Benefícios da ioga para o corpo e mente

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 10-10-15 ioga, yoga, yoga benefícios comentários

Perder peso, acalmar a mente, obter um corpo forte, flexível e saudável são alguns dos objetivos diferentes que você pode ter com a prática regular de ioga. Muitas vezes, a ioga é parcialmente entendida como uma prática limitada para o físico, pela realização de de posturas físicas (asanas). No entanto, a sua utilidade é percebida não só fisicamente, mas também pode ser notado os benefícios da ioga para buscar a união e equilíbrio entre corpo, mente e respiração.

A ioga ajuda a encontrar a harmonia entre corpo e mente, promovendo o relaxamento e aliviando as tensões. Durante anos, essa prática foi estudada por numerosos estudos científicos que demonstraram sua eficácia como uma ferramenta terapêutica.

Um estudo recente da Universidade de Indiana (EUA), mostrou que a ioga ajuda as pessoas idosas que sofreram um acidente vascular cerebral para melhorar o equilíbrio e reduzir o risco de quedas. Também foi mostrado que sua prática ajuda a retardar a degeneração da artrite reumatoide.

Pesquisadores britânicos, depois de anos de pesquisa, concluíram que a ioga reduz a dor nas costas, agindo de forma mais eficaz do que os tratamentos convencionais, tais como fisioterapia e exercícios posturais.

Benefícios de praticar ioga

Como dito, os benefícios da ioga são manifestadas no nível físico, mental e emocional. Em seguida, conheça alguns benefícios da prática regular de ioga.

Ioga para crianças

A ioga é perfeitamente adaptável para as crianças. Através da prática de asanas (posturas) e pranayama (técnicas de controle da respiração e energia vital), ela ajuda a harmonizar os sistemas nervoso e endócrino, melhora postura, elasticidade e fortalece o sistema respiratório.

Ioga na gravidez

É uma das disciplinas consideradas mais adequadas para a prática na gravidez, pois ajuda a lidar com a ansiedade nas últimas semanas. A ioga também melhora o efeito dos pés inchados e facilita o trânsito intestinal. Aulas de ioga para mães são destinadas a evitar muitos dos desconfortos das grávidas como dores nas costas, varizes, taquicardia e ansiedade.

O trabalho mais importante é feito com a respiração, ensinando como deve ser a respiração correta e aumentando a capacidade de respiração.

Melhorar as relações

A ioga pode até mesmo ajudar a melhorar o seu relacionamento com seu parceiro, seus pais, amigos ou entes queridos. A mente quando está relaxada, feliz e contente é capaz de enfrentar de maneira melhor os problemas diários de nossas relações.

Aumento da energia

Você se sente completamente exausto no final do dia? Apenas alguns minutos por dia de ioga nos oferece o segredo para sentir energizado, mesmo depois de um longo dia. Além disso, dez minutos de meditação proporciona benefícios imensuráveis, deixando-nos revitalizados, apesar de um dia agitado.

Melhor flexibilidade e postura

Você só precisa incluir a prática de ioga em sua rotina diária para se beneficiar de um corpo forte, flexível e saudável. Além disso, a ioga trabalha para tonificar e fortalecer os músculos. Também ajuda a melhorar a postura corporal, mesmo estando em pé, sentado, dormindo ou caminhando, o que por sua vez, irá produzir um alívio de possíveis dores causadas por uma postura incorreta.

Mais informações

A ioga é uma atividade física excelente para o corpo e mente. Essa prática pode ser feita tanto em grupo como de forma individual, no entanto, assim como qualquer outra atividade, pode causar lesões, por isso, é aconselhável a supervisão de um profissional para auxiliá-lo.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: