Benefícios da taurina, funções e alimentos que a contém

Rudney Dicas Saúde 16-04-15 benefícios da taurina, Dicas Saúde, taurina comentários

A l taurina ou simplesmente taurina é considerada como um aminoácido não essencial, e é muito importante para a saúde de seres humanos. Este aminoácido tem uma má reputação injustificada porque faz parte da composição de certas bebidas energéticas. No entanto, ela proporciona muitos benefícios importantes para o organismo.

Seu nome vem do latim taurus, o que significa touro. Ela foi isolada precisamente da bile do touro em 1827 por cientistas Alemães Friedrich Tiedemann e Leopold Gmelin. É um componente principal da bile.

A taurina é sintetizada no organismo a partir de cisteína e metionina, usando também a vitamina B6. Pode ser localizada no fígado, medula espinhal, músculos, rins, cérebro, pulmões, retina e leite materno.

Propriedades da taurina

Reduz o colesterol
Regula a pressão arterial
Protege o fígado
Reduz os níveis de açúcar no sangue
Mantém a retina em bom estado
Atua como um antioxidante contra os radicais livres
É um protetor cardíaco
Tem efeito anticonvulsivante
É energizante
Ligeiramente diurético
Ajuda a desintoxicar o corpo
Fortalece o músculo cardíaco e ajuda a evitar arritmias cardíacas
Melhora a visão e previne a degeneração macular
É necessária para a digestão das gorduras
Tem uma ação fundamental no desenvolvimento dos recém-nascidos
Juntamente com a vitamina C, protege o corpo dos efeitos prejudiciais do cigarro

Benefícios da taurina

Estudos ainda estão em andamento para identificar as diferentes funções da taurina, incluindo o seu papel como um neurotransmissor, ou seja, como uma das substâncias utilizadas pelo sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) para a troca de mensagens entre os neurônios e coordenar a sua atividade.

Evidências mais claras indicam que ela atua principalmente ao nível da medula espinhal. Também é comumente encontrada em tecidos de todos os músculos, incluindo o coração, já que ajuda a remover o ácido láctico que gera fadiga pelo esforço físico.

Ela também participa do processo de hidratação, regulando o conteúdo de sal e de água no interior das células e estabilizando a atividade das paredes (membranas) destas. Como se isso não bastasse, participa da produção e operação da bile (líquido digestivo secretado pelo fígado), e atua como um antioxidante ajudando na eliminação dos radicais livres, responsáveis ​​pelo envelhecimento e formação de tumores cancerosos. Outros beneficios da taurina são:

Melhora o tempo de recuperação antes da fadiga muscular
Previne crises epilépticas e estados de ansiedade
Diminui os efeitos das mudanças relacionadas ao envelhecimento
Elimina os radicais livres (moléculas que causam o envelhecimento)
Reduz o risco de problemas de visão
Protege o cérebro dos danos causados ​​pelo álcool

Onde encontrar taurina?

Aqui está alguns alimentos ricos em taurina:

Alimentos de origem animal: carnes (bovina, peixe e frango), frutos do mar, laticínios e ovos
Alimentos de origem vegetal: alho, beterraba, nozes, feijão, salsa e algas

Quem pode se beneficiar tomando taurina

As pessoas com epilepsia
Atletas
Pessoas com hipertensão
Diabéticos
Aqueles que sofrem de fibrose cística
As pessoas que levam uma dieta vegetariana
Os idosos
Aqueles que estão tentando abandonar o vício do álcool

Deficiência de taurina

Em geral, os médicos raramente consideram a necessidade de um suplemento de taurina, no entanto, há situações em que a deficiência da mesma pode acontecer, e torna-se essencial em condições estressantes, como excesso de exercício, em situações de trauma ou em lactentes alimentados com leite enlatado que não foi suplementado com taurina. Além disso os estudos em animais demonstraram que os níveis de taurina no sangue diminuem com a idade avançada, e que certas doenças podem estar associadas com deficiências ou necessidades desse aminoácido. A deficiência de taurina pode causar:

Desordens do sistema nervoso central
Cálculos biliares
Cardiomiopatia
Degeneração macular
Distúrbios na digestão de gorduras
Distúrbios neuromusculares
Distúrbios da retina

Efeitos colaterais e contra-indicações da taurina

A taurina não tem nenhum efeito colateral conhecido, mas é aconselhável consultar um profissional de saúde se você sofre de úlcera do estômago, doenças renais ou hepáticas. Além disso, as mulheres que estão grávidas ou a amamentar devem informar o seu médico antes de tomar este aminoácido.

Testes de laboratório não mostraram nenhuma toxicidade da taurina, mesmo quando administrada em concentrações muito elevadas (as doses diárias necessárias taurina geralmente são de 3 g), mas note que esta substância reduz a atividade neuronal, de modo que em doses elevadas pode causar depressão leve.

Mais informações

Agora que você já sabe o que é taurina e seu papel essencial para a atividade do músculo, o processo digestivo, a eliminação de radicais livres e o sistema nervoso, é preciso que dizer que este aminoácido misturado com bebidas energéticas ou com álcool, pode levar a problemas de saúde, como distúrbios neuromusculares ou sistema nervoso central e da retina.

Este Post te ajudou?
  
  • alimentos ricos em taurina
  • contra indicações da taurina
  • alimentos ricos en taurina
  • onde encontrar taurina remedio em salvador bahia
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: