Benefícios do cupuaçu e suas propriedades nutricionais

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 15-04-15 Alimentos saudáveis, cupuaçu, frutas comentários

O cupuaçu é o fruto da árvore amazônica Theobroma grandiflorum, conhecida também como cupuaçuzeiro ou cupuaçueiro, é uma espécie de cacau da Amazônia. Seu fruto possui casca consistente, dura e lisa, de cor castanho-escuro. Suas sementes são envoltas a uma polpa branca cremosa de sabor ácido.

É um fruto usado na produção de sucos, néctares, compotas, geleias, doces, chocolate, sorvetes, milkshakes, geleias e na indústria de cosméticos. Na verdade, já existem várias empresas internacionais que também fabricam sabonetes, loções, cremes, géis e outros produtos à base de cupuaçu.

O cupuaçu é rico em vitaminas A e C, antioxidantes, fitonutrientes, polifenóis, teobromina, ácidos graxos, aminoácidos, fósforo, fibras, vitaminas B1 nutricionais, B2 e B3 (niacina). Veja os beneficios do cupuaçu para a saúde.

Benefícios do cupuaçu

Combate doenças

É um fruto com alta capacidade de melhorar o sistema imunológico e, com isso, combater diversos tipos de doenças e outros problemas que podem afetar nossa saúde.

Energético

Por ser da família do cacau, ele também tem a vantagem de ter um efeito energético, porém não contém cafeína, podendo ser consumido por pessoas sensíveis a essa substância.

Anticâncer

Por ser rica em antioxidantes, é um aliado para neutralizar os efeitos dos radicais livres, moléculas que podem danificar as células do corpo, aumentando as chances de sofrer de câncer, doenças cardíacas e doenças degenerativas. Os antioxidantes também melhoram a circulação e diminuem a pressão sanguínea.

Protege o coração

O cupuaçu também ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular e ainda protege as paredes das artérias de danos causados por doenças cardíacas.

Reduz o colesterol

Graças a sua composição de ácidos graxos, esta fruta é ótima para reduzir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), o que ajuda a manter a saúde do coração.

Mais informações

Outro produto proveniente deste fruto é a manteiga de cupuaçu que, como o fruto, contém diversos benefícios para o nosso corpo, especialmente para a pele, alguns deles são: retarda o envelhecimento, melhora a elasticidade da pele e sua hidratação, combate a pele seca, trata problemas como dermatite e eczema, além de prevenir as rugas.

Este Post te ajudou?
  
  • beneficios do cupuaçunutricional
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: