com depressão.

O cloridrato de amitriptilina é um medicamento de prescrição. Ele vem como um comprimido que você toma por via oral.

Amitriptilina bula

Apresentação de Cloridrato de amitriptilina

Uso oral. Uso adulto e pediátrico – Adulto (75 mg) e pediátrico, acima de 11 anos (25 mg). Laboratório: Medley.

Comprimidos revestidos de amitriptilina 25 mg ou 75 mg: embalagens com 20 comprimidos.

Cada comprimido revestido de 25 mg contém:

  • – cloridrato de amitriptilina ………………….. 25 mg
  • – excipientes q.s.p. …………………… 1 comprimido
  • – (amido, ácido esteárico, celulose microcristalina, copovidona, corante laca amarelo quinolina, corante laca amarelo crepúsculo, dióxido de silício, dióxido de titânio, estearato de magnésio, fosfato de cálcio básico di-hidratado, lactose monoidratada, hipromelose, macrogol)

Cada comprimido revestido de 75 mg contém:

  • – cloridrato de amitriptilina ………………….. 75 mg
  • – excipientes q.s.p. …………………… 1 comprimido
  • – (amido, ácido esteárico, celulose microcristalina, copovidona, corante laca amarelo crepúsculo, corante laca vermelho 40, dióxido de silício, dióxido de titânio, estearato de magnésio, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, lactose monoidratada, hipromelose, macrogol)

Amitriptilina posologia

Todas as dosagens e formas de administração possíveis não podem ser incluídas aqui. A dose, a forma e a frequência com que você toma dependem de sua idade, condição a ser tratada, quão grave é a sua condição, outras condições médicas que você tem e como você reage à primeira dose.

Amitriptilina efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais comuns do cloridrato de amitriptilina podem incluir:

  • – Confusão
  • – Dormência e formigamento nos seus braços e pernas
  • – Dor de cabeça
  • – Constipação ou diarreia
  • – Visão embaçada
  • – Erupção cutânea
  • – Inchaço do rosto e da língua
  • – Náusea
  • – Ganho ou perda de peso inesperado

Chame imediatamente o seu médico se tiver efeitos secundários graves e os seus sintomas a seguir:

  • – Ataque cardíaco. Os sintomas podem incluir: dor no peito, falta de ar, dor ou pressão no peito ou na parte superior do corpo
  • – Acidente vascular encefálico. Os sintomas podem incluir: fraqueza em uma parte ou no lado do corpo e fala arrastada

Precauções a avisos

Antes de tomar cloridrato de amitriptilina, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a este, ou a outros antidepressivos tricíclicos (como a nortriptilina) ou se tem outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre o seu histórico médico, especialmente sobre: ​​problemas de hemorragia, problemas respiratórios, problemas hepáticos, ataques cardíacos recentes, problemas urinários (como aumento da próstata), hipertireoidismo, antecedentes familiares de suicídio, convulsões, condições que podem aumentar o risco de convulsões (tais como outras doenças cerebrais, doenças neurológicas, abstinência alcoólica).

O cloridrato de amitriptilina pode causar uma condição que afeta o ritmo cardíaco (prolongamento do intervalo QT). O prolongamento do intervalo QT raramente pode causar batimentos cardíacos rápidos e irregulares graves (raramente fatais) e outros sintomas (como tontura severa e desmaios) que necessitam de atenção médica imediatamente.

Esta droga pode torná-lo sonolento ou tonto ou causar visão turva. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija atenção ou visão clara até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança. Evite bebidas alcoólicas.

Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que utiliza (incluindo medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).

Este medicamento pode torná-lo mais sensível ao sol. Evite a exposição solar prolongada e cabines de bronzeamento. Use protetor solar e roupas protetoras quando sair de casa.

Se você tem diabetes, esta droga pode tornar mais difícil controlar seus níveis de açúcar no sangue. Monitore regularmente os níveis de açúcar no sangue e informe o seu médico sobre os resultados. Seu médico pode precisar ajustar a medicação para o diabetes, o programa de exercícios ou a dieta.

Ainda em relação aos avisos, os seguintes grupos devem estar atentos:

  • – Pessoas com problemas cardíacos: Tomar este medicamento pode causar problemas cardíacos, como ritmo cardíaco irregular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Não tome este medicamento se estiver a recuperar de um ataque cardíaco recente.
  • – Pessoas com transtorno bipolar: Antes de iniciar o tratamento com antidepressivos, como o cloridrato de amitriptilina, é importante que seu médico verifique o risco de transtorno bipolar. Seu médico deve fazer isso porque um episódio depressivo maior é geralmente o primeiro sintoma observado em pessoas com transtorno bipolar. Esta droga não deve ser usada em pessoas com transtorno bipolar.
  • – Pessoas com história de convulsões: Tomar este medicamento pode aumentar o risco de convulsões. Se você tem uma história de convulsões, seu médico irá monitorá-lo de perto enquanto você está tomando este medicamento. Se tiver uma convulsão enquanto estiver a tomar esta droga, pare de tomar e contate imediatamente o seu médico.
  • – Pessoas com história de glaucoma ou aumento da pressão ocular: Tomar este medicamento pode aumentar a pressão em seus olhos. Se tiver história de glaucoma ou aumento da pressão ocular, o seu médico irá monitorizá-lo de perto enquanto estiver a tomar este medicamento.
  • – Mulheres grávidas: A investigação em animais mostrou efeitos adversos para o feto quando a mãe toma a droga.
    Não houve estudos suficientes feitos em seres humanos para ter certeza de como a droga pode afetar o feto.
    Fale com o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar. Este fármaco só deve ser utilizado se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto.
  • – Mulheres que estão amamentando: O cloridrato de amitriptilina passa para o leite materno e pode causar efeitos colaterais em uma criança que é amamentada. Fale com o seu médico se você amamenta o seu filho. Pode ser necessário decidir se deve parar de amamentar ou parar de tomar este medicamento.
  • – Idosos: Os rins de adultos mais velhos podem não funcionar tão bem como costumavam. Isso pode fazer com que seu corpo processe as drogas mais lentamente. Como resultado, mais de uma droga permanece em seu corpo por um longo tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais. Estes efeitos secundários incluem frequência cardíaca rápida, dificuldade em urinar, constipação, boca seca e visão turva.
  • – Crianças: Este medicamento não deve ser utilizado em pessoas com menos de 12 anos de idade.
  • – Quando chamar o médico: Chame o seu médico se você notar agravamento da depressão ou pensamentos suicidas. Também chame o seu médico imediatamente se você ficar grávida enquanto estiver tomando este medicamento.
  • – Alergias: Não tome este medicamento novamente se você já teve uma reação alérgica a ele. Tomá-lo novamente pode ser fatal.

Mais informações

Não pare de tomar o cloridrato de amitriptilina sem antes conversar com seu médico, pois pode ter sintomas de abstinência. Esse medicamento pode causar tonturas e sonolência durante as primeiras horas após a tomar. Se notar sonolência enquanto toma este medicamento, o seu médico pode alterar o horário de sua dose para próximo ao deitar-se.

Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • -2 não curtiram