Beneficios da ventosa terapia usada por Michael Phelps

Rudney Dicas Saúde, Tratamentos 15-08-16 ventosa para celulite, ventosa terapia, ventosaterapia para celulite comentários

Relativamente desconhecida para a maioria das pessoas, até as manchas nas costas de Michael Phelps durante as Olimpíadas, a terapia com ventosas é um método terapêutico alternativo muito popular na China desde cerca de 1000 a.C. Esse método, chamado ventosa terapia, tem uma série de benefícios para a saúde que muitas vezes ultrapassam as técnicas da medicina moderna.

Uma das maiores vantagens dos tratamentos com práticas alternativas, como a terapia de ventosas, acupuntura ou massagem terapêutica, é que esses métodos não apresentam o risco de efeitos colaterais indesejados, tais como drogas farmacológicas ou cirurgias.

Na verdade, há realmente muitas vantagens na tentativa de práticas alternativas como esta, porque vários estudos mostram que eles podem ajudar a aumentar a função imunológica e acelerar o tempo de cicatrização sem o uso de qualquer droga ou até mesmo ervas. Estes são apenas alguns dos benefícios da terapia com ventosas.

Benefícios da terapia com ventosas para a saúde

Essa técnica tem sido amplamente utilizada para tratar uma série de patologias e sintomas, às vezes, sozinha, ou em outras vezes em conjunto com outras práticas alternativas. É comum, juntamente com o uso das ventosas, utilizar em conjunto outras terapias, como massagens, óleos essenciais, acupunctura ou mesmo outro complemento da “medicina ocidental”.

O que sabemos a partir dos estudos científicos limitados, é que o vácuo criado pelos copos de vidro sobre a pele, é capaz de aumentar a quantidade de fluido para dentro e para fora dos tecidos. Além disso, parece desencadear uma resposta de relaxamento em algumas pessoas, o que significa que é útil na redução do estresse e seus efeitos negativos.

Até agora não há muitos estudos que evidenciam os benefícios desta terapia e sua segurança, mas seus adeptos garantem que é uma das melhores terapias alternativas que existem. Por isso, aqui estão cinco vantagens do uso desse tratamento.

1 – Ajuda a reduzir a dor

Uma das razões mais comuns por que as pessoas recorrem a métodos alternativos de tratamento, é porque estão procurando uma maneira segura e natural de reduzir dores no corpo. Depois de analisar dezenas de testes randomizados e ensaios clínicos de terapias com ventosas em pacientes com dor de qualquer origem, um relatório publicado baseado na Medicina Complementar e Alternativa, descobriu que essa terapia reduziu significativamente dores nas costas em comparação com os tratamentos habituais, mostraram efeitos positivos no tratamento de dor causada pelo câncer em comparação com alguns analgésicos, e ajudou a aliviar a dor associada com problemas respiratórios.

Acredita-se que o uso da ventosa terapia libera os tecidos profundos dentro do corpo, relaxa os músculos tensos e alivia a rigidez associada à dor crônica nas costas e pescoço, além de enxaquecas, reumatismo e fadiga. Alguns atletas têm feito o uso dessa terapia para aliviar dores, relaxar os músculos, reduzir a rigidez, cãibras musculares e dor nas articulações.

A terapia aplica pressão local nos pontos e áreas onde há de inflamação dos tecidos. Como aumenta o fluxo de sangue dentro dos vasos e capilares, os tecidos recebem nutrientes necessários e oxigênio. Além de aumentar a circulação local, é retirado ainda o ácido lático, substância associada a dores musculares.

Segundo especialistas, a técnica de copos de sucção, utilizando-se pressão, calor e bombas de sucção acima ou abaixo do local da lesão, permite que a energia viaje ao longo dos “canais” (meridianos) que passam através da lesão.

2 – Promove relaxamento

Pode parecer contra-intuitivo, mas as ventosas muitas vezes ajudam a aliviar os sintomas físicos e permitem que as pessoas entrem em um estado mais relaxado, já que age como um sedativo do sistema nervoso central. A ventosa terapia é semelhante à acupuntura, você pode assumir que dói e é desconfortável, mas realmente parece ajudar a reduzir as respostas ao estresse e, portanto, fornece proteção contra a ansiedade e depressão.

Uma vez que as ventosas são colocados para baixo e chupar a pele, você precisa permanecer imóvel por até 20 minutos, forçando o silêncio e imobilidade dos pacientes que de outra forma pode contribuir para o relaxamento.

De acordo com o Colégio Pacific of Oriental Medicine, outra razão pela qual esta terapia ajuda a relaxar, é porque ela aumenta a pressão nos músculos tensionados, proporcionando a mesma sensação de alívio em que é recebida numa massagem profunda.

3 – Aumenta a saúde da pele

Esta terapia é também utilizada para reduzir o herpes, celulite, acne e inflamação da pele. De fato, ajuda a tonificar a pele, melhora o fluxo sanguíneo e expansão dos capilares.

Como parte de um tratamento para a clarificação da pele ou com o uso da ventosa para celulite, um óleo é geralmente aplicado à pele antes de usar as ventosas, com o calor, é potencializado os benefícios de cura para a pele dependendo do tipo de óleo usado.

Por melhorar a circulação sanguínea e ajudar a reduzir a inflamação, alguns estudos descobriram essa técnica é tão ou mais eficaz no tratamento da acne em comparação com antibióticos.

4 – Trata problemas respiratórios e resfriados

Geralmente, a ventosa terapia é utilizada para ajudar a nutrir os pulmões e liberar catarro ou congestão, mas também pode ser útil para acelerar o tempo de cura de doenças respiratórias, tais como a gripe ou o resfriado comum. Ela ajuda a melhorar a função imunológica movendo o sangue e o líquidos linfático por todo o corpo, é por isso que tem sido associada com reduções em doenças pulmonares crônicas (especialmente tosse), alergias, infecções e asma.

A terapia com ventosas, em condições respiratórias como a tuberculose pulmonar é um dos tratamentos mais antigos, e foi amplamente usado antes de outros tratamentos estarem disponíveis.

5 – Melhora a digestão

A acupunctura e o uso das ventosas são duas formas populares para melhorar a digestão e reduzir os sintomas de distúrbios, tais como a síndrome do intestino irritável. Isto pode ser devido ao seu poder de diminuir a resposta ao estresse do paciente, o que está altamente ligado ao funcionamento digestivo saudável.

Ao longo da história, essa terapia foi muito benéfica para as pessoas com dores frequentes de estômago, diarreia, gastrite aguda, perda de apetite, doenças gastrointestinais e retenção de líquidos. Para distúrbios digestivos, o tratamento é frequentemente realizada nas seguintes áreas: ao redor do umbigo, na área da bexiga, em torno dos rins ou estômago.

Mais informações

Apesar de poder ser uma grande aliada da saúde, essa técnica só deve ser feita por profissionais, para evitar possíveis acidentes, como queimaduras e bolhas. Além disso, diabéticos e pessoas com problemas de cicatrização não devem fazer seu uso.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: