Benefícios do slackline para a saúde e dicas para praticá-lo

Benefícios do slackline para a saúde e dicas para praticá-lo

Você já ouviu falar no slackline? Certamente já ouviu ou até mesmo viu alguém praticando esse novo esporte, mesmo que você não sabia o nome. Muitas pessoas acham que é o mesmo que a corda bamba, mas existem algumas diferenças e benefícios interessantes do slackline para nossa saúde.

O que é slackline?

slackline

O slackline é uma nova tendência de esporte similar à caminhada de cordas bambas. Nesse esporte, o praticante se equilibra em uma fita estreita presa entre os dois pontos de fixação, como por exemplo, duas árvores. A fita ou corda de slackline, como alguns chamam, é feita de nylon, é estreita e flexível, geralmente montada a 30 centímetros do chão.

Em contraste com o equilíbrio na corda bamba, onde a corda é esticada tão forte que mal se move, o slackline comporta-se ao contrário. Com a fita menos esticada, torna-se muito dinâmico e requer um constante balanceamento de seu auto-movimento e equilíbrio contínuo.

Os atletas de slackline devem possuir uma combinação de equilíbrio, concentração e coordenação. Devido a estas propriedades, o slackline serve muito bem como um treinamento adicional para esportes como escalada, esqui, artes marciais, equitação, entre outros esportes que exigem um bom senso de equilíbrio.

Além disso, atua praticamente em todo o corpo e utiliza muitos músculos durante sua prática. Na verdade, uma hora praticando slackline pode queimar muitas calorias e ainda trazer vários benefícios para a saúde.

Slackline história

Enquanto a corda bamba do circo tem uma tradição muito longa, o slackline é ainda um esporte bastante jovem. Ele evoluiu no início dos anos 80 de um passatempo para os alpinistas no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia (EUA).

Na verdade, ele começou a ser inventado nos anos 60. Durante o tempo de descanso e os dias de chuva dos alpinistas, eles colocavam cordas e correntes presas em árvores e tentavam se equilibrar entre elas. É dito que até mesmo um circo que passou pelo local inspirou-os nessa prática.

Adam Grosowsky e Jeff Ellington foram os primeiros que vieram com a ideia de usar seu equipamento de escalada para isso. Ao chegarem ao Parque Nacional de Yosemite, se depararam com outros alpinistas se equilibrando em correntes, nomeada por eles como salckchain. Eles então resolveram praticar também, mas utilizaram uma fita tubular de alta tenacidade, usada na escalada. Também adaptaram uma técnica com auto travamento para esticar a fita conhecida como sistema Primitiv.

Ambos então começaram a levar essa novo prática a sério e em pouco tempo já estavam não só se equilibrando, mas também fazendo manobras na fita. Com o passar do tempo esse esporte foi ganhando cada vez mais adeptos, como o “Chongo” Chuck Tucker, escalador local do Yosemite que viria se tornar um guru do slackline.

Benefícios do slackline

slackline

O slackline é uma atividade divertida, relaxante e que pode oferecer uma série de benefícios para a saúde. Andar e se equilibrar em um slackline pode ser fisicamente e mentalmente ótimo para você! Confira os incríveis benefícios slackline para a saúde.

Promove o equilíbrio

Se você já viu alguém praticando slackline, deve ter adivinhado que esse esporte pode melhorar muito seu equilíbrio. Andar em uma fita de slackline é diferente de qualquer outra atividade que requer equilíbrio porque ela se move e balança à medida que o peso de seu corpo muda. Isso requer uma imensa quantidade de equilíbrio para ficar parado, e muito mais para andar e fazer manobras.

Um estudo realizado em escolas primárias dos EUA, colocou os alunos para praticar slackline por 10 minutos, 5 dias por semana. Eles fizeram isso por 6 semanas. Os pesquisadores concluíram que essa prática melhorou drasticamente o equilíbrio funcional dos participantes em muitas atividades diferentes.

Aumenta a força corporal

Um dos benefícios mais surpreendentes da prática do slackline é o quanto ele melhora a força muscular de seus participantes. Pode não se parecer, mas o slackline requer um envolvimento intenso de músculos. Quando você começa a relaxar após a prática, notará que seus músculos, principalmente os abdominais, podem estar ainda contraídos. Esses e outros grupos musculares podem até estar doloridos no dia seguinte, como num treino intenso com pesos numa academia.

Uma grande maioria de pessoas não é muito fã da rotina das academias. Por isso, esse esporte é uma alternativa divertida e benéfica para os músculos abdominais, entre outros, que podem ajudar a melhorar incrivelmente sua força.

Melhora sua postura

Vivemos em um mundo em que dependemos da tecnologia em nossa vida cotidiana. A tecnologia é excelente, mas também pode causar alguns problemas quando se trata de nossa saúde e bem-estar. Permanecer sentado durante todo o dia encurvado num computador, é um exemplo. Outro, seria ficar o dia todo mexendo no celular, muitas vezes com a cabeça baixa. Estes maus hábitos não promovem um estilo de vida saudável, mas o slackline pode ajudar!

O slackline demonstrou melhorar muito a postura. Ele faz isso fortalecendo os músculos do seu corpo e forçando a manter a cabela erguida ao praticá-lo, para ajudar no equilíbrio. Além disso, faz você se levantar do seu computador ou lagar o celular e participar de uma agradável atividade ao ar livre.

Treino para o corpo inteiro

Em sua primeira vez slackline, pode ter certeza que será um treino surpreendentemente difícil. Um dos benefícios para a saúde desse esporte é o fato de que você estará trabalhando o corpo inteiro num treino. O equilíbrio em uma fita exige que suas pernas, abdômen, costas e ombros sejam utilizados o tempo todo. Trabalhar todo o seu corpo enquanto se diverte é uma ótima maneira de permanecer ativo, saudável e feliz.

Estabiliza a força entre seus músculos

Quando você participar de seu primeiro treino num slackline, sentirá a fita balançar incontrolavelmente. A razão para isso é porque os músculos em suas pernas e pés são provavelmente subdesenvolvidos ou têm desequilíbrio entre suas forças. Não se desencoraje, esses músculos simplesmente não são normalmente usados ​​em nossas rotinas diárias. Quanto mais você continuar praticando slackline, mais desenvolvidos e estabilizados esses músculos ficarão.

Serve como treinamento para outros esportes

A maioria dos treinadores de esportes de alto nível concordam que uma das melhores maneiras de você melhorar em seu esporte é praticar outro esporte. Para os alpinistas, o slackline pode ser ideal, pois é uma maneira de você ganhar mais equilíbrio e manter seu condicionamento físico para progredir mais rápido ao praticar escalada. Praticantes de surf, skate, entre outros esportes que necessitam de concentração e equilíbrio também podem se beneficiar muito com o slackline.

Você pode fazer isso em seus dias de folga dos treinos. Por exemplo, como um alpinista, você provavelmente não irá passar a semana inteira escalando. Então, nos dias de folga, pode praticar o slackline, ao invés de ficar parado o dia todo.

Apesar de ser intenso, o slackline não é um treino que causar danos aos seus músculos. Fazê-lo em seus dias fora pode ser uma ótima maneira de equilibrar seu corpo e relaxar um pouco.

Mantém você ao ar livre

Há algo melhor que ficar ao ar fresco, com árvores e luz do sol? Isso fará você se sentir muito bem. Diversos estudos já comprovaram que a natureza é como uma receita efetiva para nossa saúde mental. E o slackline é perfeito para praticar em algum lugar como um parque cheio de árvores ou numa praia. Você fisicamente se sentirá incrível e será uma ótima maneira de descarregar suas tensões depois de um dia estressante.

Ajuda na reabilitação e prevenção de lesões

Em um artigo escrito pelo americano Charles Philip Gabel (fisioterapeuta especialista em reabilitação e medicina esportiva), foi discutido os benefícios do slackline para a saúde e, especificamente, para prevenção de lesões e reabilitação. Ele descreveu como o slackline pode ser usado como atividade de reabilitação.

Quando incorporado em um programa de reabilitação, o slackline forneceu uma abordagem sistemática para a progressão de atividades do paciente. Os resultados favoráveis alcançados no estudo foram ilustrados em gráficos de progresso.

Os programas de prevenção e reabilitação de lesões devem ser projetados para atender às deficiências de desempenho associadas ao risco elevado de lesão. Os contribuintes para o risco de lesão incluem comprometimento do controle postural, má coordenação neuromuscular e fraqueza muscular. Uma atividade que simultaneamente atende todos esses 3 fatores de risco de lesão por meio de um processo de treinamento deve ser incorporado à reabilitação de lesões.

O slackline fornece uma abordagem integrada para a melhoria das capacidades funcionais de maneira segura e eficaz. Esse método de treinamento pode ser facilmente incorporado em programas existentes de reabilitação.

Reduz o risco de queda em pacientes com doença de Parkinson

O mesmo autor do estudo acima, juntamente com outros especialistas em neurologia, descobriram benefícios do slackline para pacientes com doença de Parkinson. O objetivo do estudo foi avaliar se o treinamento supervisionado de slackline reduz o risco de quedas nesses pacientes.

Foram avaliados o esforço mental e esforço físico local percebido no final das sessões de treino. O resultado do estudo, sugere que o slackline é uma ferramenta de treinamento e reabilitação simples, segura e desafiadora para pacientes com algum comprometimento físico.

Indivíduos com doença de Parkinson são duas vezes mais propensos a ter quedas em comparação com pacientes com outras doenças neurológicas. O estudo apoia o slackline como uma ferramenta de treinamento e reabilitação simples, segura e desafiadora para pessoas com Parkinson, o que reduz o risco de quedas e melhora a confiança relacionada ao medo de cair.

Melhora o foco

Iniciando no slackline, sua primeira vez requer um foco intenso. Demonstrou-se que a meditação pode melhorar o foco e o slackline pode ser uma atividade muito meditativa. Se você está tentando melhorar a sua capacidade de foco, esse esporte definitivamente pode ajudá-lo.

Melhora sua coordenação motora

Permanecer em cima de uma fita estreita é uma habilidade difícil de adquirir no início. Seu corpo provavelmente nunca teve que executar uma tarefa assim, mesmo remotamente. É preciso uma imensa quantidade de coordenação para permanecer em pé e para caminhar sobre a fita. Naturalmente, sua coordenação irá melhorar quanto mais você praticar o slackline.

O mesmo Charles P. Gabel, separou a progressão da habilidade de slackline em três fases. A primeira é a fase cognitiva. Esta é a fase de aprendizagem do praticante. Você tenta um monte de técnicas diferentes para ficar de pé e andar na linha. Nesta fase, você determinará quais técnicas funcionam e quais não funcionam. A melhoria rápida geralmente é o resultado dessa fase.

A segunda fase é a fase associativa. Durante esta fase, suas habilidades e técnicas serão refinadas. Sua capacidade de praticar o slackline virá mais naturalmente e será mais consistente. Esta fase pode durar de algumas semanas a meses.

A terceira e última fase é a fase autônoma. Esta fase pode durar de alguns meses a anos. Você vai notar-se mais relaxado ao praticar esse esporte, sem ter que dar muita atenção e manter um esforço consciente. Durante essa fase, sua coordenação em um slackline é muito avançada. Você também notará mais os benefícios do slackline para a saúde mental.

Beneficia a memória e aprendizagem

Certamente, você já ouviu dizer que exercícios e movimentos complexos podem melhorar a capacidade de memória e aprendizagem, e com o slackline isso também acontece. Um estudo realizado em dançarinos e praticantes de slackline profissionais, encontrou nesses atletas um maior volume no hipocampo posterior. O hipocampo demonstrou estar intimamente relacionado com a memória e a aprendizagem. Os pesquisadores levantam a hipótese de que esses volumes maiores podem ser devidos aos dançarinos e aos slackliners praticarem movimentos complexos e que exigem muita concentração.

Serve como uma prática meditativa

No início, o slackline é menos uma prática meditativa e mais uma habilidade que está sendo aprendida. Quando você começa a progredir e a melhorar, começará a notar como o relaxamento meditativo pode realmente ocorrer. Quando isso ocorrer, você começará a ver os benefícios do slackline para a saúde mental.

Uma vez que você alcança a fase autônoma do slackline, pode fazer desse esporte uma prática meditativa. Ao caminhar na linha, tente realmente se concentrar em sua respiração e no que você está fazendo no momento presente. Fazer isso por 10-20 minutos por dia pode ter uma série de benefícios diferentes para a saúde de sua mente.

Promove a felicidade

As práticas meditativas têm sido associadas a um aumento significativo da matéria cinzenta no cérebro. Esta aceleração em matéria cinzenta demonstrou aumentar a felicidade. O slackline também é uma atividade que poder ser considerada meditativa, além de muito divertida e desafiadora. É muito mais fácil ser feliz quando você faz lago que gosta e se diverte.

Combate o estresse e a ansiedade

O estresse e a ansiedade parecem ser cada vez mais prevalentes atualmente. Um artigo escrito por Joulia Corliss da Harvard Health Publication, fala sobre o estresse e a ansiedade, e como a meditação pode ser usada para gerenciar esses sentimentos.

Como vimos, o slackline é considerado uma prática meditativa, que ajuda neste sentido. Você também provavelmente já ouviu o quão importante são os exercícios físicos para sua saúde geral. Melhorar o estresse e sintomas de ansiedade é um deles. O slackline é uma maneira extraordinariamente divertida de se exercitar e pode ajudá-lo a prevenir esses sentimentos ruins.

Ajuda a tratar a depressão

A depressão é uma doença que afeta um grande número de pessoas. Não existe apenas uma maneira de curar a depressão. Você deve atacar a depressão de todas as formas possíveis. Se você não tentou a meditação para tratar sua depressão, você deveria.

Um estudo publicado pelo American Medical Association, descobriu que a meditação pode facilitar e melhorar a ansiedade e depressão. Praticar o slackline como uma forma de meditação pode ser excelente para combater a depressão. Além disso, é uma prática divertida, que fará você se sentir melhor muito mais rapidamente.

Promove a interação social

O slackline é também uma atividade social que serve como um excelente treinamento para fazer novos amigos. Uma vez que esse esporte é geralmente praticado entre as árvores em áreas públicas, pessoas que estão passando podem estar dispostas a assistir e participar da diversão.

As pessoas podem ver você praticando e perguntarem o que é e, assim, vocês podem ser tornar amigos. Além disso, ter amigos com você pode encorajá-lo a exceder seus limites neste exercício.

Acessível

Apesar de ser um esporte novo, praticá-lo não é tão caro. Você precisa apenas de um kit de slackline, que pode ser comprado juntamente com amigos para utilizarem juntos e um local para praticar.

O que é preciso para praticar slackline?

kit slackline

Você precisará comprar um kit slackline adequado. A boa notícia é que esses kits de inicialização estão bem acessíveis atualmente e são encontrados mais facilmente. Depois disso, é simplesmente uma questão de encontrar um par de árvores resistentes e começar a praticar.

Esse esporte não tão difícil quanto parece. Uma vez que você dominou o equilíbrio e está conseguindo ficar de pé, em seguida, deve começar a caminhar sobre todo o comprimento de seu slackline.

O primeiro e mais fácil truque é ajustar sua posição para que seus pés estejam apontando para os lados. Depois disso, tente equilibrar um pé e depois o outro, inclinando levemente os joelhos. Depois de pegar o jeito, comece a caminhar para trás, pular no mesmo local e ao longo da linha… Por aí vai, existem muitas manobras que você pode fazer à medida que melhora, você verá que as possibilidades são quase ilimitadas. Alguns slackliners profissionais até realizam poses de ioga sobre a fita slackline.

No entanto, se você estiver com muita dificuldade no início, pode recorrer a um amigo mais experiente ou procurar alguém que dê aula de slackline. Existem, hoje em dia, professores especializados em ensinar esse novo esporte. Você pode procurar um em parques onde pessoas costumam praticar slackline. Até mesmo algumas academias já oferecem aulas de slackline.

Muitas pessoas podem praticar o slackline, geralmente a partir dos 7 anos de idade. Os praticantes de surf ou skate podem ter uma facilidade nessa prática, devido a possuírem mais equilíbrio e de alguns dos movimentos serem parecidos.

Como montar slackline?

Saber como montar o slackline pode requerer um certo tempo de prática. Após comprar seu kit, que é composto por um fita com trama plana de 50 milímetros e duas catracas de aço inoxidável de alavanca longa. Você deve seguir os seguintes passos abaixo:

  • – Encontre dois pontos de apoio firmes, que podem ser duas árvores, postes ou outros locais onde dê para prender a fita. Você deve usar algo para proteger seu slackline ao prendê-lo,, para evitar que a superfície do local onde estará colocando-o possa estragar seu equipamento. Se o seu kit não conter, você deverá providenciar algo que sirva de proteção.
  • – Coloque a proteção em volta do local a ser presa a fita. Em seguida, estique a mesma e passe a catraca por dentro da alça da ponta. Faça um V com a fita para que ela fique bem reta e esticada.
  • – Destrave o gatilho para travar a catraca. Estique a fita por dentro da catraca e puxe o máximo que conseguir para tensioná-la.
  • – Depois que estiver bem firme a fita, trave novamente o gatilho da catraca, de modo que não se solte. E está pronto!

Agora basta subir na fita e começar a praticar o slackline, lembrando que você deve começar sempre pelo lado oposto da catraca. Para desmontar, basta destravar a catraca novamente e puxar a fita ao contrário do sentido usado para tensioná-la. A fita será distensionada e basta guardá-la em um local apropriado para seu próximo treino.

Apesar de bastante resistente, você deverá ter alguns cuidados com seu equipamento de slackline. Esses cuidados devem ser principalmente com a fita. Você não deve deixá-la em contato com objetos abrasivos ou cortantes, além de também evitar lugares úmidos. Antes de praticar, verifique sempre a integridade de cada um dos componentes de seu kit.

Slackline preço

Um kit simples de slackline custa entre 70 a 100 reais. O preço pode variar dependendo das características da fita e dos acessórios compostos no seu kit.

Você pode comprar um kit para slackline em lojas de materiais esportivos ou mesmo pela internet em diversas lojas.

Conclusão

O slackline é uma ótima atividade que você pode juntar seus amigos e sua família para se divertirem. Os muitos benefícios do slackline para a saúde são um bônus adicional. No entanto, lembre-se de tomar certos cuidados para que vocês não se machuquem.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • -2 não curtiram