Benefícios da cereja: uma fruta essencial para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 07-04-15 Alimentos saudáveis, Cereja, frutas comentários

As cerejas são frutas depurativas, pois quando consumidas liberam de toxinas em seu corpo. Contêm antocianinas, que lhe dão sua cor intensa e são amplamente reconhecidas por suas propriedades antioxidantes que ajudam a combater doenças cardiovasculares, artrite, câncer e Alzheimer. Contém minerais, tais como ferro, cálcio, potássio, iodo, zinco, vitaminas A, B, C, E e K. Saiba mais sobre as cerejas, seus benefícios e propriedades desta fruta para uma vida saudável.

Benefícios para a pele

Há spas especializados com massagens onde são aplicados um gel feito a partir de cereja para remover as células mortas da pele e alcançar uma esfoliação profunda. Se você quer um tratamento completo, consuma cerejas frescas ou suco de cereja para desintoxicar o corpo.

Melhora a digestão e o sono

Não é uma fruta rica em fibras, mas tem propriedades laxantes. Esta fruta ajuda ainda a melhorar a sua digestão, os gases e cólicas. Se você está de dieta, uma boa opção é comer uma porção de cerejas em seu jantar: além de saciar a fome, vai ajudá-la a relaxar, pois contém uma substância que melhora o sono e combate a fadiga.

Cuida do coração

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, nos EUA, revelou que comer cerejas diariamente ajuda a reduzir os principais fatores para doenças cardiovasculares, que são o colesterol, pressão alta, sobrepeso e as inflamações.

Limpa o corpo

Se você quer desintoxicar o corpo, especialmente do ácido úrico, gordura ou toxinas, consuma cerejas, pois elas contêm quase 80% de água, vitamina C (antioxidante), quase nenhuma gordura e potássio, que ajudam a combater a retenção de líquidos.

Controla o diabetes

As cerejas são ricas em açúcar e por muito tempo foram restritas para as pessoas com diabetes. Porém, tem um índice glicêmico muito baixo (velocidade na qual o açúcar atinge a corrente sanguínea), contêm grande quantidade de água e carboidratos, o que compensa sua quantidade de açúcar, assim os diabéticos podem consumi-la. Se você sofre de diabetes, selecione as variedades ácidas, uma vez que ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue, além de favorecer a redução do índice de gordura corporal e triglicerídeos.

Previne o câncer

As cerejas tem propriedades anticancerígenas, pois possuem polifenóis, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que retardam o envelhecimento das células e ajudam a prevenir e tratar de certos tipos de câncer, como de mama, cólon e de próstata. Como contêm também antocianinas, ácido elágico e álcool perílico, substâncias com propriedades antitumorais e anti-inflamatórias.

Elimina a celulite

Muito se ouve falar sobre os benefícios do abacaxi para combater a celulite, mas as cerejas também ajudam a combater este problema de pele. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e de limpeza, além de ser considerada um laxante suave e um bom diurético, tudo isso ajuda a se livrar das celulites de uma forma segura e natural.

Poder curativo

Você pode não saber, mas o caule da cereja também é um diurético e depurativo. Ao conter taninos, tem propriedades adstringentes e potássio, que ajudam a diminuir a pressão arterial, prevenir a retenção de líquidos e estimular a produção de urina, ajudando a tratar problemas renais e cistite. Os talos de cereja também contêm salicilatos, que ajudam em casos de resfriados e dor. Para tirar proveito de suas propriedades utilize-os em uma infusão.

Mais informações

As frutas são altamente benéficas para a nossa saúde e, portanto, não podemos deixá-las fora de nossa alimentação diária, para manter uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Você pode consumir cerejas sem problemas, já que um copo dessa fruta tem apenas 87 calorias, 22 gramas de carboidratos, 1 grama de proteína e 3 gramas de fibra.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: