Benefícios da mandioca para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Vegetais 03-09-15 benefícios da mandioca, mandioca calorias, mandioca engorda comentários

A mandioca é um tubérculo de um arbusto que é cultivado principalmente em países tropicais da América, Ásia e África. Pertence à família das Euphorbiaceae. Essa raiz é também conhecida como aipi, aipim, castelinha, uaipi, macaxeira, mandioca-doce, entre outros nomes, dependendo da região do Brasil.

Os benefícios da mandioca são numerosos, sendo especialmente um dos alimentos favoritos de muitos atletas como fonte de carboidratos e baixo teor de gordura.

Benefícios da mandioca

Alto valor energético

A mandioca tem quase duas vezes as calorias da batata, talvez seja um dos tubérculos que mais fornecem energia. Suas calorias vêm principalmente da sacarose, que compõem a maior parte dos açúcares nos tubérculos, e representa mais de 69% de sua quantidade de açúcares totais.

Baixo teor de gordura

A mandioca contém um baixo teor de gordura em comparação com outros cereais e leguminosas. No entanto, tem mais proteína do que outras fontes de carboidratos de origem vegetal.

Sem glúten

Como outras raízes, a mandioca também é livre de glúten. Ela é rica em amido sem glúten, podendo ser usada em alimentos especiais para pacientes com doença celíaca.

Rica em vitamina K

Os benefícios da mandioca estão presentes também em suas folhas, que são uma boa fonte de proteína e vitamina K. A vitamina K tem um papel potencial na construção de massa óssea através da promoção da atividade regenerativa nos ossos. Também ajuda no tratamento de pacientes com doença de Alzheimer, limitando as lesões neuronais no cérebro.

Rica em minerais

A raiz da mandioca é a principal fonte de alguns minerais importantes, como zinco, magnésio, cobre, ferro, manganês e potássio. O potássio é um componente importante das células e fluidos corporais, que ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Ajuda na digestão

Como um alimento facilmente digerível, o seu consumo é recomendado para aqueles que sofrem de desordens e condições digestivas, tais como no caso de gastrite, azia, úlceras ou colite.

Outros benefícios da mandioca incluem:

– Devido ao seu elevado teor de fibra dietética diminui o nível de triglicéridos e beneficia dramaticamente o bom funcionamento do intestino.

– Alivia o estresse e beneficia o sistema nervoso. Além disso, reduz a ansiedade e é uma das melhores alternativas para lidar com a Síndrome do intestino irritável.

– É fonte moderada de vitamina B, possuindo valores significativos de folato, tiamina, vitamina B-6, riboflavina e ácido pantotênico. Essa combinação é ótima para o cuidado do cabelo e ajuda a remover as cicatrizes da acne.

– Ajuda no tratamento de furúnculos, diarreia, gripe, várias inflamações e conjuntivite.

Propriedades nutricionais da mandioca

A mandioca é extremamente rica em carboidratos complexos, portanto, além de ser um tubérculo de fácil digestão ajuda a fornecer a saciedade e reduzir o apetite. Contém alguns minerais importantes, como zinco, magnésio, potássio e cobre.

Ela também fornece energia, sendo que seu teor calórico não é alto, por isso, pode ser consumida em dietas. De fato, 100 gramas de mandioca fornecer 120 calorias.

Valor nutricional da mandioca para 100 g

– Calorias – 160
– Proteína – 1,5 g
– Carboidratos – 38 g
– Gordura – 0,3 g

Mais informações

A mandioca é um alimento muito benéfico para a saúde e pode ser consumida de várias maneiras. No entanto, exite um tipo de mandioca, conhecida como mandioca brava, que é altamente tóxica e deve ter alguns cuidados em seu preparo antes de consumi-la.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: