Benefícios da ameixa e suas propriedades para saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 21-09-15 ameixa, benefícios da ameixa, suco de ameixa comentários

A ameixa é o fruto da árvore de ameixeira da família Rosaceae, que pode chegar a 5 metros de altura. Esta família inclui mais de 2.000 espécies de plantas herbáceas, arbustos e árvores distribuídas em regiões temperadas em todo o mundo. A cerejeira e o pessegueiro também pertencem a esta grande família.

A ameixa é uma fruta de cor vermelha escura (quando madura), é carnuda e tem uma única semente em seu interior. Seu sabor é doce e suculento, com uma casca fina e firme. Conheça as propriedades e benefícios da ameixa para a saúde.

Propriedades da ameixa

A ameixa tem propriedades laxantes (suaves ou imediatas, dependendo da quantidade ingerida), antianêmicas (por seu alto teor de ferro), antitussígeno (para tratar a tosse), expectorante e regulamentadoras do intestino, por serem ricas em fibras.

O componente principal das ameixa é a água, seguida pelos carboidratos, em especial a presença de sorbitol, de ação laxante. Seu aporte de vitamina não é relevante, mas destaca-se pelo seu conteúdo de pró-vitamina A (mais abundante em frutos mais maduros) e vitamina E (envolvida na estabilidade das células do sangue e fertilidade), ambas de ação antioxidante.

A pró-vitamina ou beta caroteno é convertida em vitamina A no nosso corpo conforme este precisa. A vitamina A é essencial para a visão, pele, cabelos, as mucosas, os ossos e o correto funcionamento do sistema imunitário.

No que diz respeito a seu conteúdo mineral, elas são ricas em potássio. O potássio é necessário para a geração e transmissão de impulsos nervosos, para a atividade muscular normal e intervém no equilíbrio de água no interior e no exterior da célula.

Elas são também caracterizadas por suas antocianinas (pigmentos antioxidantes e ação anti-séptica) e ácido málico. Além disso, a sua abundância de fibras e de outros componentes laxantes (sorbitol e derivados hifroxifenilxantina), melhora o trânsito intestinal.

Benefícios da ameixa

Laxante

Um dos mais conhecidos benefícios da ameixa é a sua ação laxante, principalmente das ameixas secas, devido ao conteúdo de fibras, sorbitol e derivados hifroxifenilxantina, substâncias que estimulam a atividade dos músculos do cólon. Isso explica seu uso tradicional como um laxante para tratar a prisão de ventre.

As fibras solúveis melhoram o trânsito intestinal e tem a capacidade de reter água, por isso, incham no estômago de modo a formar um gel, que retarda o esvaziamento gástrico e a taxa de absorção de carboidratos. Isso torna essas frutas úteis para as dietas de emagrecimento, pois o seu consumo produz saciedade, embora deva ser consumida com moderação, por sua abundância de carboidratos, principalmente para as pessoas com diabetes. Além disso, a fibra solúvel transformada em gel viscoso, reduz também a absorção de gordura e colesterol.

Diurética

Por causa do seu elevado teor de água, potássio e de ácido málico (urina alcalina), essa fruta produz um efeito diurético benéfico em casos de hiperuricemia, gota, hipertensão ou outras doenças associadas com a retenção de fluidos.

Fonte de energia

Como as ameixas frescas têm pouca gordura e um alto valor calórico de carboidratos, elas fornecem mais energia utilizável, mesmo porque permanecem mais tempo no organismo.

Melhora o sistema imunológico

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é necessária para as reações de enzimas, além de ser um importante antioxidante e um tipo de combustível para uma melhor execução do sistema imunitário. A vitamina C promove a resistência do organismo contra várias infecções e inflamações.

Vitamina K

Outros benefícios da ameixa estão relacionado a seu aporte de vitamina k, que é usada pelo organismo para uma correta coagulação do sangue e em processos metabólicas ósseos.

Previne o envelhecimento

Outra vantagem do consumo dessa fruta é a sua alta quantidade de vitamina E, um antioxidante que é um grande aliado contra o envelhecimento. Além disso, por conter vitamina C, ajuda a manter a pele saudável, por isso, os extratos de ameixa são muito utilizados em cosméticos para a pele.

Ajuda na digestão

Além de melhorar o trânsito intestinal, a fibra e o sorbitol, também ajudam a regular nosso sistema digestivo. Segundo estudos, as ameixas secas são mais eficazes no tratamento de distúrbios digestivos.

Melhora a saúde cognitiva

Graças aos fitonutrientes presentes nessa fruta, elas se tornam grandes aliadas na redução da inflamação em áreas neurológicas, e ainda ajudam a melhorar as funções cerebrais de memória e aprendizagem. Além disso, seu consumo regular colabora para prevenir doenças neurológicas relacionadas com a idade, como por exemplo, a doença de Parkinson e o Alzheimer.

Rica em antioxidante

A ameixa é rica em antocianinas que fornecem sua cor característica. Do ponto de vista da saúde, as antocianinas têm ação antioxidante e anti-séptica, para combater infecções. Já os antioxidantes bloqueiam os efeitos prejudiciais dos radicais livres, que causam danos as células.

Ao longo dos anos, os radicais livres aumentam o risco de alterações genéticas, favorecendo o desenvolvimento de câncer e acelerando o processo de envelhecimento.

Efeitos colaterais da ameixa

Apesar dos grandes benefícios da ameixa para a saúde, não podemos esquecer que o aporte energético é relativamente alto, principalmente da ameixa seca, (cerca de 10 ameixas secas podem fornecer até 170 calorias e 40 gramas de açúcar). Isso indica que o consumo de ameixas secas em uma dieta de emagrecimento deve ser equilibrado e que as pessoas que sofrem de diabetes devem comê-las com moderação.

Ameixas secas consumidas em uma quantidade grande podem promover o ganho de peso, gases intestinais e flatulência, por isso é recomendado consumi-las em pequenas quantidades a cada dia.

Mais informações

É importante salientar que existem vários tipos de ameixa, e cada uma pode ter suas propriedades e benefícios aumentados ou reduzidos dependendo do tipo. O suco de ameixa é uma ótima opção para refrescar-se nos dias quentes e garantir os benefícios dessa fruta.

Este Post te ajudou?
  
  • efeitos colaterais da ameixa vermelha
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: