Aprenda como calcular o período fértil e reconhecer os sinais da ovulação

Aprenda como calcular o período fértil e reconhecer os sinais da ovulação

Você quer ter certeza de que as condições são adequadas para engravidar. Seu ciclo menstrual pode lhe dar pistas sobre quando seu corpo está pronto para iniciar o processo.

O primeiro passo é conhecer os dias em que você está fértil. A maioria das mulheres tem um ciclo menstrual de 28 dias. Isso significa que você tem cerca de 6 dias por mês, que pode engravidar. Isso inclui o dia em que um dos seus ovários libera um óvulo, chamado ovulação, e os 3 dias antes e depois. Ter relações sexuais dentro dessa janela é o melhor momento se quiser engravidar. Para descobrir isso, você precisará traçar seu ciclo menstrual e registrar quanto tempo dura.

Período fértil

Se você não estiver familiarizado com a ovulação e janelas férteis, você pode pensar que uma gravidez pode ocorrer a qualquer momento durante o mês. Mas este não é o caso. A maioria das mulheres só pode conceber cinco a seis dias de cada mês.

Após a ovulação, o óvulo maduro morre se não for fertilizado pelo esperma dentro de 12 a 24 horas. O esperma pode viver no corpo de uma mulher por até cinco dias após a relação sexual. Portanto, você não precisa necessariamente planejar a relação sexual no dia em que ovula para conceber um bebê. Você pode engravidar mesmo se teve relações sexuais desprotegidas vários dias antes da ovulação.

Se você está planejando ter um bebê, monitorar a ovulação é importante para se reproduzir. Isto porque este é o seu período mais fértil. Se você que engravidar, pode aumentar a atividade sexual em torno destes dias e aumentar a probabilidade de concepção.

Antes de uma gravidez, um dos seus ovários deve liberar um óvulo maduro. Isso é chamado ovulação. Uma vez que o óvulo é liberado, ele viaja para suas trompas de falópio. Durante esta viagem, o óvulo pode ser fertilizado por um espermatozoide masculino. Se um óvulo não está presente quando você tem relação sexual, a fertilização não pode ocorrer.

Como calcular período fértil

Como vimos, calcular período fértil é essencial para quem deseja engravidar, mas é preciso fazer os cálculos da maneira correta para saber quais dias do mês você terá as maiores chances de concepção. Fazer esse cálculo não é difícil, basta ter atenção.

Para calcular seu período fértil, basta contar 14 dias a partir da data de sua última menstruação. Sendo assim, sua ovulação e seu período mais fértil ocorrerá nos 3 dias antes e 3 dias após essa data.

Por exemplo, digamos que a última menstruação de uma mulher ocorreu no dia 4. Contando 14 dias a partir dessa data (que inclui o dia 4), seu dia da ovulação, ou seu dia mais fértil será dia 17, mas seu período fértil, ocorrerá nos 3 dias antes e depois do dia 17. Ou seja, no caso dessa mulher, seu período fértil ocorrerá nos dias 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20.

Como calcular o período fértil com ciclo menstrual irregular

Como vimos, como calcular o período fértil não é difícil, no entanto, se seu ciclo menstrual é irregular, você terá um pouco mais de trabalho. Além disso, como o ciclo não vem sempre no mesmo período, esse cálculo não é seguro para quem está tentando engravidar ou quer evitar uma gravidez.

Para o cálculo do período fértil no ciclo irregular, você precisará anotar durante todo o ano a duração de cada ciclo menstrual, depois basta subtrair 18 dias do seu ciclo menstrual mais curto e 11 dias do seu ciclo mais longo.

Por exemplo, se seu ciclo mais curto foi de 20 dias, subtraia 18 dias (20 – 18 = 2). Se seu ciclo mais longo foi de 29 dias, subtraia 11 dias (29 – 11 = 18). Neste caso, seu período mais fértil estará entre o 2º e 18º dias do ciclo.

Como esse cálculo é de risco, por causa do ciclo menstrual irregular e se você quer engravidar, para ter mais certeza você pode recorrer a um teste de ovulação que se compra na farmácia. Mas se você não quer engravidar, esse cálculo não é muito seguro, por isso, use sempre métodos contraceptivos.

Como reconhecer o sinais de um período fértil

Além de calcular o período fértil da mulher, é uma boa ideia prestar atenção aos sinais de que seu corpo está pronto para ovular. Quando uma mulher ovula, mudanças hormonais ocorrem e causam uma série de sintomas físicos. Ao prestar atenção ao seu corpo, você pode ter uma ideia de quando está perto de ovular. Alguns desses sinais são:

Mudanças no muco cervical

Os mesmos hormônios que controlam seu ciclo menstrual também afetam o muco produzido pelo colo do útero. Pouco antes e durante a ovulação, a quantidade, cor e textura do mesmo muda para tornar mais fácil para você engravidar.

Como seus ovários se preparam para liberar um óvulo, o colo do útero produz mais muco. Poucos dias antes da ovulação, esse muco pode ser pegajoso e esbranquiçado. Esta fase geralmente dura 3 ou 4 dias, que é quando é mais provável ficar grávida.

Aumento da temperatura corporal basal

Esta é a sua primeira temperatura corporal que deve ser medida logo de manhã, imediatamente ao acordar e antes da pessoa realizar qualquer tipo de atividade, até mesmo antes de levantar da cama.

Logo após você ovular, essa temperatura sobe ligeiramente, às vezes menos de um grau, e permanece mais alta até que seu período comece. Se você registrar sua temperatura todos os dias, você pode detectar as mudanças sutis que significam que um dos seus ovários lançou um óvulo. Essa temperatura deve ser medida via oral ou axilar.

Lembre-se, sua temperatura corporal basal não vai dizer-lhe exatamente quando você ovulando, e pode demorar alguns meses antes de começar a ver um padrão.

Aparecimento de acne

Este é um dos sinais mas fáceis de perceber quando as mulheres estão no período fértil e acontece devido a pele ficar mais oleosa, o que aumenta as chances de ter acne e cravos, mesmo após a adolescência.

Aumento da libido

Quanto você está ovulando, pode notar que seus lábios estão mais cheios (graças ao estrogênio aumentado), suas pupilas estão dilatadas e sua pele parece mais suave. Estes sintomas sutis, fazem com que a mulher se sinta mais atraente e seu parceiro é mais atraído também. Um estudo recente diz que os homens acham as mulheres mais atraentes se estão se aproximando da ovulação em seu ciclo mensal, quando pequenas mudanças na voz de uma mulher acontecem.

Seios sensíveis

Logo após a ovulação, os níveis de progesterona aumentam. Este aumento na progesterona faz com que seus seios fiquem sensíveis durante a ovulação. Algumas mulheres observam uma maior sensibilidade nos seios, semelhante à sensibilidade mamária pré-menstrual, durante o tempo em que ovulam. Outras mulheres podem não perceber isso até depois que elas ovulam. Em ambos os casos, se você notar sensibilidade nos seios, há uma boa chance de você estar ovulando ou ter ovulado recentemente.

Dor no baixo ventre

Outro sintoma de que uma mulher está ovulando, são as dores que podem ocorrer abaixo do ventre (parecidas com cólicas) e que aparecem e desaparecem durante este período.

Alterações de humor

Algumas mulheres podem ter mudanças de humor e instabilidade emocional quando estão no período fértil. Isso pode ser devido a alterações hormonais.

Mais informações

Estas são as maneiras que você pode usar para calcular seu período fértil e ter mais chances de engravidar. No entanto, se você quer evitar uma gravidez indesejada, não confie nestes métodos, pois pode haver erros nos cálculos. Por isso, é importante usar um método contraceptivo.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • -1 não curtiram