Benefícios do chá branco para a saúde e suas contra-indicações

Rudney Alimentos Saudáveis, Bebidas 04-08-15 Alimentos saudáveis, Bebidas, chá, Chá branco comentários

O chá branco tem sido utilizado como medicamento há séculos por suas propriedades benéficas. Agora, a ciência moderna está descobrindo o que os chineses já sabem há muito tempo: o chá branco é ótimo para a saúde. Enquanto outros chás como o chá preto ou chá verde serem muito saudáveis, o chá branco tem a característica de ser um dos chás menos processados e que contém altos níveis de antioxidantes.

Benefícios do chá branco

O chá branco origina-se da mesma planta que produz o chá verde e o preto, chamada Camellia sinesis, porém contém uma concentração de antioxidantes superior que outras variedades de chás, além de muitas outras propriedades benéficas à saúde.

Poderosa fonte de antioxidantes

Os antioxidantes são nutrientes que ajudam o organismo a se proteger contra os danos produzidos pelos radicais livres. Os radicais livres causam estragos em seu corpo, danificando o DNA e acelerando o envelhecimento. O chá branco é carregado com estes nutrientes protetores.

Prevenção do câncer

O chá branco pode ajudar a prevenir câncer, pois inibe o crescimento de células cancerígenas. Os flavonoides, uma classe de antioxidantes presentes nesta bebida, inibem o crescimento de células cancerígenas e previnem o desenvolvimento de novas.

Reduz a pressão arterial

O chá branco ajuda a melhorar o funcionamento das artérias, sendo também benéfico contra a hipertensão. Promovendo a saúde dos vasos sanguíneos, o chá branco ajuda a evitar possíveis consequências de um acidente vascular cerebral.

Reduz o colesterol

As catequinas presentes no chá branco, ajudam a reduzir o LDL ou mais conhecido como o mau colesterol. O colesterol é um tipo especial de gordura que é necessário para a saúde. Existem dois tipos de colesterol, o colesterol bom e mau colesterol, os benefícios dos antioxidantes do chá branco ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL), enquanto diminui o colesterol ruim. O chá branco é muito benéfico para prevenir o endurecimento das artérias e tratar o fluxo sanguíneo bloqueado.

Proteção do coração

Uma vez que esta bebida ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, provoca a redução da pressão arterial e do colesterol ruim, o chá branco protege o coração e todo o sistema circulatório. Estudos descobriram que as pessoas que bebem duas ou mais xícaras deste chá por dia tinham menos probabilidade, quase 50% menos chance de sofrer ataques cardíacos. O chá branco pode ser considerado um tônico cardíaco altamente recomendado.

Fortalece os ossos

Estudos descobriram que as pessoas que bebem chá branco regularmente tinham maior densidade óssea e ossos mais fortes. O chá branco também pode ter efeitos benéficos para pessoas que sofrem de artrite e osteoporose.

Antibacteriano e antiviral

O chá branco ajuda a remover naturalmente bactérias e vírus. Os antioxidantes que estão presentes no chá branco fortalecem o sistema imunológico, proporcionando proteção contra várias doenças e problemas de saúde relacionados com a baixa imunidade.

Dentes e gengivas saudáveis

O chá branco contém pequenas quantidades de flúor e outros nutrientes que ajudam a manter os dentes fortes e saudáveis. Também pode ajudar a matar as bactérias que causam a placa, cáries e mau hálito.

Promove uma pele saudável

A exposição ao sol por muito tempo, estresse e maus hábitos alimentares podem danificar a pele e causar o envelhecimento prematuro da mesma. O chá branco ajuda a proteger sua pele e reverter alguns dos danos causados ​​pelos radicais livres.

Emagrecer

Este chá pode ou não pode ajudar na perda de peso. Estudos sugerem que o chá branco emagrece, pois aumenta o metabolismo e estimula o corpo a queimar mais gordura, mas uma dieta equilibrada e exercício físico regular são mais propensos a produzir resultados. No entanto, a adição de chá branco para seu plano de perda de peso não vai atrapalhar seu processo de emagrecimento.

Prevenção da diabetes

O chá branco tem muitos outros benefícios para oferecer. Ele pode ainda reduzir o açúcar no sangue e ajudar a prevenir e aliviar os sintomas da diabetes. Além disso, reduz o estresse e aumenta a energia.

Como preparar o chá branco

Agora que você já sabe para que serve o chá branco, é hora de saber prepará-lo. O processo de preparo do chá branco é bastante simples, porém é preciso estar atento a algumas dicas para que não haja perda de nutrientes e seus benefícios sejam reduzidos.

– Coloque 500 ml de água no fogo e desligue quando começar a aparecer bolinhas no fundo. Não deixe ferver.
– Adicione 1 colher de sopa da erva e deixe descansar por 3 minutos.
– Coe e beba em seguida.
– Adoce a gosto. Embora se for diabético ou está tentando emagrecer é aconselhável evitar qualquer adoçante.

Dica: Nos dias quentes, você pode adicionar cubos de gelo e bater no liquidificador com uma fruta.

Disponibilidade

Este chá, assim como outros produtos naturais, pode ser encontrado em várias disponibilidades. Além da tradicional erva seca ou em sachês, há também o chá branco em pó e até mesmo em cápsulas, para maior facilidade de ingestão diária. No entanto, a melhor opção é sempre a forma mais natural da erva.

O chá branco em cápsulas é apresentado em diferentes quantidades que variam de 300 a 500 mg, e deve ser tomado somente sob prescrição médica e de acordo com sua orientação. Vale ressaltar que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não reconhece o caráter medicinal das cápsulas de extrato de chá branco.

Contra-indicações do chá branco

Raramente, o consumo de chá branco pode oferecer algum efeito colateral, mas pode ocorrer a presença de alergia a qualquer dos seus componentes.

Além disso, o chá branco tem a vantagem de ter a metade da cafeína do chá verde ou chá preto, portanto, não afeta as pessoas com hipertensão ou mesmo problemas cardiovasculares.

É importante enfatizar a necessidade de escolher um bom chá branco, que não tenha conservantes ou aditivos, que podem interferir com o seu efeito benéfico sobre a saúde.

Lembre-se de consultar um médico para eliminar qualquer dúvida que possa ter sobre este ou qualquer outro produto.

Assista ao vídeo a seguir e veja como tomar o chá branco para emagrecer

Conheça um pouco mais sobre este poderoso chá e como consumi-lo adequadamente para emagrecer e conseguir todos os seus grandes benefícios:

Mais informações

Vimos os muitos benefícios do chá branco e os impactos favoráveis que pode ter para a nossa saúde. Mas um dos principais é que esta bebida fornece grandes quantidades de antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças. Além disso, ajuda a proteger contra o câncer e prevenir problemas relacionados com o sistema cardiovascular e doenças do coração, que são uma das principais causas de morte no mundo.

Beber chá branco todos os dias pode trazer-lhe todos estes benefícios, mas você sabe que a saúde trabalha em conjunto e os três pilares principais que são uma boa alimentação, prática de atividades físicas e evitar problemas emocionais, como o estresse e ansiedade.

Este Post te ajudou?
  
  • chá branco efeitos colaterais
  • cha branco em capsulas efeitos colaterais
  • cha branco contra indicacoes
  • contraindicações do cha branco
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: