AVC: Como prevenir a principal causa de morte no Brasil

Rudney Destaque, Dicas Saúde 18-11-14 derrame cerebral, prevenir AVC, prevenir derrame, prevenir o AVC comentários

Um derrame cerebral, ou acidente vascular cerebral hemorrágico, é uma descarga de sangue no cérebro causada pela ruptura de uma artéria. Também conhecida como hemorragia cerebral, o acidente vascular cerebral é mais prejudicial do que a embolia, uma das principais causas de interrupção do fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro.

Quando ocorre um derrame, as células da parte afetada do cérebro são danificadas por falta de fornecimento de oxigênio e glicose, que são necessários para desempenhar suas funções. Sendo assim, requer tratamento hospitalar imediato para diminuir possíveis danos que podem ocasionar ao cérebro. E como pode ser prevenir um derrame?

Reduzir fatores de risco

Para prevenir o AVC é necessário reduzir e controlar os fatores de risco, como a hipertensão ou pressão arterial elevada, colesterol elevado, obesidade, diabetes tipo 2, tabagismo e álcool. Há outros fatores de risco, como uso de drogas, o sedentarismo, a obesidade, o estresse e a síndrome metabólica. Além disso, no caso das mulheres, também inclui tomar contraceptivos orais, hormônios após a menopausa e sofrer de enxaqueca.

Caminhada

De acordo com estudos recentes, estes fatores podem ser reduzidos praticando caminhada. A caminhada rápida é uma forma de exercício aeróbico, que como você sabe, é projetado para fortalecer o coração, pulmões e músculos. Se o seu coração está forte, poderá levar muito mais sangue, nutrientes e oxigênio para o resto do seu corpo, incluindo o cérebro.

Frutas e vegetais

Por outro lado, outros estudos sugerem que frutas e verduras estão associados com menor risco de acidente vascular cerebral. Assim, alimentos como peras, maçãs, couve-flor, cebola, alho-poró, banana, alho ou pepino são ideais para reduzir a possibilidade de sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: