Banana: um ótimo alimento para manter o cérebro ativo

Davi Alimentos Saudáveis, Frutas 24-10-15 Banana, benefícios da banana comentários

Um dado curioso que devemos levar em conta é que, a pesar de ocupar apenas 2% do corpo, o cérebro é o órgão que necessita de mais energia.

O que isso significa? Que é necessário manter uma dieta variada e equilibrada, onde incluamos alimentos ricos nesse tipo de nutrientes que vão nos permitir desfrutar de um cérebro ativo.

Se mantermos uma nutrição rica em doces, gorduras ou bebidas açucaradas, a energia que vamos proporcionar ao cérebro será pontual, limitada e de má qualidade.

Banana um ótimo alimento para manter o cérebro ativo-

Tudo isso se traduz em um baixo rendimento, em dificuldades para nos concentrarmos, em mal estar físico, dores de cabeça… Uma forma de evitar isso é escolher bem o que comemos, e as bananas são, sem dúvida, um de nossos melhores aliados.

Dicas para manter o cérebro ativo

Algo que devemos saber é que o cérebro é um órgão que para estar sempre saudável, não precisa somente de uma alimentação adequada, é importante ter atenção a outros aspectos.

– A saúde cerebral é multidimensional, de fato, além de nutrientes adequados, requer estímulos diários com os quais seja possível exercitar seus processos cognitivos e emocionais.

– É importante gerir de forma adequada o estresse e a ansiedade. Um cérebro sujeito a uma sobre-estimulação emocional se traduz em alterações bioquímicas onde estruturas como o hipocampo, relacionado com a memória, pode ficar afetada.

– Além de seguir uma dieta saudável, um cérebro ativo necessita a cada dia de pequenos desafios. É importante que potenciemos nosso interesse por conhecer coisas novas, por aprender.

Banana um ótimo alimento para manter o cérebro ativo-1

– Como pode ver, o cérebro necessita de um equilíbrio adequado entre “a energia interna e a externa”, de fato, não basta ter uma alimentação adequada e saudável, devemos proporcionar emoções positivas, estímulos e um descanso adequado.

Se lembre sempre que se em algum momento no qual nosso cérebro está ativo é a noite, quando dormimos. É então que organiza a informação, reorganiza dados.

Assim pois, lembre-se: um bom descanso, uma vida ativa e uma alimentação correta são três fatores importantes para conseguir um cérebro ativo e saudável.

Bananas para o desenvolvimento das funções do cérebro

É claro que não se trata de consumir somente a banana durante o dia. Nosso cérebro necessita de uma grande variedade de nutrientes e os obtém através de uma dieta o mais variada possível.

Pois bem, ao introduzir em nossa rotina o consumo de bananas pode ser algo muito saudável. Basta comer entre 3 e 5 bananas por semana. Algo fácil e econômico.

As bananas e a tirosina

Pode ser que você tenha ouvido falar da tirosina. Se trata de um aminoácido presente nas proteínas e que, por sua vez, é um elemento chave para nossas funções metabólicas e para regular nosso estado de ânimo.

Tenha em consideração os seguintes aspectos:

– A tirosina presente nas bananas nos permite produzir neurotransmissores como a dopamina, epinefrina e norepinefrina. São substâncias que regulam nosso estado de ânimo.

– Por sua vez, esses neurotransmissores nos ajudam a potencializar a comunicação entre as células cerebrais, oferecendo assim maior agilidade para recordar coisas, para executar ações, chegar a certas soluções, raciocinar e, em resumo, potencializar nossos processos cognitivos básicos.

– A tirosina nos oferece também energia, nos ajudando a desfrutar de um cérebro ativo.

Banana um ótimo alimento para manter o cérebro ativo-2

A banana é rica em potássio

Com certeza você já percebeu como os esportistas costumam comer bananas para recuperar parte de suas energias.

De fato, muitos nutricionistas indicam que essas frutas tem mais benefícios do que uma pastilha ou inclusive um suplemento de vitaminas. Em ocasiões, o mais natural é o mais eficaz.

As bananas contém um nível adequado de potássio. Em uma banana de 150 gramas há, mais ou menos, uns 600 mg de potássio, um nível tão interessante quanto saudável para se consumir uma vez ao dia.

Também são muito ricas em vitamina B6 e ácido fólico, imprescindíveis para favorecer o impulso nervoso e ajudar a melhorar a circulação sanguínea cerebral.

A banana é de fácil digestão, mas recomenda-se consumir pouco a pouco para favorecer a salivação. Em ocasiões certos alimentos demoram muito tempo para serem transformados em nutrientes em nosso intestino, o que se traduz em dor no estômago, cansaço e apatia.

A banana contém fibra solúvel (pectina) que é uma espécie de gelatina muito adequada para ajudar o trânsito intestinal.

Além disso tem pouco sódio, com o qual se evita a retenção de líquidos e nos oferece assim uma energia de longa duração para manter um cérebro ativo.

Aspectos a considerar sobre as bananas

Devemos ter cuidado com as bananas muito verdes e sem madurar, nem todo mundo digere as bananas nessa forma e podem causar inchaço do ventre. Escolha as bananas maduras.

Não é bom comer a banana como uma sobremesa depois das refeições. Consuma quando estiver fora de casa, em uma pausa no trabalho, ou duas horas depois do café da manhã.

Mastigue bem as bananas, pouco a pouco para que possam ser digeridas muito melhor. É então que nos proporciona maiores benefícios energéticos.

Conclusão

Como podemos ver, as bananas são extremamente saudáveis. Traz muitos benefícios para a saúde e além do mais, são muito gostosas.

Este Post te ajudou?
  
  • banana para o cerebro
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: