Assistir TV aumenta em 3,4% o risco de diabetes, diz estudo

Rudney Diabetes, Doenças 24-05-15 Diabetes, Dicas Saúde, Doenças comentários

O estilo de vida está intimamente relacionado com o desenvolvimento de doenças metabólicas tais como diabetes tipo 2, de tal modo que um estudo recente desenvolvido por cientistas da Universidade de Pittsburgh (EUA), confirma que para cada hora em frente da televisão, o risco de diabetes é aumentado 3,4%, independentemente de outros hábitos ou ingestão de medicamentos.

O estudo, publicado na revista Diabetologia (publicação da Associação Europeia de Estudos do Diabetes), envolveu mais de 3.200 pessoas, de pelo menos 25 anos de idade, com alto risco de desenvolver diabete. Também foi verificado, mais uma vez que, a combinação de dieta e exercício físico é a maneira mais eficaz para atrasar ou prevenir essa doença, o estilo de vida sedentário e tempo gasto assistindo televisão também foi associado com maiores chances de desenvolver a diabete tipo 2.

Ainda que os participantes estivessem tomando metformina (um medicamento para reduzir o açúcar no sangue) ou realizavam atividade física, o tempo gasto em frente a televisão foi positivamente associado com o desenvolvimento de diabetes tipo 2, portanto, passar muito tempo sentado em frente a TV pode ser um fator de risco independente para a doença.

Sendo assim, passar muito tempo sentado pode prejudicar a saúde. Ainda que dedique algum tempo para prática de atividade física, assistir muita televisão está associado com aumento do risco de diabetes tipo 2, independentemente do estilo de vida que levamos.

Claro, aqueles que levam uma vida mais ativa, muitas vezes assistem menos televisão e, portanto, têm menor risco associado, mas este estudo confirma que a inatividade física e os excessos associados com a permanência em frente a televisão está associado com aumento do risco de diabetes tipo 2.

Mais informações

Este estudo ressalta o impacto dos efeitos negativos do sedentarismo, principalmente para um maior risco de diabetes tipo 2. Não só reduzir o tempo gasto em frente a televisão, mas também evitar o sedentarismo é essencial para prevenir o diabetes e ter uma vida mais saudável.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: