Benefícios do leite de magnésia e os cuidados que você deve ter ao usá-lo

Benefícios do leite de magnésia e os cuidados que você deve ter ao usá-lo

O hidróxido de magnésio ou leite de magnésia, é usado como um laxante para aliviar a constipação intestinal (prisão de vente) e como um antiácido para aliviar sintomas da indigestão, como a azia e dor de estômago. É um laxante do tipo osmótico, que reduz o ácido do estômago e aumenta a água nos intestinos, o que pode induzir os movimentos intestinais. Já sua ação antiácida, funciona diminuindo a quantidade de ácido no estômago.

O leite de magnésia é um laxante à base de solução salina que pode tratar a constipação, desde que não haja indicação de obstrução intestinal. A solução salina no leite de magnésia funciona como uma esponja quando atinge o cólon, extraindo água para a área para amolecer as fezes e facilitar a sua passagem. Tomar muito leite de magnésia pode resultar em diarreia aquosa, por isso você deve sempre seguir as instruções de dosagem com cuidado.

O leite de magnésia é usado como medicamento sem prescrição médica e pode ser tomado como um líquido ou um comprimido. O alívio da constipação intestinal (prisão de ventre) deve ocorrer dentro de meia hora a seis horas depois de tomá-lo.

Antes de usar o leite de magnésia ou outros laxantes, você pode experimentar mudanças em seu estilo de vida para incentivar os movimentos intestinais saudáveis, tais como:

  • – Comer mais alimentos ricos em fibras (frutas, cereais integrais, vegetais)
  • – Aumentar o consumo de água e outros fluidos
  • – Exercício físico regular

Uma avaliação médica também pode descartar qualquer condição grave que possa estar causando constipação, como apendicite ou uma obstrução no intestino.

Leite de magnésia bula

Apresentação de leite de magnésia de Phillips. Uso oral, adulto e pediátrico. Laboratório: Gsk.

  • – Cada 15 mL contém 1282,50 mg de hidróxido de magnésio em suspensão

Benefícios do leite de magnésia

As propriedades antiácidas, laxantes, antissépticas, antibactericidas e a ação adstringente do leite de magnésia, podem trazer grandes benefícios para nosso corpo, além dos mais conhecidos que ajudam a combater a prisão de ventre e indigestão, ele pode ainda:

  • – Combater azia
  • – Prevenir dor de estômago
  • – Reduzir a oleosidade da pele
  • – Tratar manchas no rosto
  • – Reduzir os poros
  • – Tratar espinhas
  • – Tratar aftas
  • – Fazer a maquiagem durar mais
  • – Aliviar queimaduras solares
  • – Combater as bactérias
  • – Se usado como antitranspirante
  • – Acabar com o chulé

Como tomar

Os adultos devem tomar leite de magnésia uma vez por dia, pouco antes de deitar, para aliviar a constipação aguda. O leite de magnésia leva várias horas para começar a agir, por isso tomá-lo antes de dormir significa que você provavelmente vai ter um movimento do intestino na parte da manhã. Se você não tem uma evacuação, você pode precisar aumentar ligeiramente a sua dose ao longo de vários dias até encontrar uma quantidade que funciona.

A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. Adultos devem começar tomando 2 colheres de sopa de leite de magnésia uma vez por dia (agite bem o frasco antes de cada dose). É importante medir a dose cuidadosamente para evitar diarreia. Se essa dosagem não funcionar, aumente mais 1 colher de chá, até chegar a 3 colheres de sopa, se for preciso. Não exceda 3 colheres de sopa ao dia sem consultar um médico.

Siga todas as instruções na embalagem do produto, ou use como indicado pelo seu médico. Se tiver dúvidas sobre qualquer informação, consulte o seu médico ou farmacêutico.

O uso prolongado ou uso excessivo deste medicamento para constipação pode resultar em dependência de laxantes e constipação em curso. O uso excessivo também pode causar diarreia persistente, perda de água corporal em excesso (desidratação) e desequilíbrios minerais (por exemplo, alto teor de magnésio).

Informe o seu médico se a sua condição persistir ou piorar. Informe o seu médico se este produto não produz um movimento intestinal, se necessitar usar este medicamento ou outros produtos laxantes regularmente durante mais de uma semana, ou se tiver sangramento retal. Para problemas de ácido do estômago, não tome a dose máxima deste medicamento por mais de 2 semanas, a menos que indicado pelo seu médico. Se você acha que pode ter um problema médico grave, procure atendimento médico imediato.

Leite de magnésia para a pele

O leite de magnésia é ótimo para cuidados com a pele, principalmente se você tem pele oleosa, pois tem a capacidade de absorve lipídios (gordura) da superfície da pele.

Pessoas com pele oleosa podem se beneficiar das características alcalinas de hidróxido de magnésio. Como tal, existem muitos usos deste composto e vários benefícios para a pele, tais como:

  • – Evita o excesso de óleo na pele
  • – Diminui o tamanho dos poros faciais
  • – Evita que a sujeira obstrua os poros
  • – Desinfetante eficaz para vários tipos de erupções cutâneas
  • – Também é muito eficaz como um tratamento para acne
  • – Previne rugas
  • – Combate a alergias da pele, tais como o eczema

Hidróxido de magnésio é uma forma barata de tratamento, segura e eficaz para tratar a acne. Erupções da acne são mais comumente provocadas pela pele oleosa e, como esse produto combate o excesso de óleo na pele, ajuda muito na prevenção da acne.

Como aplicar leite de magnésia na pele

Antes de aplicar o leite de magnésia no rosto, aplique-o em outra parte do corpo para ver se não tem nenhuma reação alérgica. O modo de usar é:

  • – Limpe seu rosto completamente
  • – Remove o excesso de umidade com uma toalha
  • – Aplique uma camada fina deste produto em seu rosto com a ajuda de uma bola de algodão
  • – Deixe secar

Depois de usá-lo, sua pele vai ficar um leve tom branco. Você pode usar maquiagem normalmente, e ele até ajudará a mantê-la por mais tempo. No caso das espinhas, experimente pingar uma gota desse produto em cada acne antes de dormir.

Somente use o leite de magnésia se você tiver problemas relacionados à pele oleosa. Seu uso em excesso ou de maneira errada pode causar secura e irritação na pele. Se notar quaisquer efeitos secundários do uso de leite de magnésia na pele, pare de usar o produto. Não use o produto com muita frequência, apenas 1-2 vezes por semana.

Efeitos colaterais do leite de magnésia

Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos secundários graves. Pode ocorrer diarreia. Se este efeito persistir ou piorar, informe o seu médico ou farmacêutico prontamente.

Informe imediatamente o seu médico se ocorrer algum destes efeitos secundários improváveis, ​​mas graves, tais como:

  • – Sintomas de níveis elevados de magnésio no corpo (fraqueza muscular, batimentos cardíacos lentos e irregulares, respiração lenta e superficial, alterações mentais e humorais como confusão)
  • – Sintomas de desidratação (diminuição da micção, tonturas, sede extrema, boca muito seca)
  • – Dor abdominal e estomacal
  • – Fezes sanguinolentas
  • – Sangramento retal

Uma reação alérgica muito grave a esta droga é rara. No entanto, procure atenção médica imediata se detectar quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupções cutâneas, comichão e inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves, dificuldade para respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos secundários. Se notar outros efeitos não mencionados acima, contacte o seu médico ou farmacêutico.

Precauções e avisos

Antes de tomar hidróxido de magnésio, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a este, ou se você tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Alguns medicamentos podem interagir com hidróxido de magnésio. Informe o seu médico se estiver a tomar qualquer medicamento com ou sem prescrição, de preparação à base de plantas ou suplemento dietético.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre a sua história clínica, nomeadamente: doença renal, apendicite ou sintomas de apendicite (por exemplo, dor abdominal, estomacal, náuseas e vômitos), dieta restrita ao magnésio, mudança súbita nos hábitos intestinais que duram por mais de 2 semanas.

O leite de magnésia não é apropriado para alívio prolongado ou repetido da constipação. Isso ocorre porque a solução salina no leite de magnésia pode causar desidratação e deficiência de eletrólito, especialmente em crianças pequenas e idosos.

Durante a gravidez, este medicamento deve ser utilizado apenas quando claramente necessário. Não se sabe se o hidróxido de magnésio pode causar danos ao feto. Se engravidar, contate o seu médico. Você precisará discutir os benefícios e riscos de usar hidróxido de magnésio enquanto estiver grávida.

Não se sabe se este medicamento é encontrado no leite materno. Se estiver a amamentar enquanto utiliza hidróxido de magnésio, consulte o seu médico. Discuta todos os possíveis riscos para seu bebê.

Se os seus sintomas não melhorarem no prazo de uma semana ou se ficarem piores, consulte o seu médico imediatamente.

Leite de magnésia preço

O leite de magnésia tem um preço razoavelmente barato e pode variar dependendo da marca e quantidade adquirida. Esse produto pode ser comprado em farmácias e drogarias, com ou sem, receita médica. Os valores estão entre 6 a 15 reais.

Mais informações

O leite de magnésia é comumente usado por várias pessoas e ajuda muito no tratamento da constipação intestinal. Apesar de ser barato e fácil de adquirir, você deve seguir corretamente seu modo de uso para evitar efeitos indesejados.

  • leite de magnesia como tomar
  • tomar leite de magnesia todos os dias faz mal
Este artigo te ajudou?
  • +7 curtiram
  • 0 não curtiram