Benefícios dos probióticos em uma alimentação saudável

Jeferson Dicas Saúde 13-10-13 alimentos saudáveis. alimento saudável, benefícios dos probióticos, dicas, Dicas Saúde, probióticos comentários

probiotico capa

Não são todas as bactérias que prejudicam a nossa saúde. Das trilhões de bactérias que habitam nosso trato gastrointestinal, 99% delas são benéficas e nos ajudam em várias tarefas como a digestão, a metabolização dos alimentos e a manutenção do sistema imunológico.

Quando a flora intestinal fica desequilibrada, ou seja, está com grande população de micro-organismos fica comprometida e surgem problemas. Hoje cada vez mais é comum pessoas como a intolerância ao glúten, as doenças autoimunes, o intestino preso, a intolerância a lactose e as alergias alimentares.

Uma excelente maneira de equilibrar nosso organismo é consumir alimentos ricos em probióticos, ou seja, que possuem micro-organismos vivos benéficos a saúde.

Vantagens de consumir probióticos

Acelerar o metabolismo

A microflora intestinal equilibrada ajuda a manter a tireoide saudável, deixando o metabolismo mais rápido e seus níveis de energia mais altos. Além disso, os micróbios do bem consomem mais calorias do que os prejudiciais, auxiliando ainda no emagrecimento.

Absorver melhor os nutrientes

Entre os micro-organismos benéficos estão os que nos auxiliam na absorção de cálcio, zinco e magnésio, além de ajudar a manter os ossos fortes.

Humor em alta

Os probióticos ajudam a sintetizar o complexo de vitaminas B, essenciais na produção de serotonina, neurotransmissor que regula o humor, o apetite e o sono e que, quando produzido em níveis ideais, impede a depressão e a ansiedade.

Onde encontrar os probióticos

probiotico 1

Os probióticos podem ser encontrados em alimentos como:

– iogurtes
– leite fermentado
– missô – comum na culinária japonesa, é feito da fermentação – de arroz, cevada e soja e é vendido em pasta na maioria do supermercados
– chucrute
– picles
– algas como espirulina e chorella

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: