Benefícios do suco de gengibre para a saúde

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 10-03-16 gengibre, suco de gengibre, suco detox com gengibre comentários

Os benefícios do gengibre para a saúde são inúmeros, assim como suas formas de consumi-lo. Essa raiz tuberosa usada tanto na culinária como um remédio natural, tem um grande poder termogênico, anti-inflamatório, desintoxicante, além de melhorar nosso sistema imunológico, respiratório, digestivo e circulatório.

Com seu sabor picante e aroma exótico, o suco de gengibre tem uma infinidade de usos. Ele pode ser adicionado a várias receitas, chás ou smoothies para aumentar seus benefícios. Como se isso não o suficiente, esse suco é conhecido como uma boa fonte nutricional capaz de aumentar o teor de nutrientes de várias receitas, enquanto incorpora um sabor picante.

Benefícios do suco de gengibre

O suco de gengibre puro é muito amargo e picante, portanto, você deve tentar misturá-lo com suco de cenoura, maçã ou outra fruta de sua preferência. Apenas 5 gramas de raiz de gengibre são necessárias para preparar dois copos de suco de gengibre fresco. Combine o gengibre com limão para ter um maior poder desintoxicante. Você pode tentar várias combinações até encontrar a que mais te agrada. Conheça alguns benefícios desse suco para a saúde:

Rico em potássio

O potássio é um mineral e um eletrólito essencial que contribui para a construção de músculos e proteínas. Ele ajuda a manter a atividade elétrica do coração, regula o equilíbrio ácido-base do seu corpo e quebra os carboidratos em energia utilizável. Uma porção de dois copos de suco de gengibre contém 1038 miligramas de potássio, que corresponde a 22% da ingestão diária recomendada para adultos.

Rico em niacina

Um membro das vitaminas do complexo do B, a niacina é também conhecida como vitamina B-3. Tal como acontece com todas as vitaminas do complexo B, a niacina intervém para manter uma boa aparência da pele, cabelo, olhos e manter o fígado saudável. Contribui também para o processamento de gorduras e proteínas, além de contribuir para melhorar os sistemas nervoso e imunológico.

Essa substância também permite que o corpo produza hormônios anti-estresse e melhora a nossa circulação sanguínea. Uma porção de dois copos de suco de gengibre contém cerca de 2 miligramas de niacina. Isso representa quase 12,5% da dose diária recomendada para homens adultos e 14% da dose diária recomendada para mulheres adultas.

Rico em fósforo

O fósforo é encontrado em todas as células do corpo, embora a maioria está concentrada nos ossos e dentes, uma vez que fornece força e está envolvido em sua construção. O fósforo é um mineral essencial que ajuda o corpo a quebrar os carboidratos e gorduras. Esse mineral também ajuda na produção e manutenção de células e tecidos. Uma porção de 2 copos de suco de gengibre fresco contém um pouco mais de 12% do fósforo recomendado para adultos (isto é equivalente a 85 miligramas de fósforo por porção) diariamente.

Rico em vitamina C

Um antioxidante natural, a vitamina C, é o ingrediente que permite que as células se defendam contra os radicais livres e toxinas ambientais, que podem causar o envelhecimento prematuro e morte celular. A vitamina C também tem um papel importante na produção de colágeno, o que serve para produzir e reparar os tendões, cartilagens, ossos, ligamentos e vasos sanguíneos. Uma porção de dois copos de suco de gengibre contém 12,5 mg de vitamina C. Isso representa quase 14% da ingestão dietética de referência para homens adultos e pouco mais de 16% da IDR para mulheres adultas.

Ajuda a tratar doenças articulares

O suco de gengibre tem um efeito positivo no tratamento da osteoartrite e artrite reumatoide, devido ao seu alto teor de gingerol, um anti-inflamatório natural que inibe a produção de uma molécula de nitrogênio chamada óxido nítrico, que pode formar peroxinitrito, um potente radical livre muito nocivo para a saúde, além disso, o suco de gengibre tem se mostrado eficaz no alívio da rigidez matinal.

Receita do suco de gengibre

Para fazer o suco de gengibre você vai precisar de um pedaço pequeno desta raiz fresca e outros ingredientes que você tem em casa.

Ingredientes

– 5 g de gengibre
– 5 g de hortelã
– 1 colher de sopa de raspas de limão
– 300 ml de água
– Gelo a gosto

Preparo

Triture o gengibre juntamente com a hortelã. Após esta etapa, adicione todos os ingredientes em um liquidificador e bata durante uns 3 minutos. Como mencionado anteriormente, você pode adicionar outras frutas a receita desse suco com gengibre dependendo do seu gosto. Tome até 2 copos deste suco ao dia.

Mais informações

O suco de gengibre é ótimo para a saúde e indicado também para quem quer perder peso. Apesar de seus grandes benefícios, algumas pessoas podem sentir azia ou desconfortos estomacais causados pelo gengibre, se você sentir algum destes sintomas deve parar de tomar este suco imediatamente.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: