Benefícios do ovo de codorna para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 02-12-16 como fazer ovo de codorna, ovo de codorna, ovo de codorna engorda comentários

O ovo de codorna como alimento tem grande valor dietético e terapêutico. Seu elevado coeficiente de digestibilidade de sua proteína e albumina (96% – 97%), facilita sua digestão e assimilação. É um alimento muito nutritivo com elevado conteúdo mineral: cálcio, fósforo, enxofre, potássio, cloreto, sódio, ferro, magnésio, manganês e cobre.

O ovo de codorna em comparação com o ovo de galinha contém uma porcentagem mais elevada de proteína e de gordura. Apesar do seu tamanho reduzido, o seu valor nutricional é de 3 a 4 vezes maior do que a de ovos de galinha, contendo 13% de proteína em comparação com 11% dos ovos de galinha.

Ovos de codorna também contêm 140% de vitamina B1 em comparação com 50% dos ovos de galinha. Além disso, os ovos de codorna fornecem 5 vezes mais de ferro e potássio. Ao contrário dos ovos de galinha, os ovos de codorna não causam alergias. Na verdade esses ovos ajudam a combater os sintomas de alergia devido a uma proteína chamada ovomucoide contida nesse alimento. O ovo de codorna é baixo em colesterol e rico em valor nutricional em comparação com ovos de galinha.

Um ovo de codorna é equivalente em calorias, proteínas e vitaminas, a um copo de 100 gramas de leite, contendo mais de ferro.

Benefícios do ovo de codorna

Um ovo de codorna chega a pesar até cinco vezes menos que o de galinha, mas, como já vimos, não fica atrás no valores nutricionais, muito menos nos benefícios à saúde. Conheça os benefícios do ovo de codorna para a nossa saúde.

Hipertensivo

Se é hipertenso, comer ovo de codorna também pode ser muito positivo. De acordo com muitos nutricionistas, as gorduras neste alimento ajudam a regular a pressão arterial e permite a elasticidade das artérias.

Combate alergias

Se você sofre de rinite alérgica, asma ou outras doenças respiratórias, o ovo de codorna pode ajudá-lo a lutar contra elas, de acordo com vários estudos. Ele tem propriedades anti-alérgicas, graças a proteína ovomucoide que fortalece o sistema imunológico.

Recomendado para todas as faixas etárias

Por seu alto teor de vitamina D e cálcio é recomendado para o desenvolvimento das crianças e no período pós-menopausa, onde pode haver uma carência dessas vitaminas. Suas elevadas concentrações de vitaminas B1 e B2, E, H e uma riqueza de vitamina A, D e C, são essenciais para o desenvolvimento da criança e na luta contra o raquitismo.

Previne problemas do trato digestivo

Pessoas que sofrem de úlceras estomacais e outros problemas do trato digestivo podem se beneficiar com o consumo de ovo de codorna, já que esse alimento age como um combatente natural contra esses problemas.

Trata anemia

Se você tiver problemas com anemia, comer este alimento pode ser uma solução, uma vez que pode aumentar o nível de hemoglobina no organismo.

Fornece energia

A grande quantidade de fósforo presente neste alimento ajuda a dar mais energia para o nosso dia-a-dia. Esse nutriente é fonte de energia para processos metabólicos.

Melhora a memória

Segundo estudos, o ovo de codorna é capaz de melhorar a nossa memória e a atividade cerebral. Além disso, fortalece o sistema nervoso, evitando o estresse e ansiedade.

Bom para os homens

É um alimento indicado para cuidar da saúde dos homens, já que reforça os níveis de fósforo na glândula da próstata. Também funciona como estimulante.

Cuida da beleza

O consumo deste alimento é capaz de melhorar a pele e reforçar a saúde capilar naturalmente, por isso, é muito usado em produtos de beleza.

Atualizado em:

Como fazer ovo de codorna

Para cozinhar um ovo de codorna, tenha cuidado com o tamanho do ovo porque são menores e delicados. É muito fácil que se rompam no processo de cozimento, por isso deve seguir este passo a passo:

1 – Coloque os ovos de codorna uma panela com bastante água fria. Os ovos não devem flutuar.
2 – Coloque no fogo, quando começar a ferver adicione um pouco de sal.
3 – Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos no máximo.
4 – Depois de cozido, coloque-os em um recipiente com água fria e retire em seguida, este processo provoca uma reação que facilitará no momento de remover a casca.
5 – Deixe esfriar fora da água por alguns minutos
6 – Remova a casca e sirva a seu gosto.

Os benefícios dos ovos para nossa saúde

Por ser um alimento muito nutritivo o ovo é rico em vitaminas e minerais essenciais para uma boa saúde. Algumas das principais propriedades dos ovos são o ferro, proteínas, zinco, manganês, fosforo, potássio, vitaminas do complexo B, etc…

Conheça alguns benefícios do ovo e veja o que eles podem oferecer para nossa saúde:

– Melhora a saúde dos olhos.
– Ricos em proteínas e aminoácidos.
– Evita problemas vasculares.
– É bom para o cérebro, sistema nervoso e cardiovascular.
– Fonte de gordura boa.
– Não eleva o colesterol.
– Fonte natural de vitamina D.
– Previne o câncer de mama.
– Mantém os cabelos e unhas saudáveis.

Quer saber mais sobre este assunto, leia o artigo completo clicando no link abaixo:

LINK: Os benefícios dos ovos para nossa saúde

Mais informações

O consumo do ovo de codorna é recomendado para todas as faixas etárias, uma vez que tem um elevado teor de proteína e baixo teor de colesterol. No entanto, se a pessoa tem hipercolesterolemia (colesterol alto), deve tomar cuidado com o consumo das gemas e consultar um nutricionista.

Este Post te ajudou?
  
  • Ovo de codorna e seus beneficios
  • ovo de codorna benefícios
  • como preparar ovo de codorna para curar asma
  • benefícios do ovo de codorna
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: