Benefícios da acelga para a nossa saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Vegetais 18-02-16 acelga, acelga beneficios, beneficios da acelga comentários

A acelga (Beta vulgaris var.) está presente na dieta de diferentes culturas durante séculos, sendo usada até mesmo por romanos, egípcios e gregos. Esta hortaliça possui folhas verdes lisas ou crespas e talos que podem ser brancos, amarelos e vermelhos.

Este vegetal apresenta um sabor amargo característico, que faz sucesso na culinária de diversos países. Ela pode ser consumida crua, refogada ou cozida. O gosto amargo da folha desaparece durante o cozimento, deixando um sutil e suave sabor parecido com o do espinafre. A acelga é considerada uma das mais plantas saudáveis existentes e é um ingrediente muito importante em uma dieta saudável.

Propriedades de acelga

A acelga é rica em sais minerais tais como cobre, cálcio, sódio, potássio, magnésio, ferro e fósforo. Também possui as vitaminas A, B, C, E e K. Esse alimento tem muitos fitonutrientes que melhoram a saúde e previnem doenças. Além disso, possui poucas calorias e gordura, por isso, é indicada em dietas para perder de peso. Também contém fibras que ajudam a melhorar o trânsito intestinal.

Suas folhas são uma excelente fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir os danos causados pelos radicais livres, que prejudicam nossas células. Além da vitamina C, essa hortaliça também tem muitos outros antioxidante igualmente poderosos e benéficos para a saúde.

Benefícios da acelga

Os benefícios da acelga são impressionantes, esta planta pode regular o açúcar no sangue, prevenir vários tipos de câncer, melhorar a digestão, o sistema imunológico, combater a inflamação, entre muitas outras vantagens.

Rica em antioxidantes

A acelga contém antioxidantes como o beta-caroteno, α-caroteno (alfa-caroteno), luteína e Zea-xantina, quercetina, vitamina E, vitamina C e outros antioxidantes com propriedades anti-câncer por sua capacidade para neutralizar os radicais livres, que são subprodutos perigosos do metabolismo celular e que podem transformar células saudáveis ​​em células malignas.

Anti-inflamatória

Além disso, estes antioxidantes também têm propriedades anti-inflamatórias que, quando combinadas com o potássio, oferecem uma forma eficaz para reduzir a pressão sanguínea e o estresse sobre o sistema cardiovascular. Alguns casos de hipertensão surgem a partir de enzimas que causam processos inflamatórios no corpo, essas enzimas podem ser neutralizadas usando compostos orgânicos encontrados na acelga.

Favorece a saúde dos olhos

O beta-caroteno e a vitamina A também têm sido associados favoravelmente com a saúde dos olhos e ajudam a reduzir a degeneração macular, o glaucoma, cegueira e outros problemas de visão noturna. Além disso, a luteína também é um antioxidante essencial para a saúde dos olhos e tem a capacidade de retardar e mesmo prevenir a degeneração macular devida ao envelhecimento.

Fortalece o sistema imunológico

A vitamina A, além de ser um poderoso antioxidante, também ajuda a melhorar o sistema imunológico, proporciona um escudo naturalmente poderoso contra infecções, e especialmente contra as doenças respiratórias, tais como dores de garganta, gripe, constipações, faringite, sinusite e bronquite.

Boa para pele

A vitamina A também promove a saúde da pele, cabelo e membranas mucosas. Ela faz a pele parecer mais brilhante e saudável, fortalece os cabelos, prevene a pele seca, ajuda a curar feridas e imperfeições da pele. É ideal para o tratamento de algumas doenças, tais como o eczema, a acne, a psoríase, o herpes, entre outros.

Previne doenças ósseas

Por conter uma quantidade significativa de cálcio, a acelga pode ajudar muito a melhorar a saúde dos ossos. O cálcio em conjunto com outros compostos encontrados neste vegetal, tais como o magnésio e a vitamina K, estimula o crescimento de bom dos osso e previne doenças como a osteoporose.

No entanto, o ácido oxálico, também presente na acelga, reduz a absorção de cálcio pelo organismo. Para diminuir a concentração de ácido oxálico é importante ferver a acelga antes de consumi-la.

Combate a anemia

Ferro e o cobre são essenciais para a formação de células vermelhas do sangue. Sem esses dois minerais ficamos mais susceptíveis a desenvolver anemia, que se manifesta por sintomas como fadiga, fraqueza, distúrbios do estômago e falta de concentração. Manter uma quantidade adequada de células vermelhas no corpo com a ajuda da acelga melhora a circulação do sangue no corpo, assim como aumenta a oxigenação adequada dos órgãos vitais.

Ajuda a tratar a diabetes

A acelga é indicada para pessoas com diabetes, pois ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue.

Contra-indicações

Devido à sua elevada quantidade de vitamina K, as pessoas sob terapia com anticoagulantes devem evitar comer acelga, porque aumenta a concentração de vitamina K no sangue, causando o efeito oposto ao que os anticoagulantes está tentando alcançar.

Mais informações

Além da acelga, as verduras em geral, possuem poucas calorias e bastante fibras, por isso, são altamente indicadas para pessoas que querem emagrecer, além é claro, dos benefícios de suas vitaminas e minerais. O jeito mais indicado de consumir verduras é de maneira crua, já que seu cozimento elimina alguns nutrientes.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: