Atividade fisica para o cérebro

Mateus Dicas Saúde 14-11-12 alimentação saudavel, Exercicios para o cerebro comentários

Atividade fisica para o cérebro

“A leitura é para a cerébro o exercício para o corpo”, essa é uma frase bem conhecida. Mas a atividade física também tem benefícios sobre os neurônios cerebrais.

Dr. Ivan Cruz, um neurologista explica que neuroaeróbicos -aqueles que aumentam os batimentos cardíacos- causam mais fluxo de sangue, mantendo o cerebro oxigenado e em boa forma para o dia. Sabe-se que o exercício físico é uma saída excelente para as tensões e preocupações, de modo correr, caminhada, natação ou dança durante uma hora por dia pode ajudar a reduzir o estresse.

Diversos estudos demonstraram a relação entre um baixo nível de desempenho físico e um aumento do risco de demência e doença de Alzheimer. Também tem sido demonstrado que o exercício tem benefícios para doenças tais como a hipertensão, a diabetes e, em geral, as doenças neurodegenerativas.

Benefícios para o organismo.

O exercício físico:

Melhora o condicionamento cardiovascular, graças ao aumento de oxigénio no sangue.
Aumenta endorfinas que produzem uma sensação agradável.
Atrasa o início da fadiga e cansaço.
Diminui e atrasa a deterioração fisiológica associada ao envelhecimento.

Benefícios para o cérebro.

Exercício físico:

Atividade fisica para o cérebro

Controla a ansiedade e depressão.
Aumenta a auto-estima.
Melhora o humor.
Potencializa as funcões cognitivas, como memória, atenção, linguagem, raciocínio e localização.
Satisfaz a necessidades de lazer.

Fertilizantes para os Neurônios.

A atividade física funciona como um fertilizante de neurônios: a alimentação, reforça e protege. Faz com que o trabalho do cérebro, se regenere e fortalece, criando um ambiente favorável para os neurônios que se comunique bem com os outros. A medida que as pessoas envelhevecem, diminui a quantidade de conexões entre os neurônios. No entanto, verifica-se que com o exercício físico, é possível obter uma maior densidade de ligações entre os neurónios.

O cérebro é um órgão que cresce com o uso e se atrofia se não incentivados. Dr. Cruz recomenda a manutenção de um estilo de vida saudável e intelectual. A boa nutrição, exercício, consumo de proteína e Omega 3 e atividades mentais ajudar a melhorar a função cerebral.

Destaque:

Alguns estudos relatam que pessoas com mais de 65 anos que se exercitavam pelo menos três vezes por semana têm 30% – 40% menos propensos a desenvolver demência e Alzheimer.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: