Barriga inchada: 4 dicas para acabar com esse problema

Rudney Destaque, Dicas Saúde 12-12-14 barriga inchada, Dicas Saúde, inchaço abdominal comentários

A sensação de barriga inchada é muito desconfortável. Neste artigo, vamos fazer uma revisão da forma de comer, tanto na escolha dos alimentos e como conciliá-los, para identificar as causas alimentares da barriga inchada e levantar as melhores soluções para facilitar a digestão, prevenir os gases e reduzir o inchaço.

Inchaço da barriga: causas e soluções

Fazer abdominais ajuda a manter uma barriga lisa e tonificada. No entanto, às vezes não basta apenas o exercício físico para reduzir o inchaço e o desconforto envolvido. O tipo de alimento que você come, o modo de prepará-lo e o ritmo das refeições são fatores que influenciam fortemente este desconforto, que deve ser temporário, mas pode tornar-se permanente. Veja outras causas da barriga inchada:

1 – Comer rápido

O problema: As pessoas que comem rapidamente até se sentirem satisfeitas, multiplicam o risco de excesso de peso. Essa ligação é explicada em parte pela sensação de saciedade, que leva de 20 a 25 minutos para chegar do estômago para o cérebro. Então, quando você come rapidamente, fica com fome mesmo depois de comer comida suficiente para estar satisfeito. Além disso, ao comer desse modo, se engole mais ar, o que explica em parte o inchaço abdominal. Por não mastigar o suficiente, os alimentos ricos em carboidratos que exigem uma mistura com saliva para pré-digestão (pela ação de enzimas salivares) chegam quase intactos ao intestino e sua digestão provoca fermentações que resultam nos indesejáveis gases.

As soluções: Começar a refeição com uma salada é uma boa opção que exige a mastigação dos alimentos. Comer com pauzinhos ajuda a se alimentar mais devagar e melhora a digestão, ao mesmo tempo faz você comer menos, por ser mais demorada a refeição, e ainda se percebe bem antes a sensação de saciedade. Pratos servidos separadamente ajudam a tomar consciência da necessidade de comer mais devagar.

2 – Bebidas gaseificadas

O problema: Tomar refrigerantes causa barriga inchada. Se além disso são açucarados, se ingere “calorias vazias” que contribuem para o ganho. A água com gás, embora seja sem calorias, também pode causar essa sensação de barriga inchada, ainda mais se tomada durante as refeições.

A solução: Escolha água sem gás como sua bebida preferida e beba-a fora das refeições, é um bom conselho para combater o inchaço.

3 – Falta ou excesso de fibra

O problema: A fibra, como tudo, deve ser ingerida na quantidade certa. Ingerir pequenas quantidades de fibra está associada com a constipação intestinal, mas comer mais fibras do que o organismo tolera também é contraproducente, pois pode causar diarreia e inchaço abdominal.

A solução: Para evitar problemas digestivos, escolha consumir alimentos integrais, que são ricos em fibras, mas introduza-os gradualmente em sua dieta (começando com o pão, em seguida, com cereais, mais tarde, com arroz e massas…). E, não se esqueça das frutas, saladas e verduras, frutos secos e legumes.

4 – Não comer saladas e frutas frescas

O problema: As enzimas dos alimentos são destruídas, em grande parte, pela ação do calor, ou seja, grelhar, assar ou cozer os alimentos. Quando não se tem o hábito de comer saladas e frutas frescas, com o tempo você pode perder força digestiva por escassez de enzimas digestivas.

A solução: Os alimentos crus são a principal fonte alimentar das enzimas, daí a necessidade de comer um pouco de salada ou frutas frescas diariamente.

Dicas extras

A alimentação tem relação direta com a barriga inchada, com isso, destacamos ainda mais a necessidade se de alimentar corretamente e levar uma dieta saudável, o que não é um problema, pois já demos várias dicas para te ajudar nessas questões, como as quais você pode encontrar na categoria “Alimentos Saudáveis” de nosso site.

A barriga inchada além do desconforto, é muito desagradável especialmente no verão, quando se usa roupas mais leves e o abdômen fica mais exposto. Mas agora que você sabe as causas e como se livrar delas, tente identificar os erros que está cometendo em sua alimentação e que causam essa indesejável sensação.

Este Post te ajudou?
  
  • barriga permanente inchada
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: