Benefícios do chuchu para a nossa saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 04-04-16 beneficios do chuchu, chuchu, chuchu engorda comentários

O nome científico do chuchu é Sechium edule, é um alimento cultivado e consumido desdes de tempos antigos. Geralmente ele é considerado um vegetal e preparado como tal, mas na verdade é uma fruta. O chuchu é um ingrediente popular em vários pratos da cozinha de vários lugares do mundo.

O chuchu pertence à família das abóboras. Ele cresce em trepadeiras. A planta precisa de um solo úmido para se desenvolver. Suas flores são brancas e monoicas (feminino e masculino) e geralmente são polinizadas por abelhas.

Após a polinização, as flores produzem frutos maduros e prontos para o consumo. Há espécies de chuchu que possuem a superfície completamente lisa e outras são completamente cobertas de espinhos. No interior, o fruto é branco pálido e possui sementes ovais.

Sua textura macia faz com que o chuchu seja apreciado sem ser cozido e também pode ser extraído seu suco para obter os benefícios de uma bebida cheia de nutrientes. O suco de chuchu cru fornece muitas vitaminas e minerais essenciais para a saúde.

Propriedades do chuchu

O chuchu é uma excelente fonte de vitamina C, um antioxidante poderoso. Antioxidantes são substâncias que ajudam a prevenir o dano celular causado pelos radicais livres. Ao impedir o estresse oxidativo e mutação das células, os antioxidantes podem inibir ou ajudar a prevenir o crescimento ou desenvolvimento do câncer. A vitamina C também desempenha um papel fundamental na manutenção e melhoria do sistema imunológico.

A vitamina B9 (folato ou ácido fólico) é uma dos nutrientes mais notáveis ​​do chuchu, ela é essencial para a saúde das mulheres grávidas e também do bebê. Quando uma mulher engravida, seus níveis de vitamina B9 tendem a ser reduzidos. Estudos mostram que a deficiência desta vitamina pode causar muitos problemas para a saúde do bebê, por exemplo, malformações dos membros, defeitos do tubo neural, problemas cardíacos, entre outros. Adicionar chuchu à dieta de uma mulher grávida pode ser essencial para evitar estes problemas no bebê.

A deficiência de vitamina B2 e ferro no organismo está associada com o desenvolvimento da anemia. O chuchu é uma excelente fonte destes dois compostos, os quais estimulam a produção de células vermelhas do sangue e, assim, os níveis de hemoglobina no sangue aumentam. E mais uma vez, a vitamina B9 executa outra função essencial para produzir e desenvolver células vermelhas do sangue. Além disso, outros compostos desse alimento como a vitamina C, cobre e zinco ajudam facilmente a absorver o ferro no corpo.

A fruta e suas sementes contêm aminoácidos, tais como lisina, histina, arginina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, valina, isoleucina serina, alanina e tirosina, e as folhas são ricas em cálcio, ferro, caroteno, tiamina, riboflavina, alacina e ácido ascórbico.

Benefícios do chuchu

Excelente fonte de fibra dietética

O chuchu é um alimento de baixa caloria, sem colesterol ou gorduras saturadas. E, além disso, é uma excelente fonte de fibra dietética, um excelente complemento para qualquer dieta para perder peso. A fibra dietética oferece a sensação de satisfação por longos períodos de tempo e ajuda a satisfazer o seu apetite evitando comer em excesso, algo que é essencial em qualquer regime de emagrecimento.

A sua elevada quantidade de fibra dietética também previne problemas digestivos, como constipação e síndrome do intestino irritável, uma vez que adiciona água as fezes, deixando-as mais macias, além de promover evacuações contínuas.

A fibra solúvel no chuchu adere ao colesterol e ajuda a removê-lo do organismo. Tem sido demonstrado que o chuchu reduz os níveis de colesterol ruim, enquanto aumentando os níveis de colesterol bom.

Reduz a pressão arterial

Há registros de que o chuchu ajuda reduzir e regular os níveis de pressão arterial alta. Os altos níveis de água e potássio tornam esse fruto um alimento diurético, que ajuda a equilibrar os efeitos de sódio no organismo, ajudando a fazer o equilíbrio hídrico, o que contribui para esse benefício.

O magnésio presente no chuchu aumenta os níveis de colesterol bom, mantém os batimentos cardíacos normais e previne a coagulação do sangue.

Previne problemas cardíacos

De acordo com estudos, a presença de quantidades excessivas de homocisteína no sangue está ligado a um grande risco de acidente vascular cerebral e doença cardíaca. O chuchu é uma excelente fonte de folato (vitamina B9), uma vitamina que ajuda a evitar a acumulação deste aminoácido em nosso organismo.

Bom para os diabéticos

O chuchu é um ótimo alimento para os diabéticos, pois possui um baixo no índice glicêmico, isso faz com que não haja picos de açúcar no sangue. Além disso, sua fibra dietética também ajuda a retardar a absorção de açúcares e auxilia na redução de seus níveis.

Ajuda a cicatrizar a pele

Um uso medicinal do chuchu é para ajudar na cicatrização de ferimentos. Se você sofrer um arranhão ou corte na pele, esfregue um pedaço da polpa do chuchu no local, isso vai ajudar a evitar cicatrizes e marcas.

Ajuda no desenvolvimento muscular

Graças à composição de todos os aminoácidos essenciais ou não essenciais também ajuda na fabricação de creatina pelo corpo, substância que está envolvida na formação muscular.

Outros benefícios

Seus aminoácidos beneficiam também a formação de anticorpos, enzimas e colágeno, que ajuda a lutar contra a perda de cabelo, fadiga e infertilidade. Além disso, ajudam a tratar a depressão, reduzir o estresse, ajudar o desenvolvimento das crianças e contribui positivamente para o sistema nervoso central, devido ao triptofano um dos aminoácidos essenciais que está envolvido na produção de melatonina e serotonina.

Precauções

Os benefícios do chuchu são muitos, os efeitos colaterais não. O chuchu exala um líquido semelhante ao látex, este torna-se visível especialmente ao descascar a fruta. Os compostos deste líquido podem causar uma sensação de formigamento e adormecimento de partes em contato com a substância. No entanto, essa substância não causa nenhum problema e seu efeito não dura mais do que alguns minutos.

Mais informações

Viu como o chuchu não tem nada de sem graça. Além disso, você pode fazer várias receitas com esse alimento para aproveitar todos os seus benefícios da maneira que quiser. Suas folhas também podem ser usadas para fazer chá, que é indicado para tratar a hipertensão arterial.

Este Post te ajudou?
  
  • chuchu e bom para a saude
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: