Benefícios da levedura de cerveja para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 13-11-15 levedo de cerveja, levedo de cerveja beneficios, Levedura de cerveja comentários

A levedura de cerveja tem ganhado destaque ultimamente, graças a vários estudos que têm mostrado que este alimento tem vários benefícios para a saúde. Mas antes de adicioná-la à dieta, é importante saber como funciona e como deve ser consumida de modo a explorar todas as suas vantagens.

O que levedura de cerveja?

A levedura de cerveja é um fungo unicelular, cujo nome científico é Saccharomyces cerevisiae e é comumente usada na fabricação de pão, vinho e cerveja, como sendo um conjunto de organismos vivos, que é capaz de gerar dióxido de carbono e de etanol durante a fermentação. O levedo de cerveja é um subproduto da levedura de cerveja.

No entanto, a levedura de cerveja, que usamos como um suplemento nutricional não é igual ao que é utilizada para o processamento de alimentos, uma vez que é um subproduto do processo de fermentação. A levedura de cerveja seca é cultivada, separada do líquido e pressionada para remover sua umidade. Este processo desativa microorganismos, por isso não irá produzir o processo químico que libera gases, mas ainda contêm proteínas, vitaminas e minerais que proporciona vários benefícios.

Propriedades da levedura de cerveja

A levedura de cerveja fornece grande quantidade de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9 e biotina), minerais como ferro, zinco, magnésio e cromo, além de carboidratos, proteínas e fibra.

A quantidade de proteína da levedura é bastante alta, cerca de 100 gramas de levedura fornece 50 gramas de proteína completa. Isso a torna um alimento ideal para suplementar as dietas de vegetarianos e veganos, pessoas que exercem a atividade física vigorosa.

Além disso, por seu elevado teor de ferro a levedura é indicada para aqueles que sofrem de anemia. Este alimento também fornece quantidades suficientes de vitaminas B, que contribuem para as reações enzimáticas para metabolizar certos nutrientes, para assegurar o bom funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico. O cromo é essencial para o metabolismo das gorduras e dos carboidratos, assim como desempenha um papel importante no metabolismo da insulina.

Benefícios de levedura de cerveja

Controlar a diabetes

Alguns estudos descobriram que a carga de cromo presente na levedura de cerveja, que também é de qualidade e de fácil absorção contribui para a degradação dos açúcares e gorduras para que possam ser transformados em energia. Este nutriente melhora os níveis de glicose e colesterol em pacientes com diabetes tipo II. Um estudo publicado em julho de 2011 no “Journal of Trace Elements in Medicine and Biology” mostrou que os pacientes que consumiram 9 gramas de levedura por dia durante 40 dias reduziram em 42% os níveis de glicose e 17% os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim).

Previne o câncer

A levedura de cerveja pode prevenir certos tipos de câncer. Estudos publicado em Junho de 2012, em “Cytotechnology” e “Biochemical and Biophysical Research Communications”, mostraram que a levedura impede os processos estruturais que ocorrem nos cromossomos e que poderiam causar o câncer, pois a levedura possui proteínas semelhantes as que participam da divisão celular humana.

Melhora a função imunológica

Outro benefício da levedura de cerveja é a melhora da função imunológica, conforme demonstrado por um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Mostrou-se que este alimento é capaz de inibir o crescimento de bactérias tais como Salmonella, responsável por muitas infecções que podem levar à morte. Além disso, a levedura é capaz de melhorar o sistema imunológico.

Contribui para perda de peso

A levedura atua como um coadjuvante em sistemas destinados a perda de peso. Seu teor de cromo ajuda no metabolismo de gordura e açúcar, além da regulação do apetite e de estimular o metabolismo para ajudar a queimar gordura. Pelo seu alto teor de vitamina B ajuda a suprimir a vontade de comer alimentos doces.

Alivia a Tensão Pré-Menstrual (TPM)

A levedura de cerveja contém zinco e vitaminas do complexo B, que estimulam e regulam o funcionamento do hormônio feminino. Ela não só alivia os sintomas físicos como dor abdominal e inchaço, mas também ajuda a controlar os sintomas emocionais tais como depressão e ansiedade causada por ciclos menstruais.

Melhora a condição da pele

A levedura de cerveja é uma grande fonte de biotina (vitamina B8), o que melhora a textura e crescimento de cabelo, unhas e pele, tornando-a ideal para ajudar a equilibrar e facilitar as condições tais como eczema, acne, ressecamento, entre outros.

Melhora a digestão

Os probióticos presentes na levedura contribuem para a manutenção da flora intestinal e ativa a produção de certas enzimas digestivas, ajudando na prevenção e o alívio do desconforto e diarreia. Além disso, os nutrientes da levedura melhoram e contribuem para uma boa digestão e degradação de alimentos.

Como usar a levedura de cerveja

Você pode obtê-la em lojas de alimentos saudáveis ​​e alguns supermercados, descritos como levedura de cerveja ou flocos de levedura seca. Também é possível encontrá-la em cápsulas.

A levedura não contém glúten, por isso pode ser consumida com segurança por pessoas com doença celíaca. Polvilhe sobre saladas, sopas, batidas ou smoothies, massas, pratos gratinados e até mesmo na pipoca. Evite cozinhar ou cozer, pois isso causará perda de suas propriedades nutricionais.

Contra-indicações

Nem todos podem tirar proveito dos benefícios deste super alimento. Por mais que a levedura não tem efeitos colaterais se consumida com cuidado, pode causar gases e inchaço em algumas pessoas susceptíveis a sofrer de tais transtornos, por isso, recomenda-se incluí-la na dieta lentamente até que seu corpo se adapte.

Aqueles que sofrem de gota, doença de Crohn, reumatismo, infecções causadas por candidíase regularmente, níveis elevados de ácido úrico e alergia a penicilina não devem consumir a levedura. Além disso, se você tomar algum inibidor da monoamina oxidase (IMAO), como por exemplo moclobemida, que são fármacos usados para a depressão, deve consultar o seu médico antes de tomar levedura de cerveja.

Mais informações

É importante consultar o seu médico antes de fazer quaisquer alterações em sua dieta, especialmente se você sofre de alguma condição médica delicada. Nós também precisamos lembrar que, embora seja verdade que a levedura de cerveja pode ajudar em certas doenças, como no caso de diabetes, ela não substitui os medicamentos prescritos por seu médico, mas pode complementar o tratamento, basta conversar com ele para saber se você pode usá-la.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: